A ej-technologies.com lançou a versão 4.3 to seu instalador multi-plataforma para aplicações Java. Dentre as novidades estão uma melhor compressão de arquivos, utilizando o algoritmo LZMA, melhora no suporte ao Chinês enovas opções para a plataforma Windows.
Tem o IzPack, que dá até pra integra com o Ant. Não tem interface, é todo configurado por xml.
Julien Ponge, desenvolvedor do IzPack escreveu um tutorial bem mole no JavaLobby.
Apesar de não ter testado ainda, eu também indicaria o Nullsoft Scriptable Install System. Tem plugins pra Eclipse e inclusive editor visual. Parece ser muito bom.
Mas acho que só gera pra windows…
Olá a todos, sou Enderson do IFRR, Análise de Sistemas, Boa Vista - Roraima.
Um das coisas chatas do Install4j é justamente sua condição proprietária.
Existem alguns outros instaladores bastante interessantes como o adv.install(proprietário). Contudo, o que mais me chamou a atenção foi mesmo o Install4j. Com ele pude facilmente configurar uma pequena aplicação - que me tomou alguns meses - tanto para ser instalada em ambiente Windows, com um .exe, quanto para Unix, através do .sh gerado pelo instalador.(Se alguém sentir curiosidade de conhecer essa aplicação e melhorá-la também, está voltada para o ramo de remanufatura de cartuchos, é só enviar um e-mail) <[b]enderson_n@hotmail.com[/b]>
Só houveram alguns problemas com relação ao banco de dados, o qual deveria ter dados iniciados na instalação. Com relação a isso, o Install4j possui um local onde é possível escrever um script java, mas no caso de uma operação com o banco, torna-se inviável devido o fato do instalador não poder carregar o driver do SGBD, um JDBC no meu caso (Bom, pelo menos de acordo com o que li).
Por isso, se alguem precisar de alguma ajuda de ordem elementar com este instalador, sinto-me a dispor par tal.