Gente, sou novo na área e no site tb. Preciso de uma ajuda dos experientes pq isso é algo que realmente fica difícil pra eu resolver sozinho.
Enfim, entrei recentemente em uma empresa que deseja implantar uma área de desenvolvimento em Java sem necessidade de utilizar serviços de consultoria. Porém apenas EU do departamento conhece o fluxo, infra-estrutura de desenvolvimento em Java, já que estagiei em algumas consultorias. Vejam bem, estagiei! Minha gerente e um recém-estagiário não conhecem o quão complexo é estabelecer um cenário utilizando essa linguagem. Ainda mais com uma equipe de um júnior recente e um estagiário!
Além do fato de eu ter que mostrar como funciona esse fluxo e suas ferramentas (desde IDE?s até rotina de testes, padrões de projeto, já que ninguém aqui sabe nada), preciso ter uma noção do tamanho do projeto tb. Só pra mostrar que necessita de alguém com uma experiência maior pra comandar uma equipe. Bota maior nisso!
Gostaria de saber que respostas preciso ter pra ter essa noção. Por exemplo, sei que será um sistema de compras, acesso via web. Preciso saber qts terminais de usuários acessarão o servidor, qts tabelas terá no banco de dados, saber se esse sistema aumentará com o tempo ou se ele se integrará com outro. Esses tipos de coisas. Tudo pra ter uma visão geral do projeto.
Sei que pra implantar uma infra-estrutura numa empresa, precisa de um arquiteto especializado em Java que conheça os frameworks, IDE?s, tipo de aplicativo servidor, ferramentas de testes, persistência e por aí vai. Tudo de acordo com o sistema. Por se tratar de uma empresa que não seja uma consultoria, achei que um sênior (analista e desenvolvedor) com competências de um arquiteto já resolveria esse problema. Gostaria de saber as opinões de vcs.