Com qual linguagem de programaçao devo comerça um projeto de I.A:
JAVA, PYTHON, LUA, JAVASCRIPT OU JULIA??? obg pela atençao!!
Qualquer uma.
Se não quiser aprender uma linguagem nova, use a que estiver mais familiarizado.
Abraço.
Inteligencia Artificial é um conjunto de algoritmos.
QQ coisa implementa isso.
Agora algumas linguagens tem conjuntos de bibliotecas que podem facilitar, e muito, a sua vida. Python e Perl tem um monte de projetos open source que vc pode utilizar e apenas “colar” os codigos necessarios.
A desvantagem é que assim vc não aprende os algoritmos em si. A vantagem é que se vc precisa de algo que funcione… ja tem pronto e as vezes é muito bem testado pela comunidade.
valeu pelas respostas!! mas java seria uma boa escolha??
pq não seria?
eu usaria uma linguagem que eu estivesse acostumado. justamente pq esses algoritmos podem ser mais complexos que o normal.
obg pela atençao !!!
Amigo, o campo de inteligência artificial é muito grande.
Creio que com qualquer linguagem você consiga criar uma boa aplicação, no entanto, quando se fala de performance, eu sempre penso em C++.
Em aplicações com I.A, é sempre muito comum a necessidade de alto processamento de informações.
Se você precisa trabalhar com redes neurais ou algum outro campo de I.A, é sempre legal ter a velocidade de C ou C++.
então com JAVA nao e uma boa escolha por causa da performace ???
eu estava vendo alguns videos de I.A e os professores usavam JAVA!! PQ ???
Se está querendo material para estudar tem esse repositorio do github
Artificial Intelligence for Humans - Code Examples .
Lisp, Prolog, Phyton, depende.
O que vc quer fazer?
Rapaz, o problema do Java quando se trata de I.A. depende muito da aplicação. No caso de uma grande quantidade de informações, eu não utilizaria Java.
Na minha opinião, muito depende também do programador. Você é produtivo com Java? Sabe utilizar bem os recursos da linguagem? Se a resposta for sim, então vai fundo. Quem sabe mais pra frente você não reescreve o código em C / C++?
Abraços.
acho q vou de c ou c++ msm!! kkk
ou lisp !!
esse papo de que c++ é mais rapido que java é muito relativo
hoje em dia com a JVM e Hotspot, a maquina virtual java faz otimização Just In Time. Sem falar que a gerencia de memoria quando vc escolhe e configura o garbage collector pode ser até mais eficiente do que vc pode fazer com C++ (java 9 pode ter Ahead Of Time compilation tb )
a questão é implementar direito e saber usar o tooling certo. se vc tem problemas de performance e usa um algoritmo O(n^2), supondo que tem um melhor, o problema certamente estará no algoritmo e nao na implementação. e em varios casos o problema de performance pode ser um determinado ponto do seu programa e um profiler podera ajudar vc a encontrar.
eu ja fiz melhorias de performance em Java (e outras linguagens) e muitas vezes significa modelar bem, saber usar cache direito, saber fazer I/O eficiente e entender lock/sincronia se for usar threads, trabalhar com estruturas imutaveis, etc. exige experiencia. e em c++ tambem exige experiencia pois c++ mal feito é tão ruim quanto java mal feito.
e se uma parte do seu programa é realmente lenta em java, nada impede de vc fazer em C++ ou FORTRAN e colar com JNI. Reze pra não ser necessario ( fiquei com trauma disso ).
hoje em dia existem soluções de fluxo de dados como Spark e Hadoop e o seu problema pode se tornar agnostico a linguagem. vc pode inclusive dividir o problema entre sistemas feitos em linguagens diferentes. isso pra trabalhar em um ambiente cloud e processar as coisas em paralelo rapidamente é bem divertido ( e o custo pode valer a pena ).
eu jamais vou preferir uma linguagem por conta da perfomance relativa da mesma. eu quero um bom suporte, bibliotecas boas, tooling, livros, comunidade, etc. mas isso sou eu.
no mundo java eu ainda posso usar JRuby, Scala, Clojure, Groovy. Mas dependendo do meu problema eu vou precisar de muitas ferramentas e a integração entre elas que será crucial. É quando vc usa R, usa um banco de dados especial, etc. Em geral são problemas de machine learning.
2016 ja falamos em arquiteturas serverless ( amazon lambda por exemplo ). C++ ainda é util ( princialmente a versão 2017 ) porem não é a chave para o sucesso. não sozinho.
Boa explicação !!!
eu estou pensado de criar uma aplicação para web, onde pessoas pode postar fotos, e essa I.A identifica por meio de valor de entrada por exe: o nome da pessoa/pessoas na foto, igual a do facebook, e com isso a I.A prendia, depois da outra postagem quem estar na foto !! eu queria saber qual dessas linguagens da mais suporte ao desenvolvimento …por exe: libs disponíveis, etc… !! ???
Não entendo muito de I.A., mas creio que essa aplicação vá utilizar o conceito de Machine Learning, certo?
Basicamente a máquina aprende a executar certas ações baseando-se em exemplos.
Temos esses tipos de bibliotecas para diversas linguagens, inclusive Java:
Java - Java-ML (http://java-ml.sourceforge.net/)
C++ - Shark (http://image.diku.dk/shark/) e MLPack (http://mlpack.org/)
Tem esse de reconhecimento de imagens :
IMAGE RECOGNITION WITH NEURAL NETWORKS HOWTO
android_image_recognition_using_neuroph
{ },s.
como consigo implementar c++ ou java no servidor ???
É uma pergunta que tem uma resposta razoavelmente longa, e há diversos tutoriais e materiais de como usar linguagens servidor, as apostilas da Caelum, vídeos no Youtube, etc.
Se você tiver dificuldade em um tópico específico, recomendo você abrir um tópico à parte, pois isso já foge um bastante do tema inicial.
Abraço.