IntelliJ IDEA Community Edition

Pois é, o que muitos esperavam aconteceu, a Jetbreans disponibilizou na sua nova versão 9, uma edição da IDE totalmente free, com efeito dos sinais dos tempos de Eclipse e NetBeans. Para quem gosta do IDEA (como eu :smiley: ) pode agora usar (claro, com algumas restrições) essa ótima IDE.

É, p/ quem está começando (Java SE) acho que é legal, mas quem precisar de algo a mais vai ficar na mão…

Olha a comparação das versões community e ultimate…
http://www.jetbrains.com/idea/features/editions_comparison_matrix.html :oops: :oops: :oops: :oops:

Sei lá, não me animei a baixar… Entre o IntelliJ “capado” e o NetBeans ainda vou ficar com o NetBeans…

[]´s

[quote=davidbuzatto]É, p/ quem está começando (Java SE) acho que é legal, mas quem precisar de algo a mais vai ficar na mão…

http://www.jetbrains.com/idea/features/editions_comparison_matrix.html :oops: :oops: :oops: :oops:

Sei lá, não me animei a baixar… Entre o IntelliJ “capado” e o NetBeans ainda vou ficar com o NetBeans…

[]´s[/quote]
++

[quote=davidbuzatto]É, p/ quem está começando (Java SE) acho que é legal, mas quem precisar de algo a mais vai ficar na mão…

[]´s[/quote]

Sem dúvida o NetBeans vem com uma pack de funcionalidades muito maior do que a versão capada deles, mas para mim está sendo bom por uma única razão. Estou passando dois meses fora de casa, e estou usando um notebook vagabundo, bem fraco para programação, NetBeans 6.8 não roda nem … então o IDEA está me quebrando esse galho muito bem, até porque o projeto que estou fazendo em casa é apenas JSE, e dá de sobra no que estou projetando.

Mas estou de acordo, são muitas limitações para IDEs frees com suporte muito maior. Porém a primeira vez que trabalhei com IDEA faz 5 anos, e eu gostava muito da versão full.

Na verdade essa versão community já faz um tempo que esta disponível, desde o lançamento oficial da versão 9.0 que foi há alguns meses.

Acho que é mais um aperitivo pro cara se viciar no editor e nunca mais conseguir usar outra IDE (eu passei por isso rs), ai ele acaba comprando a versão “full”, que a menos que vc seja estagiário, vale o valor investido.

[]s

[quote=Luiz Aguiar]Na verdade essa versão community já faz um tempo que esta disponível, desde o lançamento oficial da versão 9.0 que foi há alguns meses.

Acho que é mais um aperitivo pro cara se viciar no editor e nunca mais conseguir usar outra IDE (eu passei por isso rs), ai ele acaba comprando a versão “full”, que a menos que vc seja estagiário, vale o valor investido.

[]s[/quote]

Era o que tinha acontecido comigo há alguns anos atrás, quando ainda eu usava a versão 4.5 do IDEA. Nossa o editor deles é realmente muito bom, se bem que me acostumei com o editor do NetBeans, e hoje em dia, fica até meio complicado de decidir qual é o melhor.

A versão full é muito boa e prática, mesmo ainda preferindo atualmente a NetBeans.

Eu cheguei a usar a versão full do IDEA há uns dois anos atrás…

Achei realmente muito bom, principalmente pelo menor consumo de memória, comparado às versões do Netbeans e do Eclipse da época.

Gostaria muito que a versão Community possuísse mais funcionalidades, principalmente no que diz respeito ao suporte a Frameworks e Linguagens.
Mas, como nem tudo pode ser como queremos, continuo com o Eclipse para JEE e Netbeans para Java SE, Rails e Grails (sendo que Rails e Grails uso só por diversão mesmo).

Abraços.

O IDEA é show, mas essa versão free eu vi que é bem limitada.

A versão full eu acho muito melhor que o NetBeans, o Eclipse nunca usei então não posso comparar.

E é bem como o pessoal já falou, o editor do Idea é excelente.

Melhor IDE java que já trabalhei. O problema é que deixa o usuário viciado. :slight_smile:
Mexo nele desde a versão 3 e sempre que posso optar por usar o IDEA, eu uso.

é… ate hoje, só usei o eclipese JEE e nao tenho do que reclamar, ja usei o netBeans, mas prefiro o eclipse, e alias, nunca fiz nada que precisase de algo mais…

Será que o suporte a Grails é bom? Dá para solicitar uma licença para estudante gratuita http://www.jetbrains.com/idea/buy/buy.jsp#classroom