INSTRUÇÕES SQL - Aspas simples e aspas duplas?

Olá, pessoal, tenho uma dúvida com relação à instruções SQL no código Java.
Estou estudando aqui em um livro e no capítulo sobre conexão com banco de dados deparei-me com uma instrução de inclusão que não estou entendendo o por que das aspas simples e aspas duplas bem como a lógica que está por trás dessas instruções.

Bem, tenho um bando chamdao meuBanco o qual possui uma tabela chamada filmes e devo inserir um novo filme nela onde os campos a serem inseridos são código, título, gênero, produtora, e data da compra.

A instrução SQL que tenho é a seguinte:

Strin sql = "INSERT INTO Filmes (codigo, titulo, genero, "+ "produtora, datacompra) Values (' " + tfCodigo.getText() + " ' , ' " + tfTitulo.getText() + " ' , ' " + tfGenero.getText() + " ' , ' " + tfProdutora.getText() + " ' , ' " + tfDataCompra.getText() + " ')";

Em outro código do livro vi que o autor usou aspas simples para fazer um pesquisa em uma cadeia de valores do campo código e o valor do código estava entre aspas simples. O código está abaixo:

ResultSet rs = meuState.executeQuery("Select codigo, titulo FROM Filmes WHERE codigo > '03129' AND codigo <'03149' ORDER BY codigo");

No código acima o valor do campo código a ser pesquisado está entre aspas simples sendo que toda a instrução SQL está entre aspas duplas. Aí eu entendi, mas o código anterior não entendi a lógica. Acho que estou perdido nesse monte de aspas simples e aspas duplas.

Fiz uma pesquisa aqui no fórum e deparei-me com o seguinte tópico:

http://www.guj.com.br/posts/list/129963.java#700199

A terceira classe que o membro posta é a classe MedicoBD e é quase parecido com o código que tenho no livro a menos dos valores, mas a insttrução é a mesma e a sintaxe também.

Aí fiquei na dúvida.

Alguém poderia esclarecer como funciona as instruções SQL no que tange as aspas simples e aspas duplas, onde devo usar simples e onde devo usar duplas, por favor ?

Desde já agradecido !