A algum tempo pra cá, estava estudando alguns módulos para criar aplicativos em python moldando o mesmo para que tenha uma interface de usuário. Estava utilizando o Tkinter em meus códigos , mas ao ver alguns vídeos e aulas, sempre foi dito que o Tkinter é o padrão de python , mas não é tão utilizado em empresas. Algum de vocês que já utilizou alguma biblioteca GUI , do python em qualquer empresa poderia me atualizar melhor sobre quais bibliotecas elas costumam usar e também se isso é um requisito necessário para ter uma vantagem ao tentar conseguir uma vaga neste ramo.
Então, o Tkinter é o padrão do Python, mas ele tem algumas limitações, por exemplo, não tem um widget tabela. O que entristece um pouco, visto que ele usa uma plataforma muito boa, i.e., a Tcl/tk (minha visão). Eu te aconselho dois módulos, eles são: wxPython, que por sua vez tem uma diversidade de widgets e um wxFormBuilder que facilita e muito a nossa vida; e também o PyQt5 que é bem conhecido, e da mesma forma que o wxPython ele também tem uma diversidade de widges, salvo engano acredito que ele também tem FormBuilder.
Quanto a questão de emprego, isso vai depender do ramo que desejas seguir, ou das exigências da vaga. Agora quanto a esses dois módulos posso dizer que eles são bem usados, você pode ver isso nas páginas oficias, onde relatam os casos de sucesso desses módulos. A Qt5, por exemplo, é uma máquina; eu já vi algumas pessoas usando o wxPython com IA, devido o widget “sheet” (você pode ver alguns exemplos do wxPython aqui).
No momento estou usando o wxPython, mas em breve desejo estudar o PyQt, ambos módulos são poderosos, pesquisa, na dúvida estuda os dois.