J2EE Spider 1.0.0-M2 lançado! - novo site - InfoQ

2EE Spider é uma ferramenta open source para desenvolvimento rápido de aplicações web.

Para mais detalhes e referências veja essa matéria no InfoQ:

Essa nova versão corrige problemas e trás novas features.
Se você tem versões antigas é recomendável que atualize para a versão 1.0.0-M2.

O problema de dependência do Java 6 e mapeamento foram resolvidos e agora o build possui log.
Também foi adicionado suporte ao Eclipse 3.4.

Release 1.0.0-M2 changelog:

Novo site:

Entre as versões 1.0.0-M1 e1.0.0-M2 criamos um novo site. Ele não está totalmente pronto ainda, mas é muito melhor do que o antigo:
http://www.j2eespider.org

Parabéns pelo projeto, parece q esta indo de vento em poupa, vou já instalar a nova versão, o site ficou muito bom! Parabéns! :wink:

parabéns pelo projeto.

Parabéns pelo projeto. Mas um update site não seria nada mal… (abri um bug no Jira p/ isso).

Update usando o próprio Eclipse né?
Na verdade até tem o código para isso no SVN…, o problema é que são 20 MB para baixar arquivo por arquivo, depois vou ver se o desempenho fica bom… O problema não é só o plug-in, tem o template, ele que é grande.

Além disso deixaria de ter as estatísticas de quantas pessoas baixaram do sourceforge… (é uma bobeira útil). Mas vou ver o que eu faço…

Cara, tá de parabéns o seu trabalho. Quando me mostraram o J2EE Spider, antes de ficar “famoso”, eu já achei sensacional. É um trabalho muito bem feito mesmo.

Bruno, vc poderia quebrar o plugin em extensões, por exemplo, se o usuário não tem a intenção de usar mentawai, não precisaria baixar o respectivo template e seus jars.

Isso poderia diminuir um pouco o tamanho do download.

E daria a chance p/ plugins de terceiros plugarem templates novos no seu plugin.

vlw djemacao… é muita coisa para fazer sozinho, mas ta ficando bacana.

Inclusive, eu estou precisando de ajuda em 2 pontos:

• um para terminar os templates, inclusive de JSF
  • outro para traduzir a documentação para inglês… o site em português tem mais coisa do q o inglês e eu não to conseguindo dar vazão a isso…

[quote=wmitsuda]Bruno, vc poderia quebrar o plugin em extensões, por exemplo, se o usuário não tem a intenção de usar mentawai, não precisaria baixar o respectivo template e seus jars.

Isso poderia diminuir um pouco o tamanho do download.

E daria a chance p/ plugins de terceiros plugarem templates novos no seu plugin.[/quote]

Tenho que fazer isso também com o plug-in em si.
Até a versão 1.0.0-M1 era 1 plug-in com tudo.
Agora na 1.0.0-M2 se reparar são 2 plug-ins, o que tinha antes e mais um de wizard que é onde fica o wizard de importação.
Então eu tenho que dividir isso em mais plug-ins… separar em plug-in de ui, core, doc, etc…

Um desses passos pode ser esse mesmo de dividir a distribuição do template default em vários plug-in… mas mesmo assim não ia ajuda tanto porque o menta é menos de 1 MB pro exemplo… a pessoa ia deixar de baixar 20 MB para baixar 15 MB por exemplo… então tenho que fazer uns testes pra ver a viabilidade.
Uma coisa que eu vi agora do update é que cada plug-in é um jar, então trafegar poucos arquivos facilita… não é arquivo por arquivo. Mas ao mesmo tempo isso gera um problema: o template tinha que ser uma pasta no filesystem, não poder ser um jar porque eu preciso do path dos arquivos… :confused:

[quote=bruno.braga]Um desses passos pode ser esse mesmo de dividir a distribuição do template default em vários plug-in… mas mesmo assim não ia ajuda tanto porque o menta é menos de 1 MB pro exemplo… a pessoa ia deixar de baixar 20 MB para baixar 15 MB por exemplo… então tenho que fazer uns testes pra ver a viabilidade.
Uma coisa que eu vi agora do update é que cada plug-in é um jar, então trafegar poucos arquivos facilita… não é arquivo por arquivo. Mas ao mesmo tempo isso gera um problema: o template tinha que ser uma pasta no filesystem, não poder ser um jar porque eu preciso do path dos arquivos… :/[/quote]

Pois é. Dando uma olhada por cima (no .zip), vejo que vc costuma exportar o plugin pelo método antigo, onde o plugin é um diretório c/ as suas coisas dentro. Isso não é a forma recomendada faz muito tempo. Se vc reparar, os plugins do Eclipse são quase que na totalidade exportados como .jars, sendo 1 jar por plugin. É mais eficiente armazenar 1 jar no seu HD do que diretórios com um monte de arquivos pequenos.

Os templates que vc se refere são os .vm do velocity? Eu presumo que eles estão hard-coded no plugin. Eu acho que vc poderia colocá-los em algum lugar do classpath do plugin (debaixo do /src) e pegá-los via getResourceAsStream(), não?

Na verdade olhando meu Eclipse 3.3.1.1 eu tenho 171 plug-ins que ainda são diretórios, entre eles projetos como JBoss Tools e Subversion.
Mas no caso do SPIDER nem é por opção, é por necessidade mesmo…, como eu disse preciso do path dos arquivos do template :confused:
Mas nda impede que eu distribua o plug-in por jar e só o template de outra forma…

[quote=wmitsuda]
Os templates que vc se refere são os .vm do velocity? Eu presumo que eles estão hard-coded no plugin. Eu acho que vc poderia colocá-los em algum lugar do classpath do plugin (debaixo do /src) e pegá-los via getResourceAsStream(), não?[/quote]

Template é o conjunto dos arquivos velocity + configurações + jars + arquivos estáticos, etc…
Não estão hard-coded… Mas tem que ser uma pasta… tanto que você pode copiar a pasta do template, colocar no c:\template e no plug-in falar que agora ela está no c:… então o que vale é o caminho no filesystem…
Se eu colocar os templates dentro do src eu perco a flexibilidade da pessoa tem um outro repositório de templates dela, tipo c:\meusTemplates mesmo ou \server\templates

o update e os jars iam atrapalhar isso… então tenho q arrumar uma solução para isso primeiro