Iniciante formulários

Prazer a todos. Eu sou iniciante na linguagem, bem não é sobre algoritmos e sim sobre a lógica e sintaxe do Java. Eu estou estudando a parte de formulários. Separo o código em duas partes, uma para o código e outra para a formatação do formulário. Pelo que entendi e faço assim, escrevo meu código com as variáveis em uma classe e dessa classe eu passo para o formulário onde eu recebo as variáveis para os respectivos campos, Campo texto, numérico, etc. Interessante é que o código para a gravação fica na classe e não no arquivo do formulário, foi o modo que eu aprendi.
Ex.:
A variável no formulário.

jTxtNome = new JTextField();
jTxtNome.setBounds(57, 8, 231, 20);
frame.getContentPane().add(jTxtNome);
jTxtNome.setColumns(10);

Na classe private String Nome.
Elas ficam associadas, não é?
Para os campos eu devo fazer um try?
Ainda não entendi sobre dois pontos: mascaras e get e set, apesar de já ter estudado.

Não posso colocar tudo junto em um só arquivo?
Depois disso tudo que vou estudar sobre tratar os campos.

Uma pergunta @deathcon1: O quanto você sabe de Java? Onde aprendeu ou está aprendendo? Se você é iniciante em Java, eu sugiro que comece com o básico.

• Sugestão de video-aulas: Curso em Vídeo (YouTube).
  • Sugestão de bibliografia: Java Como Programar - Deitel & Deitel.

Agora respondendo a sua pergunta:

1 - A Engenharia de Software sustenta entre outras coisas, que as classes devem ter responsabilidade (o que ela faz) bem definidas. Fazer pouco (ter poucas responsabilidades) mas fazer bem feito (especialização). Nesse sentido sugiro que pesquise sobre o padrão arquitetural MVC e os princípios SOLID, caso queira saber mais a respeito.