Ionic, Erro ao gerar o sdk no Ubuntu "Error: Failed to find 'ANDROID_HOME'"

Estou tentando gerar o sdk pelo Ionic, mas toda vez que eu tento gerar ele acaba retornando este tenho este erro:

Running command: /home/tiagoaleff/IonicProjects/todo/hooks/after_prepare/010_add_platform_class.js /home/tiagoaleff/IonicProjects/todo

add to body class: platform-android

Error: Failed to find ‘ANDROID_HOME’ environment variable. Try setting setting it manually.
Failed to find ‘android’ command in your ‘PATH’. Try update your ‘PATH’ to include path to valid SDK directory.

Já procurei solucionar estes erros procurando na net, mas nao obtive sucesso e já perdi muito tempo nisso. Se alguém saber como resolver este problema e querer me ajudar eu agradeço.

Você tem o SDK devidamente instalado na sua máquina? E a variável de ambiente está setada corretamente?

Obrigado pela resposta Lucas. Eu tenho o sdk instalado na máquina, mas eu acho que a variável de ambiente não está setada corretamente.

Eu setei no final do arquivo .bashrc os seguintes comandos:

echo “export ANDROID_HOME=/android-sdk-linux/docs/sdk” >> ~/.bash_profile
echo “export PATH=$PATH:$ANDROID_HOME/tools:$ANDROID_HOME/platform-tools” >> ~/.bash_profile
source ~/.bash_profile

Eu achei estes comandos em um dos vários lugares que trazia soluções semelhantes a está, daí coloquei isto.

E funcionou?

Ainda não funcionou, isso foi o que eu coloquei antes de vim procurar ajuda. Eu também já tentei colocar outros caminhos aqui, mas não tenho certeza qual a pasta do Android que eu tenho que mapear no PATH.

Veja se te ajuda: Installing the Android Development Environment

Olá Lucas, ainda não deu certo aqui, mas olha o que aconteceu. Conferi o link que vc me mandou, mas não tive um resultado, coloquei aqueles comandos que são informados naquele link.

Eu estava dando o comando sudo ionic build android então me gerava aquele erro que eu mostrei no titulo deste tópico.

Então conversando com um professor meu, ele identificou que o ocorria um erro de eu estar colocando o sudo na frente dos comandos, quando eu nao colocava o sudo me gerava um erro permissão, procurei na net novamente e fui dando as permissões necessárias para ter acesso sem precisar do sudo, rodei este comando para as permissões.

sudo chown -R $USER nome da pasta ou arquivo

E agora está me voltando um erro, este aqui quando eu tento gerar o sdk com o comando ionic build android:

FAILURE: Build failed with an exception.

*** What went wrong:**
A problem occurred configuring root project ‘android’.
> failed to find target with hash string ‘android-23’ in: /opt/android-sdk

*** Try:**
Run with --stacktrace option to get the stack trace. Run with --info or --debug option to get more log output.

BUILD FAILED

Total time: 17.228 secs

Error: /home/tiagoaleff/IonicProjects/myApp/platforms/android/gradlew: Command failed with exit code 1 Error output:
FAILURE: Build failed with an exception.

*** What went wrong:**
A problem occurred configuring root project ‘android’.
> failed to find target with hash string ‘android-23’ in: /opt/android-sdk

*** Try:**
Run with --stacktrace option to get the stack trace. Run with --info or --debug option to get more log output.
Please install Android target: “android-23”.

Hint: Open the SDK manager by running: /home/tiagoaleff/android-sdk-linux/tools/android
You will require:
1. “SDK Platform” for android-23
2. "Android SDK Platform-tools (latest)
3. “Android SDK Build-tools” (latest)

Parece que faltou instalar alguma coisa, vou instalar o android 23 que ele comenta ali. Obrigado pela atençao.

Isso, deve ter faltado instalar o sdk do android 23 lah no manager do android. tente isso pra ver se funciona.