Novo editor visual para J2ME. Promete facilitar muito o desenvolvimento de aplicações móveis. Vamos ver o que vai dar.
:arrow: Fonte: J2ME MIDP Visual Editor: New Features in Mobility Pack 4.1
[]'s
Edição visual para J2ME?!
caraca… a API é tão pequena que vc consegue usar toda ela em uma simples tela… quer mais o que?!
cya!
Não é bem uma edição visual, talvez eu tenha mexido no lugar errado, mas eu baixei o NetBeans 4.1 com aquele arquivo, e ele apenas faz com que você possa testar suas aplicações dentro do NetBeans, a princípio e achei que seria um Delphi da vida para fazer as MIDlet´s, ainda bem que não é
hehehe…
ahh então ja usei tbm… achei qeu fosse coisa nova… ele apenas tem uns Wizards para configuração de algumas coisas, e integra o WTK diretamente ao NB… nada de mais mesmo =)
e não tão novidade assim… saiu meio junto com a versão relativa do NB…
Depois de ter testado… fico com o bom e velho Eclipse… =)
Cya!
Não que que eu ache essencial para a programação em MIDP, mas tenho uma dúvida com relação à essa opinião: qual seria o problema? Preconceito? ou há uma explicação técnica lógica?
Outra coisa, não parece ser apenas “rodar e testar” no próprio net-beans, a não ser que meu inglês esteja muuuuito ruim!
Não que que eu ache essencial para a programação em MIDP, mas tenho uma dúvida com relação à essa opinião: qual seria o problema? Preconceito? ou há uma explicação técnica lógica?
[/quote]
Não é bem um preconceito, mas eu imagino assim, qualquer cara que não saiba nada de programação ou coisa assim, consegue fazer um programa em Delphi (meio tosco, mas consegue), claro que Delphi é uma ótima ferramenta de desenvolvimento, pode-se fazer trilhões de coisas nela… mas é muito fácil aprender, se surgisse um editor tipo o Delhpi ou mesmo o NetBeans (parte gráfica) para fazer MIDlet´s ficaria muito fácil a coisa… no fundo eu admiro os programadores em C e Assembly
Cara, eh preconceito sim. Eu gosto e acho legal este tipo de desenvolvimento, mesmo gostando de saber BEM o que esta sendo gerado, diferente de VB que o cara não sabe bem.
As empresas queem e pecisam que o trabalho braçal seja automatizado, e que programadores/desenvolvedores usem suas cabeças e braços para desenvolverem a parte ESPECÍFICA de uma aplicação, e não tendo que perder tempo em montar janelinhas na mão.
Prometo que essa vai ser minha última mensagem à respeito, mas…
Na boa… preconceito, em qualquer uma de suas formas, é burrice. O que está sendo proposto, é apenas mais uma ferramenta de programação/trabalho, que por mais pífia que seja, usa quem quer. Programo em J2ME há 3 anos e ela não faz diferença pra mim, mas acho que condenar algo pela simples filosofia que: “Eu sou programador e não editor de interface gráfica” é um pouco demais né???
E outra coisa, a empresa que não quer que o cara edite interface gráfica, simplesmente não vai por a ferramenta pra ele trabalhar.
Não se esqueçam pessoal, nós ainda temos opção de decidir ou não se queremos algo.
Até os macacos fazem isso!
Acho que fui voto vencido… mas vocês tem razão, quando dizem que empresas precisam automatizar o desenvolvimento, estou ciente disso… na minha empresa utilizamos o JDeveloper e às vezes usamos a parte gráfica sem reclamar… mas eu tenho fissuração por programar, codificar mesmo…
hehehehe
a velha discussão…
mas vamos la… nem sempre edição gráfica de janelas lhe da produtividade… a primeira vista sim, mas a longo prazo não…
Muitos acham que o código fica muito bagunçado e a manutenção fica dificil depois… E depois que você tem seus padrões de janelas, e componentes… fica quase tão rápido quanto o desenvolvimento Drag á Drop.
Porém cada um é cada um… Na empresa onde trabalho a codificação é todo em ciam dos padrões deles e não aceitam uso desse tipo de ferramenta… por não condizer com o padrão deles… porém eles tem uma ótima estrutura …
Bom, eu não sou contra esse tipo de IDE não… acho até legal… muito útil em alguns casos… porém sou meio contra aos “usuários de IDE”, ou seja, como a maioria dos “programadores” .Net, ou VB, Delphi (notem que não falei todos, mas a maioria)… os caras não são programadores e sim Usuários de Visual Studio.
=)
abraços!
[quote=jujo]
Na empresa onde trabalho a codificação é todo em ciam dos padrões deles e não aceitam uso desse tipo de ferramenta… por não condizer com o padrão deles… porém eles tem uma ótima estrutura …[/quote]
Agora sim, uma opinião coerente!!!
O que não dá é dizer que programação tem que ser difícil, simplesmente pelo fato de ser programação… aí não dá né?
O editor visual de MIDP em 4,1 (as configurações do marco miliário estão disponíveis, beta estarão para fora logo) ajuda-lhe projetar telas individuais as.well.as a aplicação inteira fluir, isto é as telas conectadas por comandos. Veja screenshots:
http://www.netbeans.org/images/screenshots/4.1/nb_midp_visual_editor.png
http://www.netbeans.org/products/ide/screenshots.html
caraleo… vc mandou o google traduzir isso ai pra vc?
não da pra entender nda quase haueihauiehauihe
miliário eh foda…! =)
Queria saber como abrir o editor visual no Netbeans pq no meu ele so aparece no modo source