Iniciação em Banco de dados

Olá, fiz recentemente um curso em Desenvolvimento Web, ano passado para ser mais exato, nunca tinha programado nada e acabei levando no lombo. Após o curso eu achei no meu ponto de vista que o curso não foi bem aplicado, as disciplinas que vi foram: PHP, HTML, SQL.
Como eu nunca tinha tido nenhuma experiência com programação eu levei a pior com o PHP. HTML consegui desenrolar alguma coisa e com SQL deu para entender e caminhar. Enfim, acabei não passando no ultimo projeto do curso que teria que integrar o meu site que eu vinha moldando no decorrer do curso, a um banco de dados, mas no final de tudo acabei sendo reprovado por que demorei muito para conseguir integrar o site ao BD e não ter o tempo (nem saco) para terminar o front do resto do site. Enfim, acabei achando interessante SQL, e estou pensando em seguir com os estudos no mesmo, penso em futuramente seguir com isso.

Desculpem pelo texto grande, o meu ponto é que vim aqui saber se vocês poderiam me informar com dicas sobre Banco de dados, algum conteudo, já procurei coisas no google mas tem muito conteudo “igual”.

Muito grato a atenção.

Mas você quer ser ou quer aprender alguma coisa básica? Ou quer aprender para ser um DBA?

Se for para ser DBA, desculpa, mas não poderá ser com essa mesma dedicação que fez os cursos.
Caso deseje, vale a pena ler isso aqui:

Agora se quiser simplesmente saber os comandos básicos de SQL, como um curso on-line

http://www.w3schools.com/sql/