Olá para todos.
Bom, até agora, todos os trabalhos que fiz em java foram sistemas para Intranet com interface Web em J2EE.
Tenho uma dúvida de iniciante:
É possível ter uma interface não Web, ou seja, com janelas e forms rodando na máquina cliente (acho que isso se chama GUI) e acessando o servidor? Poderia continuar utilizando EJBs e Servlets no Servidor, e só trocar os JSPs pelo aplicativo com interface gráfica?
Caso isso seja impossível, por acaso só é possível utilizar janelas e forms em sistemas em J2SE (Standard Edition)?
Esse negócio de J2SE e J2EE me confundiu pra caramba.
Conto com a ajuda de vocês.
Perfeitamente.
O J2EE emgloba toda a parte de J2SE e incorpora mais algumas outras coisas.
Sobre utilizar EJB e Servlets eu não posso te responder com muita propriedade.
Teoricamente e resumidamente:
“sim, neste caso seu ServiceLocator (que retorna o a interface Local do EJB) deve ser configurado para acessar JNDI que irá localizar o container EJB que contém as implementações da regra de negocio. A partir daí é só usar em qualquer classe java o ServiceLocator obtendo a classe de implementacao e utilizando-a normalmente.”
mas já aviso, dá um trabalho fud*** configurar tudo isso aí… principalmente se o cara não tem mta pratica… (q infelizmente é o meu caso)
Muita prática…
…não é o meu caso também, hehehe!
Nesse caso, eu não tenho como criar as janelas e forms na IDE J2EE (por exemplo o WSAD), eu teria que criar as janelas e forms por fora, com outra IDE que permita isso? Seriam como dois sistemas distintos, um no servidor e outro no cliente que acessa o do servidor? Porque no caso de um sistema Web é um sistema só, tanto as regras de negócio quanto as páginas JSP que abrem nas máquinas cliente.
Na arquitetura WEB isso é possível pois o serviço web está disponivel em uma máquina que é acessada pelo cliente através do browser.
Tanto as paginas, como os Beans ficam no servidor web.
come on pessoal… isso é só MVC… :yhum:
Desculpe a ignorancia mais :
O QUE É MVC ?
MVC seria uma espécie de arquitetura em camadas.
Arquitetura MVC = Model View Controller
Com q ferramenta/padrão vc implementaria o controle?
De que modo você faria a conexão da View (em JavaDesktop) com o Controlador?
O conceito de MVC é simples quando tudo está no mesmo lugar e pode ser acessado por referencia simples, num sistema distribuido serializado complica um pouco…
Com q ferramenta/padrão vc implementaria o controle?
De que modo você faria a conexão da View (em JavaDesktop) com o Controlador?
O conceito de MVC é simples quando tudo está no mesmo lugar e pode ser acessado por referencia simples, num sistema distribuido serializado complica um pouco…[/quote]
ahm… enjoy:
http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&q=MVC+tutorial&meta=
hehe, 103.000 tutoriais encontrados
eu refinei um pouco a busca
http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&q=MVC+tutorial+java+-web&btnG=Pesquisar&meta=
retornaram somente 5.620… qdo vc exclui ‘web’ fica um pouco mais complicado… concorda?