Imagem

Olá estou criando um software para cadastros, gostaria de saber como que faço para procurar uma imagem e como faço para aparecer a imagem depois do cadastro estar concluido

Procure por byte array (byte[]).

Você pode trabalhar com a imagem na forma de byte[] tanto fazendo upload para o banco quanto usando Input/OutputStream pra um diretório.

Uma dica é usar o Commons FileUpload

Procurar uma imagem aonde?
No banco de dados? No sistema de arquivos?

Aparecer a imagem onde? Numa página web? Numa tela do Swing?

Aí, fera…
Bom, entendo que sua aplicação deve ser swing, porque não é muito comum encontrar alguém desenvolvendo softwares para cadastros com interface web, que na minha opinião, fica aquém dos variados recursos do swing para casos de uso em desktop, a menos que esses cadastros sejam específicos para trafegarem em sites web, rsrsrs…
Aliás, inclusive, deixo a dica. Se está desenvolvendo um software para algum cliente e este deva funcionar como aplicação desktop, sem necessidade de distribui-lo pela web, então use swing; se está apenas querendo aprender a programar para web então não tem problema, e se o software deverá fazer cadastros pela web, então continue, rsrsrs…
Vou considerar que você está usando swing, até porque, não sei resolver isso para web, rsrsrs…

A minha dica é: Selecionar um arquivo de imagem alocado numa pasta do sistema, com iteração do JFileChooser, responsável por obter o path do arquivo no filesystem, visualiza-lo num JPanel adicionado no formulário de cadastros, trasformar essa imagem num array de bytes, jogar esse array de bytes num campo do banco de dados do tipo LONGBLOB (ou ByteA, caso esteja usando PostgreSQL) e então recuperar o array de bytes transformando-o em imagem novamente para a visualização quando requerida…

No meu blog tem um passo-a-passo com todos os detalhes de como fazer isso (a dica é meio grande mas dá certinho), acesse…
http://intelectolivre.blogspot.com/2008/07/exibindo-gravando-e-recuperando-imagens.html
Um abraço!