[quote=juliocbq][quote=sergiotaborda][quote=java]Como proteger o direito de distribuição e uso de uma aplicação em java…
em VB e DELPHI existiam “n” componentes…
Existe alguma solução para isso em JAVA?
Eu pensei em criar uma CLASSE para comparar o número de série do HDD, assim eu compilava o projeto/web só para determinado HD…
Gostaria de saber se em java existe alguma solução para proteção dos direitos de distribuição e uso… existe??? [/quote]
Não se iluda - e isto vale para todos - que algum código irá proteger a sua aplicação. Todo o código é hackeável. É só uma questão de tempo.
Em java, ofuscar o codigo atrapalha, mas não impede.
A única forma real e concreta de proteger os seus direitos é pela redação de um contrato em que ambas as partes concordam.
Não existe outra forma.[/quote]
Na minha opinião o que impede alguém de hackear o produto é o custo benefício. Enquanto for caro para hackear(tempo, etc…) seu produto está protegido.[/quote]
O que significa que ele nunca está realmente protegido. É cmo vc dizer que a sua casa está protegida porque a janela é alta. Ocara uma escada.
Vc poe a janela mais alta, o cara usa um gindastre. Vc poe ainda mais alta o cara usa uma asa-delta. Não ha limite para o quão alto vc pode por a janela, e não ha limite para as formas de chegar a ela.
O ponto é: assim que o cara tentar entrar ele está desrespeitando a lei. Ele não precisa conseguir para estar violando a lei.
Mecanismos de software podem evitar que o cara entre por um tempo, mas não que ele tente. é o tentar e não o conseguir que viola o acordo comercial.A licença (a lei) é a unica coisa que - independentemente das condições da sua janela ou do acesso dele - vai proteger vc contra a tentativa.
mecanismos de log sofisticados são muito mais importantes que mecanismos de licença “involável”. Porque vc quer provar que ele tentou.
É como a etiqueta que diz “Void if removed” que significa “se vc tirar isto, sua garantia expira automaticamente”. É apenas uma etiqueta de papel que testa se o cara tentou entrar. Se ele tentar, já era. Não importa se consegui.
Não existe forma programática de impedir o hack, apenas de o dificultar.
Mas a lei, é a forma sempre possivel de punir o hacker.