Interfaces

Cara eu estou estudando java e cheguei em uma parte que fala sobre interfaces, mas essa parte os caras deixaram bem por cima e não estou conseguindo entender, alguém poderia me explicar o que é e para que serve interface, e me dar algum exemplo. Não estou me referindo a interface de usuário.
Um exemplo que eu peguei no livor é esse :

public interface calculo
{
    return calculo;

}

Acho que era isso não estou bem lembrado o livro ficou em casa

Amigão,acho q esse link te ajuda:

http://www.portaljava.com/home/modules.php?name=Forums&file=viewtopic&t=22795

Valew!!

ou então da uma olhada nesse aqui!

http://www.portaljava.com.br/home/modules.php?name=Forums&file=viewtopic&t=22795&sid=fdcde1ebdc22aea28f7829692881e73b

flw…

Cara pelo que eu entendi nesses links, a interface funciona como um tipo de variável que fica disponível para qualquer classe usar, como no exemplo:

public interface Jogar
 { 

void chutar(); 
} 

public class Futebol implements Jogar 
{ 

void chutar()
      { 
            System.out.println("Chutando uma bola!"); 
      } 
} 

Mas não entendi a funcionalidade, por exemplo não existe nada armazenado na interface e não existe nada sendo enviado para a interface, apenas está imprimindo um frase que eu poderia fazer assim:

public class Futebol { 

public static void main(String[] args)
         {
            System.out.println("Chutando uma bola!"); 
      } 
} 

Não entendi a idéia de funcionalidade de usar interface.
Alguém poderia me explicar?

Você usa interface quando quer que os métodos da interface sejam obrigatoriamente declarados na sua classe, mesmo que você não os implemente na sua classe, os deixando vazios, vai ter que declaralos.
Da uma lida aqui http://www.guj.com.br/java.tutorial.artigo.123.1.guj :joia:

Ok maluquo1 desculpa de estou sendo chato, estou tentando entender
Estudei o link que vc deixou e fiquei com a seguinte dúvida.
Lá tem o seguinte código como exemplo:

public interface Funcionario {