iReport - Pesquisa com parametro de data

Estou criando um relatório no iReport e ele já esta pronto. Só que a minha query contém um parametro de datas que informa uma data inicial e uma data final e este parametro tem que ser passado pelo programa que eu estou fazendo. Eu gostaria de criar no relatório duas variáveis, Data Inicial e Data Final, e colocar no parametro de datas da query para que eu informasse essas datas no programa e fizesse a pesquisa através destes parametros.
Como eu poderia criar essas variaveis e como eu posso informá-la na query do relatório ?

Cria as variaveis :

Ex:
pstrDataInicio e pstrDataFim

Na Query voce coloca

… AND (tabela.campo = $P{pstrDataInicio})
AND (tabela.campo = $P{pstrDataFim});

Voce precisa setar esses parametros, que virao do seu programa chamador, assim :

Map parameters = new HashMap();

parameters.put("pstrDataInicio", dtInicio.getText());
parameters.put("pstrDataFim", dtFim.getText());

Eu fiz assim e funcionou.

[]´s

Melhorando algumas coisa :

Clausula where :

AND (to_char(tabela.campo,‘dd/mm/yyyy’) = $P{pstrDataInicio})
AND (to_char(tabela.campo,‘dd/mm/yyyy’) = $P{pstrDataFim})

[]´s

Eu fiz o seguinte: Entrei em Database, Report query. Eu escolhi uma conexão e na clausula Report query eu coloquei a minha query com as alterações informadas na ajuda passada para mim:

(SELECT TO_CHAR(SYSDATE, ‘DD/MM/YYYY HH24:MI:SS’) AS DATA, ENTIDADE, COUNT(ENTRY_ID) AS TOTAL
FROM MAQUINAS
WHERE OPERADORA = ‘XXXX’ AND EQUIPAMENTO = ‘XXXX’ AND FABRICANTE = ‘XXXX’
GROUP BY ENTIDADE)

UNION

(SELECT TO_CHAR(SYSDATE, ‘DD/MM/YYYY HH24:MI:SS’) AS DATA, TIPO, COUNT(NUMERO_DA_OS) AS TOTAL
FROM SAS_OS
WHERE REGISTRO_DO_ATENDIMENTO >= $P{DataInicial} AND REGISTRO_DO_ATENDIMENTO <= $P{DataFinal} AND OPERADORA = ‘XXXX’ AND
(TIPO = ‘XXXX’ OR TIPO = ‘XXXX’) AND EQUIPAMENTO = ‘XXXX’ AND
FABRICANTE = ‘XXXX’ AND (STATUS = 3 OR (STATUS = 4 AND NUMERO_DE_VISITAS > 0))
GROUP BY TIPO)

Só que apareceu um erro quando eu cliquei em Read files, porque se eu salvar esta query, depois for visualizar o relatório em PDF ou em outro formato ele não acha, irá trazer os valores em nulo (não irá achar mesmo porque os parametros das datas não estão informados).
Será que o teste com parametros de datas só podem ser feitos via programa ou não pode passar este parametro no relatório ?

Correto.

Assim adicionado os parametros, não será mais possivel a visualização do relatório via iReport.
Teste direto de sua aplicação.

[]´s

Obrigado pela ajuda Thiago, irei faze meus testes pela aplicação.

Pessoal, estou com um problema parecido…

Eu passo um parâmetro na aplicação no formato Date ?Tue Jun 02 00:00:00 BRT 2009?
E minha query do ireport esta conforme segue:

AND AGENDAMENTO.AGDDAT = $P{AGDDAT}

Mas o relatório não é gerado, se eu passo os parâmetros pelo prompt do ireport ele gera corretamente.
Notem na imagem anexa que o próprio ireport já apresenta a data padrão no formato ?Ter 02/06/2009?

Alguém sabe como resolver?