integração de sistemas de várias maneiras

Caros, boa tarde.

Qual a melhor maneira de integrar sistemas de diferentes linguagens e ambientes.

Pretendo utilizar Web Services, mas não somente isto.

Tenho processos que tem de passar/obter dados de 3 ou mais sistemas distintos.

O ESB seria o ideal para isto?

Quais os melhores open e pagos?

Obrigado pela atenção

Henrique Santos

Eu penso que usar SOA Web Services (SOAP) seja a tecnologia mais consagrada para esse tipo de situação e com implementações bastante robustas tal como o Apache Axis. Vi, porém nunca trabalhei, o uso de applicações RESTful.

O próprio Spring Framework tem uma abstração bastante robusta para interligar sistemas!

Abraços,

Daniel

[quote=guitarbrasil]Eu penso que usar SOA Web Services (SOAP) seja a tecnologia mais consagrada para esse tipo de situação e com implementações bastante robustas tal como o Apache Axis. Vi, porém nunca trabalhei, o uso de applicações RESTful.

O próprio Spring Framework tem uma abstração bastante robusta para interligar sistemas!

Abraços,

Daniel[/quote]

Putz! “Implementação bastante robusta” e “Axis” não se encaixam na mesma frase, amigo!

Anyway, quanto à dúvida do autor do tópico, o mais certo é: depende. A melhor estrutura que se tem para fazer isso, hoje, é SOA. Nisso, claro, entram vários conceitos (BPEL, ESB, CEP, SOAP, REST… a lista não para). No entanto, a (imensa) maioria das empresas, sempre que vai fazer algo assim, opta pela utilização de suítes SOA com suporte já integrado, como suite Oracle ou Websphere (IBM). Essas suites custam rios de dinheiro. Existem, claro, suites open source (que são igualmente boas), mas que em geral têm comunidades menores, etc.

Existe, também, uma abordagem que no momento eu acho bastante interessante, que é o Apache Camel. Ele expõe uma DSL para que você crie as opções de roteamento, tem uma IDE própria para facilitar o uso, interage bem com Java puro ou usando Spring, e é open source. No momento, tem sido uma aposta minha para diversos usos. Vale lembrar que ele não substitui um ESB, mas tem características próprias que, dependendo do caso, o torna mais viável de ser usado. Ou então, você pode ainda mesclar o Camel com um ESB (onde o ideal seria o ServiceMix, também da Apache).

Enfim, são tudo escolhas. Poste mais detalhes sobre que tipo de integração você quer fazer que eu posso te dar mais dicas, OK?

[]'s

Caro asaudate, tirando a parte soberba da eloquente resposta prontamente aferida, e nao obstante, completa e embasada, tirando a parte em que não menciona apache axis como ferramenta de implementação da arquitetura orientada a serviços, voce cita a mesma coisa que eu tentei, resumidamente, vestir em minha ideia/resposta curta, porém objetiva.

Bom, adendo a isso, e já me referindo ao autor propriamente dito da postagem inicial, retifico a informação de que apache axis é sim bastante rebusto enquanto implementação e com o qual já trabalhei em dois grandes projetos onde diversas plataformas e sistemas diferentes se interligavam: o mote da proposta SOA.

Anyway, um forte abraço e tente ser menos impetuoso em suas colocações #FICADICA

Gentilmente,

Daniel

[quote=guitarbrasil]Caro asaudate, tirando a parte soberba da eloquente resposta prontamente aferida, e nao obstante, completa e embasada, tirando a parte em que não menciona apache axis como ferramenta de implementação da arquitetura orientada a serviços, voce cita a mesma coisa que eu tentei, resumidamente, vestir em minha ideia/resposta curta, porém objetiva.

Bom, adendo a isso, e já me referindo ao autor propriamente dito da postagem inicial, retifico a informação de que apache axis é sim bastante rebusto enquanto implementação e com o qual já trabalhei em dois grandes projetos onde diversas plataformas e sistemas diferentes se interligavam: o mote da proposta SOA.

Anyway, um forte abraço e tente ser menos impetuoso em suas colocações #FICADICA

Gentilmente,

Daniel[/quote]

Ops, desculpe se soei impetuoso, realmente não foi a idéia.

O que tentei transmitir em relação ao Axis é que nota-se que a Apache o está relegando a segundo plano. Basta que se veja a JIRA do projeto, no dia de hoje mesmo. Nos últimos 30 dias, foram 40 issues criadas contra 18 resolvidas. E as últimas issues criadas foram de coisas bobas, como eu assinalei na imagem que estou colocando em anexo. Aí, você pergunta: “porque a Apache abandonaria o projeto Axis?” e eu respondo, ela está se voltando ao CXF, que é mais robusto e implementa de maneira melhor o JAX-WS. Por isso eu não o considero como algo que se deva levar a sério nos dias de hoje.

[]'s

Caros, boa noite.

Obrigado pelas respostas.

A integração que falei na verdade seria uma centralização de integrações (já existentes e que deverão vir), por isto mencionei o ESB.

O que tenho feito agora são integrações pontuais (arquivos, banco, web services, ftp, email, etc) e para os web-services eu utilizo o spring web services, eu não gosto de ferramentas/framework que tenham “wizards” que geram fontes/stubs/etc.

Vou aproveitar e estudar sobre os ESB, EIP (Enterprise Integration Patterns) e, se eu tiver tempo, sobre o spring integration.

Falando de Spring Integration, alguém já usou?

Sou um fã do Spring Framework (uso desde a versão 1.0), estou gostando de usar o spring web services e lendo o reference manual do Spring Integration estou gostando do que ele propõe (aplicações do patterns do livro Enterprise Integration Patterns).

[quote=henrique.santos]Caros, boa noite.

A integração que falei na verdade seria uma centralização de integrações (já existentes e que deverão vir), por isto mencionei o ESB.

O que tenho feito agora são integrações pontuais (arquivos, banco, web services, ftp, email, etc) e para os web-services eu utilizo o spring web services, eu não gosto de ferramentas/framework que tenham “wizards” que geram fontes/stubs/etc.

Vou aproveitar e estudar sobre os ESB, EIP (Enterprise Integration Patterns) e, se eu tiver tempo, sobre o spring integration.

Sou um fã do Spring Framework (uso desde a versão 1.0), estou gostando de usar o spring web services e lendo o reference manual do Spring Integration estou gostando do que ele propõe (aplicações do patterns do livro Enterprise Integration Patterns).[/quote]

Nunca usei o Spring Integration… só sei que a maioria dos patterns de integração são implementados pelo Camel e que ele também se integra muito bem com o Spring.

[]'s

[quote=asaudate][quote=henrique.santos]Caros, boa noite.

Sou um fã do Spring Framework (uso desde a versão 1.0), estou gostando de usar o spring web services e lendo o reference manual do Spring Integration estou gostando do que ele propõe (aplicações do patterns do livro Enterprise Integration Patterns).[/quote]

Nunca usei o Spring Integration… só sei que a maioria dos patterns de integração são implementados pelo Camel e que ele também se integra muito bem com o Spring.

[]'s[/quote]

Caro, obrigado. Darei uma olhada nele também.