Fala galera sera que alguem poderia me ajudar me indicando algum tutoria de instalação e configuração do java e tomcat para linux pois sou iniciando no linux e estou com pouco de dificuldade para configurar ambiente do java e tambem o tomcat
Para instalar o java no linux tem esse artigo aqui http://www.guj.com.br/java.tutorial.artigo.167.1.guj
Qual a duvida?
sei lá, mas p/ quem tá começando a mexer no linux tudo são dúvidas, pelo menos p/ mim quando comecei.
bom…
Primeiro vc instala o java, e configure as variáveis de ambiente JAVA_HOME, CLASSPATH e PATH… veja tutoriais aqui no GUJ mesmo, que falam sobre isso.
Segundo, baixe o tomcat e descompacte em um diretório qualquer.
Daí vc deve configurar as variáveis de ambiente do tomcat…
CATALINA_HOME, CATAINA_BASE --> ambos devem apontar para o diretório do tomcat!
Configure o PATH para que ele também aponte para o diretório bin, dentro do diretório do tomcat… na prática seria isso:
PATH=$PATH:$CATALINA_HOME/bin
export PATH
para iniciar o tomcat, entre no diretório bin do tomcat… daí vc escreve
startup.sh (acho que é startup… me esqueci agora…)
se por acaso vc não conseguir, dê um sh startup.sh, ou ./startup, ou ./startup.sh… tente varias alternativas, até vc ter certeza de que não tem jeito continuar insistindo… :lol:
Por último, se vc não conseguiu startar ainda, dá um ./catalina.sh run
Se não der, tenta outras maneiras de executar o catalina.sh seguido de run…
Concordo com algumas colocações acima que instalar tomcat no linux par um iniciante não é algo tão trivial. Uma vez li um artigo onde o cara ensinou a instalar o tomcat no windows, e daí e falou assim:
Esse artigo é para usuários windows instalar o tomcat… Se vc usa linux e não souber instalar o tomcat vc tá tirado!!! (ele falou mais ou menos isso)…
Por isso, eu só dei alguns toques… isso que escrevi ai em cima não é um tutorial… Procure na net e aqui no guj mesmo, e qualquer problema que pareça insolúvel, recorra ao fórum!!!
Abraços!
Thiago