Introduzindo estagiários

Qual a melhor forma de introduzir estagiários em um ambiente de desenvolvimento ??

a) Faça ele pagar o churrasco;
b) Mostre para ele como funciona a fotocopiadora;
c) Mostre a ele onde fica o pó e a cafeteira.

Brincadeiras a parte… já pensou em pair programming?

Sim, pair programming eu já aplico. Gostaria de saber de suas experiências, dentro do seu ambiente de trabalho e dentro da cultura organizacional

ahco que vc pode ir passando pra ele as correções e tarefas que ninguém quer fazer

sério pessoal :x … Muita gente entra numa softwareHouse com um diploma debaixo do braço e não sabe o que é uma metodologia, testes, agilidade …

Ta reclamando??? Tem muita gente que tá no mercado com anos de experiência e até hj não sabe nem OO direito. :?
Acho que poderia ir liberando atividades de view que é um porre e ele consegue achar na neT facilmente.
Javascript / JSP / Struts / JSF

Os dois ultimos tem que ter em mente q o cara vai apanhar um pouco.

Abraços
Wanderson

Aqui nos temos um padrão de desenvolvimento que gerou uma aplicação padrão com o basico que todos os projetos devem ter em cima disso nós damos um treinamento rapido de + ou - 20hs (4h por dia) com os assuntos que o novo funcionario ou estagiario precisara saber, o treinamento vai desde OO se precisar e até EJB WS e cada desenvolvedor dá o treinamento de sua especialidade para facilitar. Depois que adotamos essa forma o tempo de aprendizado do pessoal novo foi bem mais rapido e também dá pra sentir quem leva jeito ou não para cada item.

Cara…eu falei sério !!!

Por isso eu gosto da idéia do pair programming.

Se você está olhando, você corrige, sugere práticas, etc. O estagiário logo começa a se ligar que o conhecimento de faculdade está muito abaixo do esperado, e aí você sugere o material de estudo correto.

Se você está implementando, você comenta o que está fazendo.

Mas é uma boa deixar ele solto, também. E aí a sugestão do Guilliano pode ser útil.
Reserve algumas horas do dia dele para correção de código, e depois monitore.

A cultura ele acaba pegando, já que irá participar das mesmas reuniões e discussões. É só uma questão de tempo.