Jar

Eu tenho um programa q utiliza o drive JDBC.
É um arquivo “mysql-connector-java-3.0.17-ga-bin.jar”

Eu queria criar um “*.jar” do meu programa com o “Jar” “mysql-connector-java-3.0.17-ga-bin.jar” dentro dele, mas n to conseguindo isso…
Alguem sabe como fazer???

O seu Jar do mysql tem que estar de da pasta lib do seu projeto!

se é isso mesmo que eu entedi!

Icavalera,

Se você está criando um .jar com uma aplicação java, então a solução é a seguinte:

O jar que você está criando possui as suas classes, e possivelmente existe um META-INF indicando qual a classe a ser executada (aquela que tem o método static main).

Para executar esse jar você chama o java assim:

java -jar meujar.jar

Mas como o driver jdbc não é localizado você recebe uma exceção. Você pode colocar o jar do mysql na chamada acima, ou colocar as classes jdbc dentro do seu próprio jar. A segundaopção é melhor para quem vai distribuir o .jar para final user.

Descompacte ambos jar em uma mesma pasta, compacte de novo em um única arquivo jar (zip) e pronto. As classes jdbc serão encontradas sem a necessidade de incluir o jar no classpath.

PS: no início achei meio estranho ter de fazer isso, mas no final é o que a ferramenta da Borland, por exemplo, faz quando você pede que ela gere um jar auto suficiente. Eu faço isso de forma automatizada com o ant.

Boa sorte.

e como eu faço isso pelo ant?

valeu!

Milena Boselli Rosa
Colégio Técnico de Campinas - Unicamp

tipo…eu jah fiz isso …acho mais facil vc abrir essa jar (é so descompacatar com o zip) colokar essas classe junto do seu prog e juntar tudo nun jar so…