gostaria de saber se tem como criar um desenho(retangulo) com um jlist dentro, usando o java 2d?
e como eu faria isso.
gostaria de saber se tem como criar um desenho(retangulo) com um jlist dentro, usando o java 2d?
e como eu faria isso.
Certamente há, para você aprender mais sobre a “pintura” de componentes Swing recomendo o link abaixo:
http://java.sun.com/docs/books/tutorial/uiswing/painting/
Mas acho que o seu problema é mais simples, não envolveria o uso de Java2D: por que não colocar sua JList dentro um JPanel, e definir a borda desse JPanel como linhas sólidas?
é que para o que eu tenho que fazer tem q ser com java 2D. Não encontrei outra solução.
Voce pode desenhar um retangulo depois iterar na lista e desenhar cada item com o drawString.
[quote=roger_rf]Certamente há, para você aprender mais sobre a “pintura” de componentes Swing recomendo o link abaixo:
http://java.sun.com/docs/books/tutorial/uiswing/painting/
Mas acho que o seu problema é mais simples, não envolveria o uso de Java2D: por que não colocar sua JList dentro um JPanel, e definir a borda desse JPanel como linhas sólidas?[/quote]
Olá, sou novo no forúm xD
mas gostaria de tirar uma dúvida sobre o tutorial apresentado acima, mais precisamente na parte 3 do tutorial:
http://download.oracle.com/javase/tutorial/uiswing/painting/step3.html
não consigo compreender como o funciona a execução desta parte do codigo:
I
...
private void moveSquare(int x, int y) {
int OFFSET = 1;
if ((squareX!=x) || (squareY!=y)) {
repaint(squareX,squareY,squareW+OFFSET,squareH+OFFSET);
squareX=x;
squareY=y;
repaint(squareX,squareY,squareW+OFFSET,squareH+OFFSET);
}
}
...
No primeiro repaint ele faz com a região delimitada pelos parametros seja atualizada, ou seja, faz o retangulo sumir dessa região. No segundo faz ele aparecer na nova região.
O que eu não compreendo é o porque disso estar funcionando…
sendo que ao meu ver essa parte deveria ser assim:
II
...
private void moveSquare(int x, int y) {
int OFFSET = 1;
if ((squareX!=x) || (squareY!=y)) {
int auxX,auxY;
auxX = squareX;
auxY = squareY;
squareX=x;
squareY=y;
repaint(x,y,squareW+OFFSET,squareH+OFFSET);
repaint(auxX,auxY,squareW+OFFSET,squareH+OFFSET);
}
}
...
pois assim a região em que o meu segundo repaint atualiza não contem mais o retangulo.
Obs.: segundo repaint em II corresponde ao primeiro repaint do codigo I.
Desde ja agradeço.
private void moveSquare(int x, int y) {
int OFFSET = 1;
if ((squareX!=x) || (squareY!=y)) {
//Os valores de squareX e squareY ainda são o que eram
repaint(squareX,squareY,squareW+OFFSET,squareH+OFFSET);
squareX=x;
squareY=y;
//Os valores de squareX e squareY agora são o que foi passado por parametro repaint(squareX,squareY,squareW+OFFSET,squareH+OFFSET);
}
}
[quote=Marky.Vasconcelos]
private void moveSquare(int x, int y) {
int OFFSET = 1;
if ((squareX!=x) || (squareY!=y)) {
//Os valores de squareX e squareY ainda são o que eram
repaint(squareX,squareY,squareW+OFFSET,squareH+OFFSET);
squareX=x;
squareY=y;
//Os valores de squareX e squareY agora são o que foi passado por parametro repaint(squareX,squareY,squareW+OFFSET,squareH+OFFSET);
}
}
[/quote]
a questão é exatamente essa já que o valor de squareX e squareY, no primeiro repaint, ainda não mudaram isso não deveria fazer com que o retangulo fosse impresso no mesmo local?? :?:
xD
Cade o métodoq ue voce realmente pinta o quadrado?
package painting;
import javax.swing.SwingUtilities;
import javax.swing.JFrame;
import javax.swing.JPanel;
import javax.swing.BorderFactory;
import java.awt.Color;
import java.awt.Dimension;
import java.awt.Graphics;
import java.awt.event.MouseEvent;
import java.awt.event.MouseListener;
import java.awt.event.MouseAdapter;
import java.awt.event.MouseMotionListener;
import java.awt.event.MouseMotionAdapter;
public class SwingPaintDemo3 {
public static void main(String[] args) {
SwingUtilities.invokeLater(new Runnable() {
public void run() {
createAndShowGUI();
}
});
}
private static void createAndShowGUI() {
System.out.println("Created GUI on EDT? "+
SwingUtilities.isEventDispatchThread());
JFrame f = new JFrame("Swing Paint Demo");
f.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE);
f.add(new MyPanel());
f.pack();
f.setVisible(true);
}
}
class MyPanel extends JPanel {
private int squareX = 50;
private int squareY = 50;
private int squareW = 20;
private int squareH = 20;
public MyPanel() {
setBorder(BorderFactory.createLineBorder(Color.black));
addMouseListener(new MouseAdapter() {
public void mousePressed(MouseEvent e) {
moveSquare(e.getX(),e.getY());
}
});
addMouseMotionListener(new MouseAdapter() {
public void mouseDragged(MouseEvent e) {
moveSquare(e.getX(),e.getY());
}
});
}
private void moveSquare(int x, int y) {
int OFFSET = 1;
if ((squareX!=x) || (squareY!=y)) {
repaint(squareX,squareY,squareW+OFFSET,squareH+OFFSET);
squareX=x;
squareY=y;
repaint(squareX,squareY,squareW+OFFSET,squareH+OFFSET);
}
}
public Dimension getPreferredSize() {
return new Dimension(250,200);
}
protected void paintComponent(Graphics g) {
super.paintComponent(g);
g.drawString("This is my custom Panel!",10,20);
g.setColor(Color.RED);
g.fillRect(squareX,squareY,squareW,squareH);
g.setColor(Color.BLACK);
g.drawRect(squareX,squareY,squareW,squareH);
}
}