Ter um JFrame (principal) com um JDesktopPane e dentro dele (jdesktop) trabalhar com os JInternalFrames?
ou trabalhar somente com JFrames?
como devo proceder?
Sou programador web e tenho um projeto desktop pra fazer, estou com algumas dúvidas então resolvi pedir ajuda à quem entende realmente de Java (Vocês)…
Típico programador iniciante Java:
a) Encanta-se com o JDesktopPane
b) Desenha um monte de JInternalFrames
c) A seguir, vem aqui perguntar se há um JInternalFrame que seja modal
d) Quando você diz que “as coisas não são bem assim” e que é complicado lidar com JInternalFrames, então o cara se desespera e diz que não pode assim, sem mais nem menos, desistir de tudo e refazer tudo
e) Aí você indica uma gambiarra com Glasspane para “imitar” a modalidade em JInternalFrames
f) O programador fica contente, mas logo ele fica desesperado de novo, porque em algum cliente o Glasspane acabou travando a aplicação inteirinha, não só o tal frame.
Dica: evite JDesktopPane; use JTabbedPane e JDialogs. Se puder, use alguma coisa pronta como o NetBeans Platform (mais simples) ou o Eclipse RCP (um pouco mais complicado) para desenvolver sua aplicação. Aí você vai ter um monte de coisas já prontas e vai evitar muitos problemas.
Valew pela dica thingol, apesar de trabalhar com java(pra web) faz 5 anos, sou um programador iniciante Java pra desktop…
já estou buscando referências sobre JTabbedPane e JDialogs…
quando você fala em usar as JTabbedPane, é tipo: tela principal chama o “Adicionar Cliente” ai se cria um tab para o cadastro de cliente e quando se acessa o “Cadastrar Produto” abre outra aba pra esse fim, seria isso +/- ?
Normalmente usamos JInternalFrames com JDesktopPane nas aplicações aqui funciona muito bem, quando precisamos de telas Modal, usamos JDialog, mas gosto de deixar para o usuário a liberade de acesso ao sistema. Não temos problemas quando a isso. Lógico que adicionamos algumas regras para validar se determinadas ações foram feitas, mas no final funciona bem.