Iniciativa publica ou privada

Ola pessoal, Estou em uma indecisão na minha vida

Fui convocado em um concurso em uma prefeitura para trabalhar como tecnico
e também fui selecionado em uma grande empresa nacional para trabalhar como analista

sem duvida nenhuma a iniciativa privada paga mais, mas o concurso da estabilidade, na opniao de vc6 o que vc6 iriam escolher?

estabilidade ou o dobro do salario?

Depende muito das vantagens a longo prazo

Trabalhar no setor público tem diversas vantagens, mas o privado tbm tem as suas

Isso é daquelas coisas, como você se vê daqui a 5 anos trabalhando para qualquer uma das duas?

daqui a 5 anos eu preteno ter passado em um concurso federal °,…,°

Isso também depende de perfil.

Você é mais empreendedor e agressivo? Setor privado.

Prefere ficar na sua zona de conforto e valoriza estabilidade? Setor público.

Setor privado tem muito stress, mas apresenta boas oportunidades e aprendizado. Setor público nem sempre dá tantas oportunidades, mas é mais estável.

Eu já trabalhei em setor público, centro de pesquisa e setor privado. E hoje só sairia do privado para um grande centro de pesquisa. É meu perfil. Odeio ter que conviver com colegas que são capazes de olhar na sua cara e dizer “não vou implantar esse sistema porque isso vai me dar mais trabalho.” ou “não conto comigo. Não quero aprender nada de novo nem quero mais trabalho”…

Mas isso é meu perfil. Muita gente odeia o clima de guerra que algumas empresas vivem.

Enfim, esqueça a grana. Se está começando agora, avalie conhecimento, estabilidade, perfil, oportunidades, ambiente de trabalho e gosto pessoal. Dinheiro, quando você trabalha bem, seja n setor público ou privado, é uma consequencia.

Situação bem complicada mesmo.

E a diferença salarial? Acho que nessa hora vc deve pensar nisso.

Não sei em qual cidade e de qual estado vc passou, mas a maioria de concursos municipais para cargo de técnico que vejo, paga bem pouco.

Mas vai te dar estabilidade, e isso é o que mais pesa no final das contas.

Também com certeza terá suas férias certinhas todo ano, fora outras regalias que se tem como servidor público.

Se fosse um concurso Federal, daqueles que Especialização, Mestrado e Doutorado dão aumento significativo na remuneração, eu não pensava 2 vezes, ficava com o concurso. Mas municipal, vc tem que ver bem mesmo, se vai valer a pena, ainda mais se já tem alguma coisa em vista que parece ser muito boa.

Poxa questão dificil, eu não sei os detalhes, por isto nem posso opinar, mas dependendo do cargo na grande empresa, eu acho que eu poderia ganhar mais experiência para tentar concursos melhores, mas só alertando, grandes empresas, são uma coisa de doido, você some, e demora muito para crescer, quando cresce…

escolha dificil pra kct hehehe

por enquanto eu to pensando em ir p/ privada pq da plano de saude, alimentação, refeição e pela 1° minha carteira vai ser assinada como analista

Eu prefiro privada tb, já trab nas 2 e posso dizer q privada é beeem melhor.
Não consigo conviver com tecnologias antigas, e no publico o q mais tem é panelinha…

Não vejo muita diferença entre ser profissional de TI na área publica ou privada, em ambos os casos vc trabalhará com uma tecnologia defasada no minimo em 10 anos e será rebaixado ao nível do pior membro de equipe graças as ferramentas de gestão empregadas. No entanto se vc tiver aptidão para gerente/consultor pode ser uma boa a privada. Pra ganhar bem como programador só trabalhando para empresas de ponta do vale do silício.

Cara…

você falou que vai fazer concurso Federal… Vai precisar de tempo pra estudar, por causa disso minha opnião é que fique na Pública mesmo.

Senão, não vejo porque ainda não foi de vez pra iniciativa Privada…

O mercado na nossa área está bom, então experimenta o público e se não gostar, procura outro na área privada, porque oportunidades não faltam.

É bom conhecer o setor público pra derrubar os mitos de que lá ninguém trabalha, só mexe com tecnologia antiga, etc. Os defeitos da área público você também encontra em muitas empresas privadas e as qualidades também.