Bom dia!
Gostaria de tirar uma duvida com vocês a respeito da instalação do drive jdbc. Não sei como fazer esta instalação, baixei o drive na internet mas não sei como proceder. Já fiz a classe para fazer a conexão, so que esta ocorrendo o erro:
ClassNotFoundException: com.microsoft.jdbc.sqlserver.SQLServerDriver
SQLException: No suitable driver found for jdbc:microsoft:sqlserver://suporte:1433
Usando Eclipse: Clique com o botão direito do mouse sobre o projeto, selecione a opção build path e depois a opção configurar build path.
Na aba libraries, clique no botão add external jar. Navegue nas pastas até encontrar o jar correspondente e adicione-o ao classpath.
No netbeans: clique com o botão direito do mouse sobre a pasta biblioteca ou library, selecione a opção add external jar, navegue entra as pastas até encontrar o jar correspondente e adicione-o ao classpath.
Estou com o mesmo problema. O jar está corretamente setado no classpath do Win7, segue :
.;%JAVA_HOME%;C:\Program Files\Microsoft SQL Server JDBC Driver\sqljdbc_3.0\enu\sqljdbc4.jar
Setei também no libraries do eclipse, mas mesmo quando eu tento rodar o código abaixo direto pelo prompt ele da o erro citado [quote]No suitable driver found for jdbc:microsoft:sqlserver://localhost:1433;databaseName=LocadoraVeiculos;[/quote]
Segue o código :
[code]import java.*;
public class Connect{
private java.sql.Connection con = null;
private final String url = “jdbc:microsoft:sqlserver://”;
private final String serverName= “localhost”;
private final String portNumber = “1433”;
private final String databaseName= “LocadoraVeiculos”;
private final String userName = “sa”;
private final String password = “gtacs21”;
// Informs the driver to use server a side-cursor,
// which permits more than one active statement
// on a connection.
private final String selectMethod = “cursor”;
Eu sei que essa é a porta padrão do ms sql mas eu não sei se ele por padrão escuta a porta ou tem que ativar em algum lugar. Então eu pesquisei um lugar que fala pra eu ir no SQL Server Configuration Manager, extender a opção Sql Server 2005 Network configurations > Protocols for e então habilitar a opção TCP/IP. Então clickar 2 vezes nessa opção e ir para a aba ip adress, então procurar dentre os vários ips que aparecem o de loop back e setar Enable e Active para Yes, deixar em branco o campo de porta dinânima e colocar 1433 no campo TCP Port. Porém eu fiz isso e o erro persiste. A distribuição do SQL é a express.
Se alguém puder me ajudar eu agradeço.
Pois é, eu ganhei do computador. Por que começou a funcionar do nada huahuahu. Mas tenha ABSOLUTA certeza de que sua string de conexão está certa, o jar no classpath da ide e se o bd está escutando a porta.