Trabalho em uma universidade e o pessoal aqui precisa tomar algumas decisões. Existia uma idéia inicial de utilizar um framework chamado MIOLO (PHP com POO), mas foi frustrada. As coisas já estavam bem encaminhadas com uma consultoria para o desenvolvimento de um framework para web, foi quando os caras resolveram dar uma olhada no Jakarta.
Agora precisava de algumas opiniões pessoais, de gente que já tem alguma experiência utilizando essa gama de opções (quanto mais coisas melhor). Tenho experiência apenas no desenvolvimento de jsp e servlets e também gostaria de saber com que frequencia tem se utilizado o Jakarta como um todo (não precisa ser ‘todo’, mas várias partes juntas).
Falem bem ou falem mal, mas falem do Jakarta… please…
Oba,
dificil falar mal … a maioria dos projetos do Jakarta são muito utilizados e muito úteis (tostines é frequinho porque vende mais ou vende mais porque é fresquinho?).
eu costumo utilizar o de sempre … alguns dos commons (commons-logging, bean-utils dbcp), log4j, tomcat e velocity.
No geral me sinto seguro pra utilizar os danados por 1) ter uma boa documentação e bons exemplos e 2) ter uma base de usuários muito grande o que facilita demais encontrar soluções e desenvolver-se.
Só pulei o Struts porque o CV fez uma propaganda ferrenha do Webwork e resolvi dar uma canja … é excelente mas a falta de uma documentacao no estilo jakarta e da base de usuários pesa.
(mesmo assim vou ficar com o Webwork pq nao gostei muito do estilo do struts , muito complicado!)
Alguém aí tem algum comentário mais específico sobre o Turbine?
RUN, FORREST, RUN!
Turbine?
Ele eh 10x mais complexo que o Struts, por querer ser uma solucao completa. Porem existe muito menos documentacao que para o Struts. Ou seja, vc depede quase 100% de fucar o codigo, uns exemplos +/- e as listas de discucao.
Do jakarta eu uso muito o commons, la tem 1 penca de coisas que fazem direito aquele ‘quebra galho’ que todo projeto sempre precisa. Eu diria que beans, digester, dbcp e el sao extremamente uteis, principalmente por ter usado todos com sucesso; os demais, nao deixam de ser interessante, apenas nao tive ainda necessidade deles.
Uso tambem o log4j pq acho que a API de logging da j2se 1.4 muito ruinzinha. O POI ajuda pacas quando voce eh obrigrado a gerar relatorios em word/excel. O JMeter usei uma vez para fazer alguns testes de performance num servidor.
O velocity, na minha opiniao, eh o projeto de maior utilidade dentro do jakarta, uso ele em tudo que eh canto. A unica birra que eu tenho eh a falta de um operador []
para acessar collections como na JSTL-EL.
Existem varios projetos que eram parte do jakarta e hoje sao top-projects da ASF, como ant, Maven e o Avalon, que nao sao menos importantes (destes, so o Maven que nunca utilizei)
Isso sem contar tomcat e struts, que sao be-a-ba.
Por sinal, alguem ai ja chegou a utilizar o tapestry? A documentacao eh muito boa, mas o negocio todo me pareceu muita enrolacao, toneladas de xml a serem escritos e fontes pouco expressivos.
sai fora do turbine
complexidade excessiva.
Olá
Vou repetir uma antiga pergunta do Louds:
Segundo o site http://jakarta.apache.org/tapestry/
É tudo isso mesmo?
Como os webworkeiros como CV, SMota e outros podem me convencer a estudar webwork ao invés do jakarta-tapestry ou do ainda meio tosco JSF?
[]s
Luca
[quote=“smota”]Só pulei o Struts porque o CV fez uma propaganda ferrenha do Webwork e resolvi dar uma canja … é excelente mas a falta de uma documentacao no estilo jakarta e da base de usuários pesa.
(mesmo assim vou ficar com o Webwork pq nao gostei muito do estilo do struts , muito complicado!)[/quote]
Opa! o Struts é muito fácil !!! Tem uma boa documentação!(como vc mesmo disse “…documentação no estilo jakarta…”) Pela repercussão entre os usuários Java, parece ser o mais usado(mais fácil tirar dúvidas então). Tem pluggins para o Eclipse… Quer trabalhar com Web: Struts my friend!
Bem, so estou usando webwork e velocity no tomcat … quando fiz os primeiros testes já fui deletando toda minha pasta de jsps/servlets hehe bem mais gostoso de trabalhar, deixa as coisas bem claras.
A única coisa chata é que há pouquissimos exemplos pela web, apesar da documentação do webwork ser completa.
Pra falar a verdade, depois do barulho todo que o Tapestry tem feito nas threads do TheServerSide.com sempre que alguem dah um pio sobre JSF, eu tou ateh interessado em dar uma olhada mais aprofundada. A minha primeira impressao sobre o Tapestry, no entanto, eh a de que eh dificil testar o treco, mas eu posso estar viajando.
Dicas de tapestry:
Um tutorial que eu comecei a montar, ainda naum
ta pronto quem tiver sugestões estou acolhendo.
http://www.pablohenriquedosreis.xpg.com.br/java/tapestry5.ppt
[quote=luca]Como os webworkeiros como CV, SMota e outros podem me convencer a estudar webwork ao invés do jakarta-tapestry ou do ainda meio tosco JSF?
[/quote]
Por que você acha o jsf tosco?
As ferramentas visuais dele realmente são pobres ainda, mas a implementação my faces (tomahawk) eu tenho muito boas impressões em termos de facilidade de desenvolvimento.
Alguma experência negativa para chama-lo de tosco ou só devido a sua pobreza de ferramenta, uma vez que sua proposta é ser um framework de desenvolvimento visual?
[quote=antoniopopete][quote=luca]Como os webworkeiros como CV, SMota e outros podem me convencer a estudar webwork ao invés do jakarta-tapestry ou do ainda meio tosco JSF?
[/quote]
Por que você acha o jsf tosco?
As ferramentas visuais dele realmente são pobres ainda, mas a implementação my faces (tomahawk) eu tenho muito boas impressões em termos de facilidade de desenvolvimento.
Alguma experência negativa para chama-lo de tosco ou só devido a sua pobreza de ferramenta, uma vez que sua proposta é ser um framework de desenvolvimento visual?[/quote]
tvz pq ele falou isso a 4 anos atrás?
Fuja da salada de frameworks. Java é bastante criticado por isso, e com razão. Não é ruim ter um milhão de frameworks para vc escolher, ruim é ter que usar 1 milhão de frameworks no seu projeto.
O que eu escuto por aí é que o Tapestry ganhou o prêmio de framework web mais complicado, enrolado e complexo do mundo!
Isso já foi discutio muitas vezes. Se quiser discutir sobre isso, use esse tópico gigantesco aqui: http://www.guj.com.br/posts/list/150/29623.java
OBS: Agora que eu vi que esse tópico só tem 4 anos de idade. Quem postou não deve estar muito interessado na resposta agora. :roll:
heueee, realmente foi a falta de atenção de olhar a data do post.
[quote=saoj]Isso já foi discutio muitas vezes. Se quiser discutir sobre isso, use esse tópico gigantesco aqui: http://www.guj.com.br/posts/list/150/29623.java
[/quote]
Brigado pela dica do post.
Muito bom o post, deu até vontade de estudar o Seam. Essa idéia de framework web component based nunca me atraiu muito, principalmente dps de toda complicação do jsf, mas parece q esse Seam deixa tudo mais fácil msm, e eh sempre bom estudar novos paradigmas
nossa, se nego diz que JSF é complicado, sei lá o que seria fácil pra ele…
pra quem vem de uma “religão action-based” pode parecer complicado no início, mas dizer que JSF em sí é complicado acho que é exagero, ainda mais quando tem ferramentas como Eclipse, JDeveloper e Netbeans que te ajudam a fazer a “parte-complicada” (adicionar backign beans, validators, converters e afins)
parece que quando nego vê um stacktrace na tela logo de cara já é motivo pra dizer que o negócio é “complexo, complicado e bugado demais”
não sou defensor assíduo de JSF, na verdade estou dando uma opinião baseada no que eu passei pra aprender as coisas
eu fui um cara que demorei um bom tempo pra aprender Struts. Entre JSF e Struts, JSF eu aprendi bem mais rápido do que Struts, além de parecer muito mais limpo
não posso falar de mentawai, de vraptor e afins porque eu realmente nunca usei e fico na espectativa de usar em algum projeto. Agora estou iniciando um projeto que vai ser Struts mas foi permitido utilizar mais outras coisinhas, como Spring e JPA