Gente, sou novo na área e no site tb. Preciso de uma ajuda dos experientes pq isso é algo que realmente fica difícil pra eu resolver sozinho.
Enfim, entrei recentemente em uma empresa que deseja implantar uma área de desenvolvimento em Java sem necessidade de utilizar serviços de consultoria. Porém apenas EU do departamento conhece o fluxo, infra-estrutura de desenvolvimento em Java, já que estagiei em algumas consultorias. Vejam bem, estagiei! Minha gerente e um recém-estagiário não conhecem o quão complexo é estabelecer um cenário utilizando essa linguagem. Ainda mais com uma equipe de um júnior recente e um estagiário!
Além do fato de eu ter que mostrar como funciona esse fluxo e suas ferramentas (desde IDE?s até rotina de testes, padrões de projeto, já que ninguém aqui sabe nada), preciso ter uma noção do tamanho do projeto tb. Só pra mostrar que necessita de alguém com uma experiência maior pra comandar uma equipe. Bota maior nisso!
Gostaria de saber que respostas preciso ter pra ter essa noção. Por exemplo, sei que será um sistema de compras, acesso via web. Preciso saber qts terminais de usuários acessarão o servidor, qts tabelas terá no banco de dados, saber se esse sistema aumentará com o tempo ou se ele se integrará com outro. Esses tipos de coisas. Tudo pra ter uma visão geral do projeto.
Sei que pra implantar uma infra-estrutura numa empresa, precisa de um arquiteto especializado em Java que conheça os frameworks, IDE?s, tipo de aplicativo servidor, ferramentas de testes, persistência e por aí vai. Tudo de acordo com o sistema. Por se tratar de uma empresa que não seja uma consultoria, achei que um sênior (analista e desenvolvedor) com competências de um arquiteto já resolveria esse problema. Gostaria de saber as opinões de vcs.
O fator negativo do negócio é que infelizmente o tempo aqui é curtíssimo e preciso correr com essas informações pra apresentar pra minha gerente. Ela não conhece um ambiente de desenvolvimento Java e suas peculiaridades, não sabe o quão é importante alguém com muita experiência elabore com cuidado essa infra-estrutura tanto pra esse primeiro projeto, qt para os próximos que já estão por vir. Sem contar a engenharia por trás de tudo isso!
Preciso mostrar isso em menos de uma semana, já que na outra ela já deseja ver o início da análise e desenvolvimento (e saber que numa empresa anterior, só pra ter uma visão geral do Struts, eu e outros 3 estagiários demoramos uns 3 meses pra isso… :? ).
[quote]Sei que pra implantar uma infra-estrutura numa empresa, precisa de um arquiteto especializado em Java que conheça os frameworks, IDE?s, tipo de aplicativo servidor, ferramentas de testes, persistência e por aí vai. Tudo de acordo com o sistema. Por se tratar de uma empresa que não seja uma consultoria, achei que um sênior (analista e desenvolvedor) com competências de um arquiteto já resolveria esse problema. Gostaria de saber as opinões de vcs.[/quote]Contrate uma consultoria para escolher a melhor solução e a “Arquitetura” para o seu projeto.Será que Struts 1.xx é a melhor solução.
Não é a resposta que esperava mais é a melhor solução para evitar as falhas que irão ocorrer em seu projeto.
sds.
Pois é, um outro problema é que esse projeto era pra ser entregue agora em dezembro e está atrasado. Isso sem contar o tempo que leva pra aprender a executar o desenvolvimento, levando em consideração o tempo de aprendizado das ferramentas pra alguém que não conheça. Caso contrate o serviço de uma consultoria (que acho o mais ideal msm) pra elaborar essa infra-estrutura, ainda é preciso contratar alguém (de modo fixo) com muita experiência pra dar os primeiros ponta-pés no projeto. Que saiba muito bem usar as ferramentas escolhidas, Designer Patters, OO, modelagem de banco, análise e tudo mais. Pelo menos é o que eu acho, não sei se to certo. Sem contar que pra mim, deixar essas atividades primordiais de um sistema de verdade em mãos de um júnior e um estagiário é suicídio!
E ae gente, opinem por favor!!! rssr
É ruim ser pessimista, mas da forma que você descreveu de como esta sendo conduzido este projetos, não há evidencias de que este projeto tenha algum sucesso. Me parece que quem pediu isto a você não faz a menor idéia do que esta envolvido.
Na boa amigo, esse projeto tem 0% de chances de dar certo.
Mesmo vc tendo toda sua boa vontade, não leve para o lado pessoal, mas vc não tem ainda experiência (e talves conhecimento) para fazer tudo isso que estão te delegando.
Quando o projeto afundar, pode ter certeza que vai cair sobre suas costas pois vc que esta “tocando o barco” sozinho.
Contrate uma empresa para te auxiliar, se precisar de algum ajuda com isso me envie MP.
Pergunte para a gerente o que é mais importante para ela :um produto ou uma estimativa.
Se ela quer um produto recomendo que vc lhe explique que ha vários problemas tecnicos que nem vc nem ninguem da equipa domina e que o produto terá que ser feito por tentativa e erro. Se é isso que ela quer, então aconselho que vc e sua equipa adotem scrum e XP.
Se não entender o seu problema tecnico ou se ele quiser uma estimativa, diga-lhe a verdade :"nem eu nem ninguem aqui sabe estimar uma coisa assim ". O que acontecer a seguir depende dela. Se vc tiver problemas com ela , leve seu problema ao nivel superior ou a outro gerente (mesmo que de outra área, como financeiro, por exemplo).
Valeu pelas dicas gente. Sei que não consigo fazer isso pq é tarefa pra uma consultoria. Nem de longe pensei em fazer isso.
Como aqui ninguém teve uma vivência desse tipo, vou falar a verdade. Porém de um modo elegante e profissional, claro. rsrs
Agora msm ja to terminando um relatório pra entregar aos responsáveis e mostrar sem muitos detalhes como funciona a implantação de um projeto, sua funcionalidade, investimentos/ retorno e tudo mais. Informações já tenho.
Rodrigo, em primeiro lugar, seja profissional. Tente convencer seus superiores a contratar uma consultoria. Como ja disseram as chances desse projeto dar certo sao bem pequenas.
Agora, se eles nao quiserem te ouvir e acharem que nao ha a necessidade de consultoria, pense na sua carreira e no seu aprendizado ai. Tente fazer o que voce conseguir, estude, se dedique, mesmo sabendo que a culpa no final vai cair sobre voce. Afinal um projeto que falha te ensina muita coisa tambem. No final, quando voce for demitido, se for, ja tera algo a mostrar a uma proxima empresa e alguma experiencia adquirida com as cabeçadas que der aí.