Olá pessoal,
minha dúvida é em relação a inserção de includes na descrição dos casos de uso.
Eu criei um caso de uso chamado “Selecionar Menu” para não ter que repeti-lo em seus procedimentos em todos os casos de uso. Este caso é o primeiro passo de todos os outros casos de uso.
Um outro caso de uso é “Manter País” que começa da seguinte forma:
- O Usuário seleciona ?Novo?
- O Sistema abre formulário com os campos de País. (Ver Dicionário de Dados)
- O Usuário informa os dados do País
- O Sistema salva o País e emite mensagem de confirmação
A questão é se eu posso referenciar o caso de uso “Selecionar Menu” em Extensões desta forma:
Extensões:
Incuir caso de uso Selecionar Menu antes do passo 1.
Alguém pode ajudar?
Obrigado
[quote=Tassio Santos]Olá pessoal,
minha dúvida é em relação a inserção de includes na descrição dos casos de uso.
Eu criei um caso de uso chamado “Selecionar Menu” para não ter que repeti-lo em seus procedimentos em todos os casos de uso. Este caso é o primeiro passo de todos os outros casos de uso.
Um outro caso de uso é “Manter País” que começa da seguinte forma:
- O Usuário seleciona ?Novo?
- O Sistema abre formulário com os campos de País. (Ver Dicionário de Dados)
- O Usuário informa os dados do País
- O Sistema salva o País e emite mensagem de confirmação
A questão é se eu posso referenciar o caso de uso “Selecionar Menu” em Extensões desta forma:
Extensões:
Incuir caso de uso Selecionar Menu antes do passo 1.
Alguém pode ajudar?
Obrigado
[/quote]
Bom dia,
Não, o include e extend não tem essa finalidade.
Você pode definir essas premissas na Descrição do Caso de Uso. Aqui tem um link, mas eu sugiro você pesquisar melhor.
http://www.redes.unb.br/material/Metodologia%20de%20Desenvolvimento%20de%20Software/Descri��o%20Caso%20de%20Uso.pdf
[]'s
Bom, agora confundiu, o mestre lá da faculdade deve ter nos mostrado a perspectiva de outro autor, por que eu encontrei um material motivando essa pratica que você apontou:
Em anexo.
[]'s
Obrigado pelas respostas,
então, eu fiz isso baseado no livro “UTILIZANDO UML E PADÕRES”. Não foi exatamente como consta lá, mas parecido.
No livro o autor faz desta forma:
CDU 07: Processar Aluguel
…
Extensões:
6b. Pagamento com cartão de crédito. Incluir Tratar Pagamento com Cartão de Crédito
Sendo o 6b o número da sequência do fluxo principal. E “Pagamento com cartão de crédito” a condição para incluir o Caso de Uso Tratar Pagamento com Cartão de Crédito.
então, eu fiz isso baseado no livro “UTILIZANDO UML E PADÕRES”. Não foi exatamente como consta lá, mas parecido.
…
Extensões:
6b. Pagamento com cartão de crédito. Incluir Tratar Pagamento com Cartão de Crédito
Sendo o 6b o número da sequência do fluxo principal. E “Pagamento com cartão de crédito” a condição para incluir o Caso de Uso Tratar Pagamento com Cartão de Crédito.
…
Extensões:
…
Extensões:
Se a sua dúvida foi sanada, edite o assunto do seu primeiro post inserindo a tag [RESOLVIDO].
[]'s