Fala galera, alguem aqui usa java db e postgres?
vamos iniciar o desenvolvimento de apliclações para web
estamos pensando em qual banco usar, e ficou de estudarmos sopre postgres e java db, alguem tem alguma documentação sobre os dois bancos?
ja usaram java db? o que acharam dele?
meu ingles é muito fraco, melhor se esses documentos estiverem no tupiniquim mesmo,
melhor se for uma comparação entre os dois,
valew, espero a ajuda de vocês para tomar uma decisão.
Falow, um abraço!
Cara o PostGreSQL com certeza… Ja tive clientes de médio e grande porte que substituíram totalmente bancos Oracle pelo PostGreSQL. Há diversas otimações que podem ser feitas nesse SGBD. Eu particularmente o uso sempre que há oportunidade e acho muito bom…
contrabando,
Eu nunca mechi com o java db, porém eu te recomendo o PostgreSQL, pois ele é um banco bem robusto, e muito bom, até hoje nunca tivemos problemas com ele. Todos os novos projetos são com postgresql (juntamente com o PostGIS) com execeção, dos projetos em que o Oracle é um pre requisito (mas digo que são poucos).
fsQuadro, vc já viu clientes de grande porte aí onde trabalha portando oracle para PostGreSQL?
Depende do que você quer fazer. O postgresql tem uma performance excepcional, uma sintaxe super completa e é altamente confiável em termos de segurança de acesso e de segurança dos dados. Mas ele tem um problema que eu detesto: ele é sempre caso sensitivo. Isso eu acho ruim.
Outra coisa que eu sempre falo é: “banco de dados grande tem que ter um DBA pra fazer a coisa certa!!! Senão a performance vai pro pau”.
Outra coisa 2: “com os mapeadores objeto relacional e/ou sql ansi, trocar de banco de dados é igual trocar de cueca”.
PS: Oracle é MUUUUITO mais banco de dados que o PostgreSQL, só é caro. Mas a performance é um show, principalmente depois que ele cacheia os índices.
Tecnoage,
Os nossos sistemas aqui, temos um sistema que fizemos para a policia militar que trocamos sim, de Oracle para PostgreSQL. Não era um sistema muito grande, era de meio porte, digamos assim.
O que geralmente acontece, não é a troca e sim a escolha pelo PostgreSQL ao invés do Oracle.
otaviofcs,
Concordo que o Oracle possa ser melhor que o PostgreSQL. Porém, o postgresql dá conta do recado muito bem por sinal. E o que geralmente acontece é que as empresas querem optar pelo mais barato. As licensas do Oracle, são uma fortuna, e não é qualquer empresa, principalmente as de pequeno e médio porte que tem como comprar.
Sem contar no governo, que está a cada dia (pelo menos nos projetos que tenho trabalhado) aderindo cada vez mais ao software livre.
[quote=fsquadro]Concordo que o Oracle possa ser melhor que o PostgreSQL. Porém, o postgresql dá conta do recado muito bem por sinal. E o que geralmente acontece é que as empresas querem optar pelo mais barato. As licensas do Oracle, são uma fortuna, e não é qualquer empresa, principalmente as de pequeno e médio porte que tem como comprar.
Sem contar no governo, que está a cada dia (pelo menos nos projetos que tenho trabalhado) aderindo cada vez mais ao software livre.[/quote]
Eu sei que o Oracle tem a questão do custo da licença, que é bastante relevante. Só não queria que ficasse parecendo que o PostgreSQL é melhor. Cada um tem uma particularidade. A instalação do Oracle de produção, por exemplo, chega a ser traumática pro cara que nunca usou.
Eu realmente nunca mandaria ninguém comprar Oracle para usar em uma base pequena, nem média.
abraços,
otávio
heheheh Acho que nem preciso mesmo comentar… dá só uma olhada no aí no meu avatar hehehhe…
bem de qualquer forma é melhor fundamentar.
minha indicação pelo postgre tem respaldo pois este banco é rápido, robusto, funcional, fácil de usar, entre diversas inumeras qualidades…
aqui, num dos lugares onde trabalho, TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO AMAPA, o sistema de gestão judiciaria que desenvolvemos, TUCUJURIS, e que é utilizado em todo o estado, trabalha com postgre. Aqui nós temos em média 350 à 400 conexões simultaneas no banco, e este responde bem… Não temos planos de mudança do banco… mas estamos trabalhando pra migraar de DELPHI pra java… mas isso já é outra história…
[]s
pelo que vejo ninguem teve um contato um pouco mais profundo com o java db!
minha dúvida era uma comparação entre os dois, apostila sobre java db tambem vcs não virão?
encontrei muito sobre o postgres e realmente constatei que ele é um banco bem usado e queixas muito fortes sobre ele eu nã encontrei, a tendência e estar usando ele mesmo, um grande abraço galera!
[quote=contrabando]pelo que vejo ninguem teve um contato um pouco mais profundo com o java db!
minha dúvida era uma comparação entre os dois, apostila sobre java db tambem vcs não virão?
encontrei muito sobre o postgres e realmente constatei que ele é um banco bem usado e queixas muito fortes sobre ele eu nã encontrei, a tendência e estar usando ele mesmo, um grande abraço galera![/quote]
Bom, eu acho q se a galera nao fala mto é por dois motivos:
- é mto novo e ninguem conhece… oq pode fazer com que ele seja instavel… ou não… enfim
- não é uma boa opção…
Não sei qual eh o caso, mesmo pq nao conheço nada de JavaDB, uma coisa eu digo… com postgre eu ja trabalhei e é realmente mto bom… pra sistemas de medio porte é a melhor opção!
O que falta no JavaDB:
-Experiência: Apesar de ser baseado no Apache Derby que foi baseado no IBM Cloudscape, ele é muito novo e ninguém tem boas experiências e vontades de utilizá-lo em produção;
-Confiabilidade: Por ter pouca experiência, esporadicamente ocorrem bugs que minam a confiabilidade e estabilidade;
-Escalabilidade: Comparado aos outros concorrentes, o JavaDB ainda é muito pouco escalável;
-Suporte: Por mais que seja grátis, existem boas opções de suporte pago para os concorrentes (vide MySQL, PostgreSQL… ), coisa que ainda não vi para o JavaDB;
-Documentação: Tem muito bons documentos sobre o JavaDB mas nada que chegue perto dos milhares de documentos sobre os outros bancos;
-Comunidade: Por ser um produto recente, não há um grande parque de desenvolvedores adeptos de tal banco;
-Nome: Sim, nome também é importante. Muitas vezes, os detalhes da escolha de um ou outro SGDB é baseado no conhecimento público do nome. Senão o que seria do MSSQL e do Oracle (não tirando o mérito de ambos);
-Comodidade: “Porque mudar se o que usamos é suficiente? Porque apostar em algo novo se já temos um plantel experiente nesse banco de dados?”
Deve haver mais, mas acho que isso é o que eu consigo me lembrar agora.
Até!
Nunca usei o Java db eu utilizo o Postegree eu acho muito bom. Eu recomendo Postegree!!