Integração de sistemas

Oi!

Estou estudando sobre integração de sistemas para implementar em um trabalho da faculdade.
Imagine o seguinte ambiente com tecnologias diferentes:

Site e-commerce em um servidor na web qualquer.
Sistema local de estoque.

Como integrar esses dois caras? A fim de, uma venda dar baixa no sistema de estoque, e por ai vai…

Eu li sobre:
Web services
Spring integration
Apache Camel
REST

Afinal, alguém tem alguma idéia, ou já fez algo do tipo? Utilizou algum framework?

Obrigado.

depende de qual tecnologia vc tem nas pontas.

se seu servidor web roda C# e seu cliente é baseado em WPF, o natural seria utilizar WS* (SOAP);

por outro lado, se você tem uma aplicação Rails, Grails, VRaptor… no web server e swing ou jafafx no cliente, o mais natural seria optar por REST;

e entre esses 2 cenários existem outras dezenas de possibilidades. Qual é especificamente o seu caso?

Integração via banco, é o que todo mundo faz.

isso não é mais realidade a pelo menos 10 anos.

A frase correta seria :

“Integração via banco, é o que todo mundo, sem noção, faz.”

Esse é o pior tipo de integração de todos os tempos. Nunca, nunca o utilize. Hoje não ha mais razão para isso.

Desculpem colegas, sem querer causar polêmica… mas todo chinelo velho encontra seu pé torto. Veja um caso que temos por aqui onde trabalho: dois sistemas rodando independentemente, mas no mesmo servidor e ambos com banco Oracle. Conseguimos integra-los sem colocar nenhum “terceiro” entre eles. Um caso desses dá pra resolver com um simples database link…

Cada caso é um caso…para fazer a integralção é preciso saber (dentre outras coisas):

• Periodicidade mínina para sincronizar os sistemas (online, 1 hora, diária)
  • Qual a plataforma/linguagem em ambas as pontas (de Java para Java, por exemplo seria fácil)
  • Se o sistema local (estoque) é um legado e vc perdeu o código fonte/não tem acesso