J2EE Spider 1.0.0-M3: muitas melhorias

A versão 1.0.0-M3 tem quase o dobro de melhorias do que a versão M2 teve em relação a M1.
Entre elas vale destacar que o plug-in para o Eclipse é distribuído usando o Eclipse Update Site (solicitado aqui no GUJ):
http://www.j2eespider.org/update
ou
http://www.j2eespider.org/update/nightly

E o template é distribuído em um zip separado e você pode descompactá-lo em qualquer lugar do PC.
Mais detalhes sobre como fazer download em: http://www.j2eespider.org/cnf/display/PT/Download

Para quem não conhece o projeto ou quer ver um passo a passo de como utilizar, acesse a sessão de “Getting Started” que é nova:
http://www.j2eespider.org/cnf/pages/viewpage.action?pageId=2326590

E é claro não deixe de perguntar as dúvidas aqui no GUJ e ler materias sobre o projeto como a do InfoQ em março:

Segue o changelog da nova versão:

Version 1.0.0-M3 (2008-05-25)

Others Release Notes
** Bug
* [Template] - Acertos no template para Struts - cruds com campo date, javascripts e outros.
* [Template] - Resolvido problema na geração da pasta /jsp/velocity usada para o struts-menu.
* [Plugin - Core] - Quando algum package tinha o mesmo nome do projeto o mapping gerava as classes na pasta errada.

** Improvement
* [Plugin - Core] - Distribuição do plug-in usando jar e em arquivo separado do template.
* [Plugin - Core] - Adicionada validação de compatibilidade entre o template e o plug-in.
* [Plugin - Core] - Criação de aba exclusiva para gerenciar templates.
* [Plugin - Core] - Melhoria de performance do build.
* [Plugin - Core] - Adicionado botão para selecionar todos os atributos de uma classe no CRUD.
* [Plugin - UI] - Novo wizard para abrir o SPIDER Editor.
* [Template] - Mais traduções para o i18n do projeto.
* [Template] - Criado atributos para armazenar um resumo das características de cada template.
* [Template] - Adicionado ao template a possibilidade de executar scripts ant para completar o build.
* [Template] - Utilização da feature de executar scripts ant para rodar o xdoclet-build.xml após a geração de CRUDs com Struts.
* [Template] - Alinhamento do código HTML das páginas jsp geradas.
* [Others] - Utilização do Atlassian Bamboo como software de integração contínua e do Fisheye.
* [Others] - Criado um Eclipse Update Site para instalação e atualização do plug-in.
* [Documentation] - Site: tradução de mais páginas para o idioma inglês (mais documentação).
* [Documentation] - Nova sessão “Getting Started” no site.

Todo mundo que está usando a ferramenta tem achado bastante produtiva. Experimente você também!
Se for um pouquinho curioso, verifique a estrutura do template (que está sendo distribuído separado do plug-in) e tente colaborar para melhorá-lo usando somente os seus conhecimentos de JEE! (não precisa saber de plug-ins para o eclipse ou swt).

parabéns bruno (meu xara)

muito legal seu plugin… agora gostaria de sugerir 2 pontos

1:integração com o maven seria show
2:integração com o vraptor( framework nacional muito bom)

me disponho a ajudar nessa integração claro :slight_smile:

abraços

Bruno Andrade

opa bruno…

Sobre o maven existem 2 tipos de integração que eu pensei agora que podem ser feitas:

1. o projeto gerado ser um projeto Maven - nesse caso o template deveria gerar um projeto no padrão Maven
    Este tipo de integração não irá acontecer no template padrão do SPIDER. Ele é somente um template de exemplo do que pode ser feito com a ferramenta e não tem muito esse foco. A idéia é fazer as coisas funcionarem de forma fácil para todos e customizações especificas para um “estilo” de desenvolvimento devem ser feitas em um outro template. Então nada impede que alguém se baseie no template atual e crie outro template que gere um projeto no padrão maven. Mas o ponto positivo é que o projeto pode ser distribuído com mais de um template que faça coisas de maneiras diferentes.

2. o plug-in usar o Maven para buscar os jars do repositorio Maven na web ao invés de ter os jars dentro do template, ou mesmo usar o Maven para build
    Isso seria uma opção, mas não iria agregar muita coisa ao projeto (em features)… para o usuário final ele teria as mesmas features, só internamente ele montar o projeto de forma diferente (usando parte das coisas do maven)… o template ficaria menor usando os repositorios maven mas acho que isso não é um problema. Na verdade tem que estudar os custos x beneficios, mas aparentemente não ia agregar muito usar Maven neste caso para o usuário final.

Pode ser que você esteja pensando algo diferente, mas eu imaginei esses dois cenários =)

Fazer um template para o VRaptor seria interessante sim. Já falei isso com o Paulo Silveira. Mas para isso eu preciso de ajuda porque já tenho que fazer o template de JSF e outras features do projeto… Então essa parte de template qualquer um pode ajudar…