Impacto da descontinuação do plugin java pela Oracle

Boa tarde, como acredito que todos já devem estar sabendo foi noticiado a alguns dias a descontinuação do plugin java pela Oracle.
Eu dou suporte para uma serie de usuários, a grande maioria advogados, que utilizam certificação digital e consequentemente o plugin java e alguns já começaram a me questionar como essa descontinuação vai impactar em suas atividades.
Minha resposta por enquanto é a que as empresas vão continuar a usar a ultima versão do jre que ainda tem o plugin e que no futuro irão desenvolver outra solução.
Minha duvida é, essa outra solução passaria pelo Java Web Start?

Grande abraço.

O anúncio foi bem antecipado, o Java 9 só sai em 2017 e vai continuar com o plugin, só desabilitado. E sa atualizaçoes do java 8 ainda vão se estender por um bom tempo.
Dá pros desenvolvedores portarem suas aplicações com calma.

Soluções com plugins flash, java e silverlight foram condenadas faz muitos anos. Mas fique relativamente tranquilo, como o marcosalex explicou, importante é não ficar parado e ir portando a solução.

E qual seria a solução para certificação digital hoje?

No desktop e mobile deve estar funcionando. Apenas o Java plugin foi descontinuado.

Minha pergunta é exatamente nesse contexto. Uma das grandes utilidades do Java Web Start em vários aplicações web que participei era justamente fazer assinatura digital no navegador.

Até onde sei, o HTML5 ainda não apresentou qualquer alternativa a isso (há algum barulho na webcrypto api, mas ela ainda está longe de ser standard ou amplamente suportada). Então, como substituir? Fazer uma aplicação desktop não parece ser lá um jeito muito adequado de resolver o problema. E fazer um plugin diferente nativo para cada navegador específico também não.

O que vai ser descontinuado é só o plugin Java. E Java Web Start é a alternativa mais próxima para quem quer continuar a usar Java nesses casos, lógico que desacoplado do navegador.

O Chrome, navegador mais usado do mundo, já não suporta Java, então mais que natural o plugin ser descontinuado.

Exato, já faz um bom tempo que o Chrome não na mais suporte ao plugin, tanto que pra usar os certificados digitais, todos os meus cliente usam o Firefox, pois é o único que ainda da esse suporte.

Pois é Marcelo, pelo jeito todos os navegadores competitivos vão parar de suportar NPAPI. Edge já nasceu limpo e assim vai ser. IE deve ficar parado no tempo aceitando o que já aceita.

Firefox esse ano vai parar de suportar. Caso não migrar pra outra solução, provavelmente vocês vão ter que congelar a última versão que seja compatível e estar ciente dos riscos devido desatualizações.

Exato, é oque eu já tenho orientado meus clientes, no mais, terão que aguardar qual solução a Certsign, por exemplo, vai desenvolver.

Calma pessoal, a Oracle ira depreciar o Java Plugin (Applet) e nao o Java Web Start (JWS).

“Developers of applications that rely on the Java browser plugin need to consider alternative options such as migrating from Java Applets (which rely on a browser plugin) to the plugin-free Java Web Start technology.”

Inclusive eles estao incentivando a migracao de Applets para Java Web Start.
Pelo que entendi, depreciando Applets no Java 9 e entao removendo a API no Java 10.

Fonte: https://blogs.oracle.com/java-platform-group/entry/moving_to_a_plugin_free

Parece que JWS continua funcionando (por enquanto), então pode fazer uma aplicação desktop. Por que você não acha adequado?

É desengonçado. Os usuários não são exatamente especialistas em informática. Eles já estão num sistema web, usando pelo navegador. Fica difícil para o cara entender que um outro aplicativo, disparado do nada, deve ser usado para validar o certificado digital dele.

O ideal seria que a assinatura fosse diretamente integrada, orgânica, assim como é no Applet. Melhor ainda se os navegadores já suportassem uma solução HTML5 para isso.

Toda solução corrida é desengonçada. Mas se for feito direito, reescrevendo toda a aplicação pra desktop, você pode integrar a função de assinar dentro do aplicativo.

Aí faz menos sentido ainda, não é solução. Estou partindo do pressuposto que a arquitetura web é importante para o negócio.

Vai ser melhor ficar com a gambiarra e treinar os usuários até que uma solução nativa apareça, ou refuzir o suporte dos usuários que assinam a um único navegador e escrever um plugin.

Só queria saber se alguém conhece uma opção 3 viável.

Applet já era gambiarra, agora a gambiarra tem que ficar externa ao navegador até que uma solução própria apareça.

O problema é que navegador não foi feito pra sistemas, ainda mais com esses requisitos. Mas na prática, bem ou mal o mercado abraçou esse tipo de client, pela comodidade de acesso. Então tem que lidar com essas limitações.

1 curtida

Se não quiser reescrever pra uma aplicação desktop, como a maioria dos programas importantes do mercado são desenvolvidos (declaração de IR, software do correios, IDEs, etc.), então o jeito é fazer uma gambiarra abrindo outro programa separado, só pra fazer a assinatura.

Sim, o Applet era uma espécie de gambiarra também. Mas era relativamente elegante. Era totalmente integrada ao navegador, um mecanismo de extensão. Era possível inclusive deixá-lo relativamente oculto, e fazer toda a interface em HTML puro, dando a impressão de que o applet nem sequer existia.

pode ser “elegante” mas em empresas que se preocupam com segurança, tecnologias como Java plug-in e JWS são consideradas vetores de ataques e seu uso geralmente é desabilitado ou restrito.

Um plugin para cada browser não seria uma opção mais viável? Já que a questão é elegância e fluidez da interface…