http://www.readwriteweb.com/archives/is_the_relational_database_doomed.php?p=2
Alguem concorda com este “novo” modelo ?
Está me parecendo um DBF anabolisado…
Será que a solucao é passar por cima de tudo que existe até hoje ?
OPINEM !
http://www.readwriteweb.com/archives/is_the_relational_database_doomed.php?p=2
Alguem concorda com este “novo” modelo ?
Está me parecendo um DBF anabolisado…
Será que a solucao é passar por cima de tudo que existe até hoje ?
OPINEM !
Eu concordo com qualquer novo modelo que substitua o relacional.
Imagine que orientacao a objetos tambem teve que passar por cima de tudo que existia na epoca e nem por isso estamos lutando pra trazer o modelo estruturado de volta
O problema eh que nao estamos avancando…
Estamos voltando ao modelo DBF-TURBINATED.
Não acho que bancos de dados relacionais estão condenados. Isso é algo extremista.
O que ocorre é que um simples mapeamento chave/valor é mais adequado em ALGUNS cenários. Mas, como o próprio artigo diz, tem diversas desvantagens em relação aos bancos de dados relacionais.
Mapeamentos chave/valor são muito usados e muito eficientes em mineração e pesquisa em largas bases de dados não muito organizadas, tais como mecanismos de busca na internet (como por exemplo o google). Aqui a precisão, a corretude e a atualidade dos dados não são tão importantes, então alguns erros e inconsistências são tolerados. É óbvio que este não é o caso em outros tipos de aplicações.
O que acredito que vá acontecer no futuro é a combinação dessas duas coisas.
Agora chamar isso de EVOLUCAO é pegar pesado não acha ?
Mapeamentos Chave/Valor existem faz seculos… não tem nada de evolucao nisso.
A evolucao nao esta na abordagem, e sim nas novas implementacoes dela.
Chun, não seja alarmista e nem teimoso (como você é em 99,9% dos posts aqui do GUJ).
Não acredito que os bancos de dados relacionais desapareçam, mas acredito que não será mais a única solução do mundo. Existem casos, principalmente em alguns tipos de sites da web, onde o “overhead” de um banco de dados não é necessário, ou não é desejado. Daí a solução de usar bancos de dados sem schemas, praticamente um hashtable gigante, começa a fazer sentido para alguns. Com essa solução, torna-se possível que o próprio banco seja disposto num hash, resolvendo problemas de escalabilidade.
Não é evolução, o Berkeley DB, que havia antes dos relacionais, é um banco com pares chave-valor. Mas é inegável a “redescoberta” de algo que estava esquecido, e que tem se mostrado bastante útil.
Reiterando, esses novos bancos de dados não é pra todo mundo, assim como os bancos de dados relacionais também não são pra todo mundo.
Leonardo3001,
Alarmista ? Eu perguntei a OPINIAO… se voce ficou alarmado, problema é seu
Quanto ao TEIMOSO… teimoso com o que ?
[quote=chun]Agora chamar isso de EVOLUCAO é pegar pesado não acha ?
Mapeamentos Chave/Valor existem faz seculos… não tem nada de evolucao nisso.
[/quote]
De fato, existem desde a época que o pessoal fazia banco de dados por meio de IO em Basic e Fortran.
A diferença é que o pessoal caiu na real e viu que em alguns cenários isso é melhor que os bancos de dados relacionais.
Mas daí, sempre tem gente que vê que isso é melhor em alguns casos e extrapola, pensando que é melhor em todos os casos, o que não é verdade.
Parece uma “revolucao” ao estilo SOA…
Na epoca nao existia verdade que não fosse SOA… hj em dia… quanta diferenca…
Esta parecendo mais um fogo de palha mesmo.
De onde voce tirou isso?
Da onde eu tirei a onda SOA ?
IBM, Sun, Oracle, Mercado, palestras , eventos, revistas… algo mais que estou esquecendo ?
Uma coisa eh o que os fornecedores querem vender, outra coisa eh o que o mercado realmente precisa. Achei que desde a bolha dot com isso ja era manjado, mas pelo visto nao…
Quanto aos banco de dados relacionais, eu ja trabalho num projeto onde ele eh simplesmente um meio de gravar informacoes em disco. A integridade eh garantida no modelo, a escalabilidade e performance eh garantida por um cluster de objetos distribuidos. Modelo relacional neste projeto ja foi abolido faz tempo.
Não existe a morte de algum paradigma ou técnica ou algo do tipo.
Existe sim as pessoas começarem a usar a ferramenta certa para certos problemas, e não uma só para todos. Relacional resolve muita coisa não resolve tudo.
É aquela velha história de “Pra quem só sabe usar martelos, todo problema é um prego”.
[quote=s4nchez]Uma coisa eh o que os fornecedores querem vender, outra coisa eh o que o mercado realmente precisa. Achei que desde a bolha dot com isso ja era manjado, mas pelo visto nao…
Quanto aos banco de dados relacionais, eu ja trabalho num projeto onde ele eh simplesmente um meio de gravar informacoes em disco. A integridade eh garantida no modelo, a escalabilidade e performance eh garantida por um cluster de objetos distribuidos. Modelo relacional neste projeto ja foi abolido faz tempo.[/quote]
Fale mais sobre esse projeto. Acho que isso será muito enriquecedor para este tópico.