Galera, estou fazendo um site para praticar e preciso que o usuário possa inserir um produto no site que contenha múltiplas fotos para visualização. Fiz uma tabela separada para as fotos que vai ligada ao produto pela chave estrangeira. Estou usando PHP e a classe PDO para fazer a conexão com o banco e querys. Alguém tem algum material bom para estudo que trate dessa questão de fotos e múltiplas fotos ?
Você está com dúvida de como trazer as fotos do banco de dados para visualizar em uma página?
Opa, na verdade não, minha dúvida é que como eu fiz uma classe para o produto e uma classe para a foto, assim como uma tabela no banco para o produto e outra para as imagens que vão ligadas ao produto pela chave estrangeira, para fazer a chamada depois. Minha dúvida é depois que eu instancio meu objeto produto e insiro no banco, como eu pego o id desse produto criado e jogo a chave para dentro da minha chave estrangeira da foto na hora de fazer a inserção no banco
Ah sim! Agora entendi. Isso é uma dúvida de lógica. Você pode pegar esse ID de duas maneiras:
- Após inserir o produto no banco, vc pode realizar um query que busque pelo id do último produto inserido no banco, de forma manual.
- Você pode utilizar o método
lastInsertId()
do PDO. Você pode ver como isso pode ser feito na documentação oficial ou nesse post.
Após você conseguir esse id, é possível você utiliza-lo como atributo da classe Imagem ou Foto (imagino que esse seja o nome da classe ).
Muito obrigado pela força Gio, assim que chegar em casa vou fazer os testes. E sim, o nome da classe é foto
Beleza! Sem problemas. Se resolver o seu caso, não se esqueça de marcar a resposta como solução