Interpretador de comandos simples em ruby

Olá pessoal.

Estou estudando ruby a pouco tempo e no momento estou lendo o livro “O Programador Pragmático”.
Neste livro encontrei um exercício onde pede-se para construir um interpretador de comandos bem simples onde o importante é que seja fácil adicionar novos comandos nesta “minilinguagem”.
Criei o programa abaixo mas acho que ele pode ser escrito de forma bem melhor usando recursos mais elaborados que o ruby oferece.
Gostaria de ver outras idéias de programadores ruby com mais experiência e também de receber críticas sobre este código.

Caso este tópico for noob demais, peço desculpas galera.

Valeu.

class Interpreter

def initialize
    @cmds = Commands.available_commands
  end

def execute
    c = Commands.new
    while (true)
      input = gets()
      tmp = input.split(" ")
      cmd = tmp[0] # comando
      prm = tmp[1] # parametro

if c.respond_to? @cmds[cmd][1] 
        c.send(@cmds[cmd][1], prm) if @cmds[cmd][0]
        c.send(@cmds[cmd][1]) unless @cmds[cmd][0]
      else
        puts "comando nao suportado"
      end

end
  end

end

# comandos disponíveis - para mais comandos adicionar métodos 
class Commands 

def self.available_commands
    { "P" => [true,  :doSelectPen], 
      "D" => [false, :doPenDown], 
      "U" => [false, :doPenUp] }
  end

def doSelectPen(size)
    puts "selected pen #{size}"
  end

def doPenDown
    puts "down pen"
  end

def doPenUp
    puts "up pen"
  end
end

# inicia a execução do programa
i = Interpreter.new
i.execute

Interessante…
Acho que o programa poderia dar suporte a leitura dos comandos a partir de um arquivo, que seria o uso mais comum para uma minilinguagem.

Tentei jogar pela entrada padrão através de um pipe, até que funcionou mas no fim deu erro porque ele não sabia tratar o fim de arquivo.

>type interpreter.dat
P 10
U
D
U
P 50

>type interpreter.dat | jruby interpreter.rb
selected pen 10
up pen
down pen
up pen
selected pen 50