Java com Interface gráfica e banco de dados

Boa noite a todos,

Alguem por favor poderia sugerir algum material bom explicando mais sobre a parte com conexão de banco de dados(oracle) e interface gráfica, pois tive materias com interface gráfica apenas com visual studio, e agora tenho que desenvolver em java.

Desde já agradeço a atenção de todos.

Para interface gráfica recomendo você utilizar o eclipse. Você poderá baixar o WindowBuilder pelo próprio eclipse (help - Install New Software). Você deverá fornecer o link de acordo com sua versão do eclipse.
Todos os links para download conforme versão do eclipse você poderá obter aqui http://www.eclipse.org/windowbuilder/download.php.
Após instalar o Window Builder segue um tutorial que irá te auxiliar.http://www.vogella.com/articles/EclipseWindowBuilder/article.html

Obs.: O Window Builder se aproxima mais do visual basic e é facil para construção de interface gráficas.

Referente a Banco de Dados joga no google tem bastante matéria fácil explicando como fazer a conexão não tem segredo. Se tiver dúvida avise que eu envio um exemplo para ficar mais fácil.

Abs

Bom eu prefiro o Netbeans como IDE, acho ele muito mais prático para desenvolvimento de interfaces JAVA swing,
agora material de estudo te sugiro os livros do Java - Como Programar - 8ª Ed. 2010 Ele possui varias edições opte pela 6º em diante.

https://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=1&ved=0CCkQFjAA&url=http%3A%2F%2Fwww.livrariasaraiva.com.br%2Fproduto%2F2870760%2Fjava-como-programar-8-ed-2010&ei=wTg7Ue2CDY6F0QHk4YCYBg&usg=AFQjCNGuGJ-ZUdUTEGZ01mInR6gSp7D3Ig&bvm=bv.43287494,d.dmQ&cad=rja

ele explica muito bem para iniciantes em interfaces gráficas swing.

Agora tem também as vídeo aulas do grande Professor Neri

http://www.informaticon.com.br/lojavirtual1/

Boa sorte : )

Qual tipo de aplicação? Se for desktop Swing: http://practicalsw-pt.blogspot.com.br/2012/01/exemplo-de-aplicacao-java-swing-com-bd.html No mais google…

Sobre IDE experimenta as duas, Eclipse com Window Builder e o Netbeans, e escolha a que se sentir melhor. Mas se for pra web com certeza vá de Eclipse.

Aplicação Desktop, sera feito um sistema para um “pronto socorro de bebidas” hehe, vou começar a ler galera, assim que conseguir algo, venho comentar os resultados, abraço.

Beleza. Só ficar ciente que existem vários tipos de aplicação desktop no Java, das que conheço: Swing, SWT e JavaFx. Então avalie qual será melhor para seu caso. Avalie também se não seria melhor uma aplicação web/intranet.