Iniciante: duvidas diversas

Bom dia,

Estou iniciando meu aprendizado em java, estou lendo dois livros e fazendo o curso da Udemy, e surgiram as seguintes duvidas:

1. se eu criar um cadastro de clientes com banco de dados mysql, esta mesma aplicacao poderia rodar na internet em vez de local ?

2. O java compila e gera um executavel ? se nao for executavel como executar este programa ?

3. Quando eu estou programando uma classe qual é o comando para chamar algo que esta em outra classe ?

4. Onde eu posso pegar um exemplo de como criar algo e salvar em um banco de dados mysql aqui no site ?

Obrigado a todos pelas respostas e as sugestões sao bem vindas

1 - Creio que sim… eu não utilizei essa forma ainda, pela logica vc deve informar o IP do servidor e tal.
2 - O java cria um arquivo .jar, esse é o execultavel
3 - Para acessar atributos ou metodos de outra classe vc deve instanciar um objeto desta classe:

public class MinhaClasse{
    //chamando a classe
    OutraClasse object = new OutraClasse();

//acessando atributos ou metodos desta classe
   object.getAtributo();
   object.metodoDaClasse();
}

4- Da uma olhad ano youtube, procura por Professor Jose de Asis, ele desenvolve uma aplicação simples, mais que utiliza banco de dados MySql para armazenar os dados

Bom dia.

1. Sim e’ possivel. se desejar pode usar o https://jpro.io mas nesse caso irá precisar do navegador no cliente.
    Você tambem pode ter a aplicação em desktop e o acesso aos dados do mysql remoto.

2.Java disponibiliza um maquina virtual que funciona como um runtime, que executa .class, .jar.
Tem tambem como gerar o tal do nativo.

1. NovaClass novaclasse = new NovaClass();

2. Tem muita coisa na net a respeito, mas esse exemplo me parece simples https://gist.github.com/ProgDan/929070

Obrigado pelas respostas, vou assistir os videos do professor indicado

Abraço

Obrigado pelas respostas, vou analisar o link que voce me indicou e estudar o codigo fonte da conexao ao banco de dados

Abraço