Java + Alemanha

Discuta aqui sobre a primeira edicao da coluna Trabalhando no exterior, que fala um pouco sobre a Alemanha.

Ótimo artigo! Valeu por compartilhar sua experiência lá fora!

Perguntas:
Ascendência alemã ajuda a conseguir uma vaga ou mesmo o visto de trabalho? :stuck_out_tongue:

Qual a média de idade procurada?

Excelente artigo.

Eu pretendo ir em 2006 para a Alemanha, no meu caso já sou formado em Ciência da Computação, que pelo visto me ajuda bastante.

Tive um professor na faculdade que já trabalhou 2 ou 3 anos na Alemanha, se eu não me engano em Trier, na época ele me disse que quanto mais qualificado você for, as chances são melhores, como por exemplo Pós-Graduação, certificados e pelo menos um Alemão Intermediário, além é claro do que o Guilherme falou, ter inglês fluente.

Guilherme, você demorou para se adaptar no ambiente de trabalho ?

Os alemães são gente fina com os estrangeiros vindo de outros Países, principalmente com o Brasil ?

Qual o procedimento pra tirar um passaport?

http://www.dpf.gov.br/passaporte.html :wink:

Mesmo sem falar nada de alemão é possível se candidatar a uma vaga na Alemanha?

Respondendo as perguntas do pessoal:

1. Se voce e de família alemâ, (ate avos alemaes), pode tirar passaporte alemao. Com isso NAO é necessário mais tirar visto de trabalho. Basta se candidatar a uma vaga como se fosse um alemão pois você É alemão…

2. Para tirar o passaporte alemao, entre em contato com a embaixada ou consular do mesmo lugar

3. Para tirar o passaporte brasileiro, o link que foi postado mostra mais informacoes

4. Fluencia na lingua alema nao é necessária mas com certeza é um ponto positivo. É necessário no minimo ingles fluente no caso de nao falar a lingua nativa do país.