[quote=guitarbrasil]Eu penso que usar SOA Web Services (SOAP) seja a tecnologia mais consagrada para esse tipo de situação e com implementações bastante robustas tal como o Apache Axis. Vi, porém nunca trabalhei, o uso de applicações RESTful.
O próprio Spring Framework tem uma abstração bastante robusta para interligar sistemas!
Abraços,
Daniel[/quote]
Putz! “Implementação bastante robusta” e “Axis” não se encaixam na mesma frase, amigo!
Anyway, quanto à dúvida do autor do tópico, o mais certo é: depende. A melhor estrutura que se tem para fazer isso, hoje, é SOA. Nisso, claro, entram vários conceitos (BPEL, ESB, CEP, SOAP, REST… a lista não para). No entanto, a (imensa) maioria das empresas, sempre que vai fazer algo assim, opta pela utilização de suítes SOA com suporte já integrado, como suite Oracle ou Websphere (IBM). Essas suites custam rios de dinheiro. Existem, claro, suites open source (que são igualmente boas), mas que em geral têm comunidades menores, etc.
Existe, também, uma abordagem que no momento eu acho bastante interessante, que é o Apache Camel. Ele expõe uma DSL para que você crie as opções de roteamento, tem uma IDE própria para facilitar o uso, interage bem com Java puro ou usando Spring, e é open source. No momento, tem sido uma aposta minha para diversos usos. Vale lembrar que ele não substitui um ESB, mas tem características próprias que, dependendo do caso, o torna mais viável de ser usado. Ou então, você pode ainda mesclar o Camel com um ESB (onde o ideal seria o ServiceMix, também da Apache).
Enfim, são tudo escolhas. Poste mais detalhes sobre que tipo de integração você quer fazer que eu posso te dar mais dicas, OK?
[]'s