Sou novo na área de teste de software, então aqui na minha empresa ainda não tem nada automatizado. Eu estava dando uma olhada no SELENIUM IDE para tentar implantar no nosso sistema para a parte web, o problema é achar documentações bem explicadas em português.
Alguém sabe usar a ferramenta que possa dar um auxílio? Alguém possui documentações para repassar?
Abraços!
OBS: Aqui na empresa apenas eu testo o sistema e não tem uma equipe especializada, então começar na área sem uma pessoa de mais conhecimento que você, é bem complicado, mas to tentando me virar e pesquisando coisas novas para apresentar para a empresa.
Olha rafael eu comecei a usar ele também aqui na minha empresa, existe 2 versões do Selenium mais usadas. Selenium IDE que é um plugin para o firefox, Selenium RC que é um pouco mais avançado, você faz teste através de linguagem de programação. O Selenium IDE é muito básico e te limita em alguns testes mas o aconselhavel e comecar por ele e depois partir para o RC. No começo eu vi foi a documentação oficial mesmo que tem no próprio site, depois quando fui pro RC vi algumas video aula no youtube e baixei um livro (o único que axei sobre o Selenium). Qualquer coisa entra em contato comigo que te explico como instalar o Selenium RC.
Cara, eu vou te falar que eu ainda não me dou bem com a programação, então como de ínicio acho que vou usar o Selenium IDE mesmo, por que todo lançamento de versão do sistema temos que realizar os mesmos testes sempre, então acho que a ferramenta poderá me ajudar.
Você sabe se o selenium ele valida apenas valores ou poderá validar telas também?
Cara, vou te falar que eu ainda não me relaciono muito bem com a programação, então acho que de inicio eu vou sair usando o Selenium IDE mesmo, acho que poderá ser bom, não é?
Todas as vezes que temos que lançar versão do nosso sistema, temos que realizar os mesmos testes sempre no ambiente web, então acho que isso poderá ajudar.
Você sabe me dizer se o selenium IDE verifica apenaa valores ou poderá verificar telas também?
Cara, desculpa pelos vários posts, mas o campo de login do fórum pode estar com problema, aqui as vezes me informa que não estou conectado e as vezes estou, está uma bagunça, perdão.
Ex: Entramos em uma certa tela, e nesta tela é para estar escrito RAFAEL. Ao invés de validar somente a palavra RAFAEL desta tela, podemos validar toda a página? Pergunto isso, por que as vezes entramos em alguns menus e costuma dar erro na tela inteira, então quando eu for validar com o selenium, gostaria que ele validasse a tela correta e não a página com erro. Conseguiu entender?