Importar arquivo DBF para o postgre!

Salve galera!!!
Estou precisando de mais uma ajudinha aqui com um pequeno sistema pessoal!!!
É o seguinte… meu usuário tem uma base de dados muito grande em dbf…
Ele quer criar um sistema para que ele importe esses dados dos arquivos dbf e jogue para um banco de dados (postgre) e que ele possa visualizar em uma JTable normalmente…
Meu único problema realmente é como irei importar esses dados do dbf para o postgre… pois ele quer que apareça um botão escrito importar dados… e que o sistema possa estar fazendo a importação para o postgre…
Peço a ajuda dos amigos para poder resolver mais esse probleminha ae galera…

Caso não tenha sido muito claro, deixem aqui nas respostas que responderei e esclarecerei mais coisas…

Um grande abraço a todos!!!

Olá!!

Pelo que entendi, ele frequentemente realizará a importação, certo?!
Neste caso, acho que seria ideal desenvolver um componente para ler o DBF e gravar na base do Postgres.
Na minha opnião, seria legal utilizar um formato em XML para facilitar futuras mudanças de layout entre os dados.
Uma outra saída seria a exportação dos dados num formato comum (como por exemplo, texto delimitado por tabulações etc).

Espero ter ajudado.

Olá amigo!!!

Também estava pensando em utilizar um formato XML para futuras manutenções…
Mas se tratando do arquivo texto… com tabulações…
Eu ainda não sei como fazer isso em código…entende???

Se tiver algum tutorial para me ajudar amigão!!!
Valeu pela força mesmo cara…
Um grande abraço a todos!!

Tenho o mesmo problema que o seu. Queria acessar diretamente o DBF através do Postgre. Ainda não achei solução porém dá pra fazer algumas gambiarras:

1 - Criar um programinha executavel em Clipper que gere o arquivo TXT do banco dele que seria mais ou menos assim.
*** Primeiro gere o arquivo
USE nomedobanco)
COPY TO nomedoarquivo.txt DELIMITED
use
*** Tire o caracter de fim de arquivo
arq=“nomedoarquivo.txt”
nhandle=0
nhandle=fopen(arq,2)
fseek(nhandle,-1,2)
fwrite(nhandle,"")
fclose(nhandle)
RETURN

Toda vez que quiser importar, mande executar em seu programa, este programinha executável.
  Já a instrução SQL do banco seria:

COPY   TO nomedatabela  FROM nomedoarquivo.txt DELIMITER ",";

Sou iniciante e espero ter ajudado de alguma forma mas quando obtiver sua resposta, por favor me avise: alcinahelena@yahoo.com.br.

Qualquer dúvida acesse o link abaixo para copiar arquivos textos no postgre.
http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:kKHqDpqOyV0J:www.postgresql.org/docs/8.1/static/sql-copy.html+postgree+copy&cd=1&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br&source=www.google.com.br
1-Em primeiro lugar, deverá ser gerado um arquivo txt deste banco de dados, com delimitador “,” ou “;”. Se seu cliente usa DBF, provavelmente ele deverá ter instalado o software DBU ou DBase. Se for DBU, é só utilizar ele para fazer esta copia para TXT e você deverá optar pelo DELIMITADOR que no programa não avisa mas é “,”.

[quote=Alcina Helena]Tenho o mesmo problema que o seu. Queria acessar diretamente o DBF através do Postgre. Ainda não achei solução porém dá pra fazer algumas gambiarras:

1 - Criar um programinha executavel em Clipper que gere o arquivo TXT do banco dele que seria mais ou menos assim.
*** Primeiro gere o arquivo
USE nomedobanco)
COPY TO nomedoarquivo.txt DELIMITED
use
*** Tire o caracter de fim de arquivo
arq=“nomedoarquivo.txt”
nhandle=0
nhandle=fopen(arq,2)
fseek(nhandle,-1,2)
fwrite(nhandle,"")
fclose(nhandle)
RETURN

Toda vez que quiser importar, mande executar em seu programa, este programinha executável.
  Já a instrução SQL do banco seria:

COPY   TO nomedatabela  FROM nomedoarquivo.txt DELIMITER ",";

Sou iniciante e espero ter ajudado de alguma forma mas quando obtiver sua resposta, por favor me avise: alcinahelena@yahoo.com.br.

Qualquer dúvida acesse o link abaixo para copiar arquivos textos no postgre.
http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:kKHqDpqOyV0J:www.postgresql.org/docs/8.1/static/sql-copy.html+postgree+copy&cd=1&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br&source=www.google.com.br
1-Em primeiro lugar, deverá ser gerado um arquivo txt deste banco de dados, com delimitador “,” ou “;”. Se seu cliente usa DBF, provavelmente ele deverá ter instalado o software DBU ou DBase. Se for DBU, é só utilizar ele para fazer esta copia para TXT e você deverá optar pelo DELIMITADOR que no programa não avisa mas é “,”. [/quote]

Opa Alcina, tudo bom ?? me poupou o trabalho, pois indicar exatamente isso como solução… Porém pesquisando mais a fundo, achei isso aqui…

http://javafree.uol.com.br/topic-1371-Como-acessar-um-arquivo-DBF-sem-utilizar-ODBC.html

Acessa a base em DBF e depois Slava em Postgre…

Abs []

[EDIT] - o último post do link repassado, ensina como conectar um DBF diretamente usando o JdbcOdbc… fera mesmo, não imaginava que isso existia… excelente ferramenta…