Ideias referentes à inovação de mercados autônomos

Olá; Tudo bem pessoal? Estou desenvolvendo um projeto modelo (Startup) que consiste na automação dos mercados convencionais… A ideia é extinguir com os caixas cobradores dentro dos mercados, a fim que o consumidor entre, escolha os produtos que deseja comprar e seja automaticamente cobrado em seu cartão de crédito/débito.
O projeto consiste em criar um software que suporte todo o esquema. Funcionará da seguinte forma:
Ao acessar o mercado, o sistema gerará um código que será utilizado para fazer as compras. Esse código, para que seja gerado, necessitará das informações do seu cartão de crédito.
Quando achar um produto que agrade, o consumidor colocará esse código para que a porta e vidro, que fecha as prateleiras, abra!
Aberta a porta, através de fechadura eletrônica, ao tirar o produto da prateleira, através de etiquetas inteligentes, cobrará AUTOMATICAMENTE do consumidor.

Minha questão é::::::::
É muito complexo referido sistema? Exige banco de dados muito desenvolvido para que isso aconteça? Relacionado às cobranças, o banco bloquearia o cartão?

É um modelo de negócio, até então.
Preciso de ajuda e ideais complementares. Todas opiniões são bem vindas;

Por final, vocês comprariam em um mercado assim :slight_smile:

Abraço a todos.

Isso já existe, praticamente idêntico: Amazon.com: Amazon Go

Outras empresas estão experimentando soluções similares, principalmente self-checkout : Self-checkout: conheça as vantagens de tê-lo em sua loja » InfoVarejo

Note que são empresas já grandes e estabelecidas oferecendo soluções pra isso (Amazon, Carrefour, etc), então dificilmente será um mercado que uma startup possa entrar facilmente. Mas pesquise se algo similar é viável para pequenos comércios, complementando caixas existentes (pois duvido que um mercadinho de bairro vá abandonar caixas operados por pessoas tão cedo).

O que não está claro é o que sua startup pretende oferecer: a solução completa (hardware, software, modelo de negócios, integração, treinamento, suporte, etc) ou se você só quer fazer um software que pode ser instalado em um ambiente desses.

Sim. Complexidade é relativo, mas diria que não é um sistema simples de criar e manter.

Essa é uma frase estranha. Qualquer sistema pode “exigir muito banco de dados”, dependendo do que está fazendo.

Mas, do que conheço de sistemas de vendas, são bastante exigidos, e essa exigência aumenta exponencialmente se for algo online (ex: registrando as vendas em um banco remoto, em vez de local ou na mesma rede do caixa).

Integração bancária é um assunto complexo, então não existe uma resposta única pra isso. Você precisa entrar em contato com o banco que processa pagamentos para o mercado para ver as opções de integração (normalmente por APIs aprovadas pelo banco). Mesmo transações “corretas” podem ser bloqueadas por motivos diversos.

Muita gente já compra, então você mesmo pode pesquisar a satisfação dos usuários. Na minha experiência, funciona ok, mas obviamente não é uma solução que agrada todo mundo.

Lendo o que você descreveu, me parece que você teve uma “ideia”, mas sinto que lhe faltam algumas coisas:

• pesquisar realmente a respeito, visto que soluções similares já existem, que podem tanto servir de referência, quanto como pesquisa de mercado;
  • experiência em projetos reais, pois não me parece que você está num nível para construir um sistema dessa complexidade;

A não ser que você tenha muito dinheiro, coragem, clientes dispostos a abraçar sua ideia, e parceiros mais experientes pra te ajudar nesse projeto, eu deixaria essa ideia “na gaveta” por mais um tempo, antes de abrir uma startup baseada nisso.

Abraço.