Iniciante formulários

Prazer a todos. Eu sou iniciante na linguagem, bem não é sobre algoritmos e sim sobre a lógica e sintaxe do Java. Eu estou estudando a parte de formulários. Separo o código em duas partes, uma para o código e outra para a formatação do formulário. Pelo que entendi e faço assim, escrevo meu código com as variáveis em uma classe e dessa classe eu passo para o formulário onde eu recebo as variáveis para os respectivos campos, Campo texto, numérico, etc. Interessante é que o código para a gravação fica na classe e não no arquivo do formulário, foi o modo que eu aprendi.
Ex.:
A variável no formulário.

jTxtNome = new JTextField();
jTxtNome.setBounds(57, 8, 231, 20);
frame.getContentPane().add(jTxtNome);
jTxtNome.setColumns(10);

Na classe private String Nome.
Elas ficam associadas, não é?
Para os campos eu devo fazer um try?
Ainda não entendi sobre dois pontos: mascaras e get e set, apesar de já ter estudado.

Não posso colocar tudo junto em um só arquivo?
Depois disso tudo que vou estudar sobre tratar os campos.

Uma pergunta @deathcon1: O quanto você sabe de Java? Onde aprendeu ou está aprendendo? Se você é iniciante em Java, eu sugiro que comece com o básico.

• Sugestão de video-aulas: Curso em Vídeo (YouTube).
  • Sugestão de bibliografia: Java Como Programar - Deitel & Deitel.

Agora respondendo a sua pergunta:

1 - A Engenharia de Software sustenta entre outras coisas, que as classes devem ter responsabilidade (o que ela faz) bem definidas. Fazer pouco (ter poucas responsabilidades) mas fazer bem feito (especialização). Nesse sentido sugiro que pesquise sobre o padrão arquitetural MVC e os princípios SOLID, caso queira saber mais a respeito.

2 - Umas dos padrões de arquitetura mais conhecidos/difundidos (pelo menos no meio acadêmico) é o Model-View-Controller (e suas subvariantes). Que nada mais é que separar os sistemas em partes conforme as suas responsabilidade. Nesse padrão arquitetural (ou seja, sobre a forma como construir um sistema computacional), as responsabilidades básicas de um sistema são: entrada e saída de dados (view), processamento de dados e execução de tarefas de persistência de dados (CRUD - Create, Read, Update and Delete) - model -, e prover a comunicação entre essas partes (controller).
No entanto, essas coisas não são separadas de forma tão estanque.

3 - Prática comum
3.1 O que for componente gráfico fica em um pacote (pasta) denominado view, tela, etc. e é responsável pela parte de interface com o usuário. Por exemplo, JFrame, JPanel, JDialog, JButton, JTextField, etc., devem ficar nessa pasta;

3.2 O que for responsável pela modelagem do sistema, validação de dados, etc. fica em uma outra pasta denominada bean/VO/BO/DTO;

3.3 O que for responsável pela persistência e recuperação de dados, gravação e recuperação de arquivos , etc., fica em uma pasta geralmente denominada DAO (Data Access Objetc - Objeto de Acesso de dados);

3.4 O que for acessório ao sistema como configuração de datas, formatação de texto e moeda, definição de tabelas, configuração da conexão com o banco de dados, etc., fica em uma outra pasta denominada geralmente de util ou utilitários.

Mas isso não é uma regra, mas o ideal é separar porque desta forma você consegue atingir alguma das pretensões da POO só por conta disso. Nesse caso é a reutilização (responsabilidades delimitadas, geram código especializados), a manutenibilidade (arquivos organizados facilitam a manutenção do código) e a extensibilidade (código organizado facilita a implementação de mais funcionalidades).
As ‘partes’ do MVC ficam mais salientes me aplicações web.

1 curtida

Já conheço sobre POO e todos os seus paradigmas. A arquitetura MVC ainda não. DAO também conheço. E Banco de Dados.
Encontrei, formulários e conexões a BD não devemos criar dentro de uma classe específica por causa da persistência dos dados. Porém os campos do formulário não mudam. Ou seja, devo usar o swing separado da classe. É isso: colocar swing e classe separados, mas não encontrei se pode colocar tudo dentro de um arquivo só, pois os campos do formulário não mudam. BD eu sei que não pode por causa da persistência dos dados.

Como suspeitava, funciona normalmente, coloquei todo o código formulário e regras com a classe em um só arquivo, funciona normal, mas pelo visto não é uma boa prática, foi isso que você quis dizer. Sempre criar os formulários separados da sua respectiva classe por causa principalmente da persistência de dados. Creio estar certo.