Identificar atores na seguinte analise de requisito preliminar

Boa noite Pessoal.

Como não tenho experiência profissional com levantamento e especificação de requisito, assim como também não sei precisamente identificar possíveis atores e casos de uso, venho através deste post solicitar suas ajudas.

Gostaria que me ajudassem a identificar os atores que se encontram no levantamento de requisito que segue abaixo:

Levantamento preliminar dos requisitos para criação de um sistema web.

Processo inicia com um possível cliente ligando para a empresa de engenharia XXX solicitando um orçamento de projeto de combate a incêndio(Projeto de combate a incendio é um desenho arquitetonico em meio eletronico que indica onde ficara extintores, hidrantes, rota de fuga e etc) para seu imóvel, o atendente passa a ligação para um vendedor, que levantará algumas informações básicas sobre o cliente e o imovel, como por exemplo: endereço, área coberta, tipo de edificação (comercial ou residencial) e por fim verifica se o possível cliente tem desenhos arquitetônicos em meio eletrônico ou impresso. Em seguida o vendedor informa para o possível cliente que enviará por e-mail o orçamento para criação do projeto de combate a incêndio desejado.
Para montar o orçamento o vendedor passa as informações coletadas junto ao possível cliente para um projetista avaliar a complexidade do projeto. O projetista passa o nivel de complexidade para o vendedor que então gera o orçamento(valor, prazo, formas de pagamento e etc) e envia para o cliente.
Caso o cliente aprove o orçamento é gerado então uma ordem de serviço para que seja feito o projeto de combate a incendio.
O projeto inicia com uma visita do projetista no local da obra para que seja feito um levantamento técnico necessário para criação do projeto. Caso o cliente tenha fornecido o desenho o mesmo será aproveitado para que o projetista faça as anotações tecnicas e depois passe estas anotacoes para o desenho eletronico.
Após o desenho do projeto de combate a incêndio ser criado em meio eletrônico através da ferramenta AutoCAD, o mesmo é enviado com todos os documentos e laudos necessários para o corpo de bombeiros avaliar, e aprovar ou não.
Assim que o projeto é revisado e aprovado pelo Corpo de bombeiros é passado para o cliente a pasta do projeto aprovado contendo um dvd com o desenho e todos os documentos e laudos aprovados e então a ordem de serviço é dada como finalizada.

Uma informação importante é que um cliente pode solicitar a criação de mais de um projeto de combate a incêndio ao mesmo tempo. Um exemplo seria um cliente ter 5 imóveis e deseja fazer um projeto de combate a incêndio para cada, sendo assim o cliente será o mesmo, mas o local da obra será diferente.

Mediante esse levantamento de requisito a empresa de engenharia XXX solicita que seja feito um sistema web para melhorar o gerenciamento destes processos pela empresa e permitir que o cliente visualize via browser o andamento do projeto.

Gostaria de saber se estou certo quanto aos atores que interagem com estes requisitos.

Atores:
Projetista
Atendente
Vendedor
Cliente
Corpo de bombeiros

Minha dúvida é se o orçamento, ordem de serviço e projeto são atores ou casos de uso?
Espero ter sido claro.
Obrigado.

Boa tarde,

Atores em um caso de uso são entidades que interagem com o sistema naquele caso de uso. Por exemplo: um atendente de padaria registrando uma venda de um cliente no sistema é um ator, pois está interagindo com o sistema no caso de uso "Registrar Venda".  Já o cliente pode não ser um ator, pois apesar de estar participando do caso de uso, não está interagindo com o sistema.

Embora um pouco tarde a resposta, segue algumas considerações…

1. O Atendente neste contexto não é um ator, pois o mesmo apenas passa a ligação para o vendedor, ou seja, é um processo da empresa de ter um atendente e o mesmo apenas direcionar a ligação para alguem que possa atender, logo o atendente não interage com o sistema
  1. Para afirmar que um bombeiro é um ator ou não do sistema, é necessário entender como está aprovação é feita pelo bombeiro.
  • Se o bombeiro entra no sistema, olha os anexos no sistema, e envia alguma aprovação pelo sistema (Check em algum campo, ou algo do genero), Bombeiro é ator.
  • Se a empresa contratada, leva a papelada até o corpo de bombeiro, e o mesmo carimba o documento e assina, ou faz algo do genero, o bombeiro não interage com o sistema, então não é um ator.

Veja estes exercicios que é proposto um cenário e você tem que ver o que é ator ou não, você vai precisar imaginar como o sistema E o processo da empresa irão funcionar.
Em um cenário real, você precisa obter mais informações do seu usuário, pois no contexto que passou tem muitos requisitos ambiguo que pode ter varias interpretações, dependendo de quem ler o mesmo.

Um exemplo:

O que é envia para o cliente?

• Se for passado estas informações por telefone, ou uma proposta que eu levo digitada pelo word, então meu sistema não precisa fazer nada
  • Se for uma proposta enviada pelo sistema, vou ter que desenvolver um relatório “ordem de serviço”, e que vai possuir varias outras perguntas do tipo “Como o cliente vai ter acesso a esta ordem de servico?”, “Vou precisar ter alguma senha (controle de acesso) para identificar que somente ele veja a ordem de serviço do seu imóvel?”.

Então a dica é, cuidado com requisitos ambiguo, ou não tão definidos… pois isto pode impactuar muito no prazo/custo do seu sistema.

Att

Renato