[quote=Elizeu_Santos]excelente noticia!
estou pensando seriamente em migrar de IDE para o JetBrains.
tem versão linux??[/quote]
Sim. Trabalha bem com linux… utilizo com ubuntu.
Pois eh, eu tinha contato com Netbeans até entrar na última empresa que trabalhei. E lá me passaram o IDEA para trabalhar.
Alguns usavam o Netbeans, mas a vantagem era que nenhum projeto era vinculado a uma ide especifica.
O que vejo muitas vezes é que o eclipse tem alguns plugins ou projetos que algumas empresas utilizam e você acaba ficando engessado nele.
A grande vantagem pra mim no IDEA é o editor, muito superior as demais ide’s. Mas para programar o cara programa mesmo em qualquer ide, o que muda é o costume mesmo, como as teclas de atalho, a maneira de montar os projetos e tal.
Outra coisa que acho legal no IDEA é que cada projeto aberto é uma janela nova, no netbeans e no eclipse eu não curto muito ter todos os projetos na mesma janela.
Ele se integra com projetos do Eclipse e no NB da pra trabalhar com Ant na boa.
Também pode utilizar ferramentas como Maven, Ivy, Grandle, que deixam o projeto independente de IDE, na verdade deveriam ser padrões para todos projetos isso.
Nunca mexi com com Intellij, mas ouço muitas pessoas falarem bem. Mas acho difícil utilizarem ela em empresas. Eclipse e Netbeans são livre. Porque as empresas iriam pagar por uma IDE?
Isto depende das necessidades que a IDE possa cobrir. Não adianta pagar por uma ferramenta se as funcionalidades a mais não serão usadas, ou usar uma ferramenta grátis e ter que usar contornos que afetarão negativamente o produto e sua qualidade.
Nem sempre o custo é o ponto chave na escolha de uma ferramenta. Podem existir diversas variáveis que pesam na decisão além do custo, tais como tecnologias já empregadas (e as que ainda serão), conhecimento da equipe de desenvolvimento (ou mesmo de outros setores da empresa), aval da gestão, e muitas outras…
amo o eclipse, porém um problema constante que vejo, e considero fatal é o fato dele ser uma plataforma. Em outras palavras ele depende MUITO de plugins, não faz nada sem eles! e acaba com isso mantendo o projeto preso.
Sim. Também uso o Eclipse e a principal dificuldade que vejo nele é deixá-lo na sua forma ideal para desenvolvimento, seja pela instalação de plugins ou por ajustes da distribuição padrão. E se a necessidade for migrar, não tem como… muitas vezes vai ser uma dor de cabeça. Mas isso pode acontecer com qualquer outra IDE.
No caso do Netbeans, por exemplo, também é uma plataforma… mas o esquema de configuração é facilitado. Pelo que vejo a Intellij está seguindo este mesmo caminho.