Java + Alemanha

Discuta aqui sobre a primeira edicao da coluna Trabalhando no exterior, que fala um pouco sobre a Alemanha.

Ótimo artigo! Valeu por compartilhar sua experiência lá fora!

Perguntas:
Ascendência alemã ajuda a conseguir uma vaga ou mesmo o visto de trabalho? :stuck_out_tongue:

Qual a média de idade procurada?

Excelente artigo.

Eu pretendo ir em 2006 para a Alemanha, no meu caso já sou formado em Ciência da Computação, que pelo visto me ajuda bastante.

Tive um professor na faculdade que já trabalhou 2 ou 3 anos na Alemanha, se eu não me engano em Trier, na época ele me disse que quanto mais qualificado você for, as chances são melhores, como por exemplo Pós-Graduação, certificados e pelo menos um Alemão Intermediário, além é claro do que o Guilherme falou, ter inglês fluente.

Guilherme, você demorou para se adaptar no ambiente de trabalho ?

Os alemães são gente fina com os estrangeiros vindo de outros Países, principalmente com o Brasil ?

Qual o procedimento pra tirar um passaport?

http://www.dpf.gov.br/passaporte.html :wink:

Mesmo sem falar nada de alemão é possível se candidatar a uma vaga na Alemanha?

Respondendo as perguntas do pessoal:

1. Se voce e de família alemâ, (ate avos alemaes), pode tirar passaporte alemao. Com isso NAO é necessário mais tirar visto de trabalho. Basta se candidatar a uma vaga como se fosse um alemão pois você É alemão…

2. Para tirar o passaporte alemao, entre em contato com a embaixada ou consular do mesmo lugar

3. Para tirar o passaporte brasileiro, o link que foi postado mostra mais informacoes

4. Fluencia na lingua alema nao é necessária mas com certeza é um ponto positivo. É necessário no minimo ingles fluente no caso de nao falar a lingua nativa do país.

5. Não existe faixa etaria procurada. Quando estava a mais ou menos um ano na Alemanha o instituto Carl-Duisberg fez uma pesquisa entre os que trabalhavam atraves do green card alemao… mas nao sei dizer onde estao os resultados ou ate mesmo se estao disponiveis abertamente.

6. O Douglas falou muito bem, quantas mais qualificacoes melhor. Salario maior, mais mordomias, mais facil de tirar o visto.

7. Os alemaes sao extremamente bem humorados com brasileiros. Futebol, musica eletronica brasileira e caipirinha é e sempre foi o hit do verão e do inverno.

8. Como eu era bem jovem (19 anos) foi muito facil me adaptar no estilo dinamico de trabalho da empresa na qual trabalhei (Communications World Gmbh). Horario meio aberto e sem dress-code foram algumas das coisas que me fizeram ficar mais a vontade na alemanha do que por aqui. Sem contar que aprender uma nova lingua e perceber que voce consegue se comunicar cada vez mais nela sao fatores que facilitam MUITO a sua adaptacao.

E as mulheres, aí tem disso também???
:smiley: :smiley: :smiley: :smiley: :smiley:

Bom, posso comentar sobre Alemanha.

Trabalho na mesma empresa do Guilherme, mas agora estamos em Aachen.

A lei alemã mudou em 2003, e agora tá bem mais chato pra qualquer empresa pedir visto ou greencard, mas ainda acontece. Além disso, todo mundo tá enxugando os recursos humanos (até a Bayer), e não tá muito fácil de encontrar vagas boas. Os salários também estão caindo, de modo geral, mas ainda tá bom.

Sobre as mulheres, cara, não vou dizer que aqui é mais fácil nem mais difícil. Taí um problema que nenhuma ciência vai resolver… mas é bem diferente. Tudo é diferente. Sei lah, me escreve pvt que não vou ficar falando no fórum de Tutoriais… : )

Muito mais complicado é vc não conhecer ninguém. Tem vezes que é terrível. Contra isso, o melhor remédio é entrar numa aula de línguas, especialmente alemão, pq vc conhece outros estrangeiros loucos pra fazer amigos… 8)

[]s!!

Pessoal,

Eu tive uma experiência semelhante, porém nos EUA. Eu participei de um programa chamado Internship, que é destinado a estudantes universitários ou formados há, no máximo, 2 anos.

O Internship, nos EUA, é nada mais do que um programa de estágio. Geralmente as empresas não pagam ou pagam apenas uma ajuda de custo, que foi o meu caso, mas digo que valeu MUITO a pena.

Para quem tiver interesse:

www.ci.com.br
www.councilexchange.com

abraços

Daniel,

mas você trabalhou na área de Informática?

Ou participou de um programas desses de Work Experience?

Abraços,
Marco Campelo

Eu fui duas vezes. Em 2000 eu participei do Work And Travel, por 3 meses e trabalhei em um hotel. Foi bem legal e conhecí toda a Flórida e NY. Este programa dura até 4 meses.

Em 2002 eu fui pra New Hampshire, ser estagiário em Informática. Apesar de já ser profissional aqui, resolvi encarar o desafio, e foi MUITO bom mesmo. O Internship é destinado ao pessoal que quer ir pra trabalhar na área médica. Este programa duara até 18 meses.

Mas a maioria do pessoal acaba ficando por lá mesmo, viu! Eu voltei por outros motivos, mas queria ter ficado.

Mas o melhor de tudo, pra mim foi: http://www.brassmonkeynightclub.com/
(ver seção fotos)

E-mail que acabei de enviar ao mcampelo:

[quote]E ai cara,
td bem ai?

Então… eu acabei conseguindo pelo site da Council (http://www.councilexchanges.org). Lá eles tem uma parte que tem anúncios das empresas que procuram “interns”. Creio que o site é http://www.internshipusa.org. (Find a Internship).

Quem pode regularizar a papelada para você é a CI (www.ci.com.br)… O Custo total do programa foi 2 mil dólares, com as passagens. Eu levei mais mil dólares do bolso, como garantia de sobrevivência.

Lá eu ganhava uns 350USD livres (500 bruto) por mês… dava pra eu comer (jantar - mercado), sair um pouco e viajar… tem que regular… mas dá pra fazer mta coisa. Eu acabei comprando um carro, viajei pra NY, Boston, Montreal (Canadá), Niagara Falls e outros locais próximos a NH.

Eu trabalhei na CMF (www.cmf.org). Os brasileiros são bem vistos por lá, ou seja, eu dei uma boa contribuição… haahahahah[/quote]

Mas é 51% sobre teu rendimento bruto??? :shock:

sobre o valor total do teu salario 51% vai dividido pro seguro saude, impostos, seguro social etc…

muita gente enviou email pedindo o link para as informacoes sobre o green card alemao:

http://www.arbeitsagentur.de/vam/?content=/content/supertemplates/Content.jsp&docId=23396&navId=22886

O Tiago pode com certeza dar mais informacoes tambem.

Estarei atualizando a coluna ainda hoje…

Guilherme Silveira

Guilherme Silveira, vocÊ gostaria de ter ficado mais tempo por lá? tipo uns 2 ou 3 anos? Tenho um amigo que foi para a Alemanha em 2002, mas não aguentou e voltou logo :roll: , mas acho interessante, e um dia pretendo trabalhar em algum país estrangeiro, sendo na europa ou não.

Pessoal sou estudante de sistema de informaçao, e queria saber onde acho informações sobre empregos la fora, como posso fazer para cadastrar.

atenciossamente
jef

Se você ler a página anterior deste mesmo post você vai encontrar as informações que quer. :smiley:

Salve … gostaria de saber se voce sabe algo da Italia …

Eu também gostaria de me mandar pra Itália.
Eu só to esperando que (um dia) saia meu passaporte italiano.