IDE para desenvolvimento Ruby

Fala galera.

Gostaria de saber qual a IDE mais adotada para desenvolver em ruby. Olhando no google encontrei diversas IDEs mas não connhecia nenhuma, então gostaria da opinião de quem já tem mais experiência. Valeu!

Vai de Aptana

http://www.aptana.com/

O netbeans e o eclilpse tem plugins para rodarem o ruby.
Nunca usei, mas sei que existe e no netbeans é nativo.

Em ruby é muito dificil usar IDEs, um bom editor de texto é muito melhor, o GEdit para Ubuntu, TextMate para Mac, ou o Redcar (feito em JRuby), são melhores que usar uma IDE.

A verdade que isso não é apenas para o ruby, mas todas as linguagens dinâmicas dificilmente encontramos uma ide com ótimos recursos.

[quote=Felagund]Em ruby é muito dificil usar IDEs, um bom editor de texto é muito melhor, o GEdit para Ubuntu, TextMate para Mac, ou o Redcar (feito em JRuby), são melhores que usar uma IDE.[/quote].

Pelo que parece o PaduaAlves é novo com o ruby. Então concordo com o Felagund e sugiro para comecar com um editor de texto e experimentar a “sintaxe” da linguagem com o irb (Interactive Ruby shell) é uma interface de linha de comando (shell) que interpreta comandos ruby

Vim e GVim para Ubuntu tbm é legal :slight_smile:
Baixe o pacote Vim-ruby e vim-rails, fia show de bola :slight_smile:

PS: Apenas brinquei com Ruby.

A melor IDE que já usei para programar em Ruby foi o RubyMine, excelente.
O netbeans é muito bom também.
O plugin do eclipse é sofrivel.
mas na maior parte das vezes uso direto o VIM mesmo :smiley:

Todas, não. Passe um tempinho num ambiente de smalltalk decente e volte pra dizer :wink:

RubyMine, sem sombra de dúvidas a melhor IDE: http://www.jetbrains.com/ruby/

TextMate o melhor editor.

Também é possível ter parte dos recursos do TexMate em editores como GEdit e Vim.

[]s

Só pra incomodar, no VIM tem refactoring para Ruby e alguns especificos para Rails há mais tempo que no Textmate :smiley:

cocordo de não usar IDE, estou usando GEdit para Windows e é show de bola

Eu uso textmate ou emacs.

//Daniel

[quote=urubatan][quote=Luiz Aguiar]
Também é possível ter parte dos recursos do TexMate em editores como GEdit e Vim.

[]s
[/quote]
Só pra incomodar, no VIM tem refactoring para Ruby e alguns especificos para Rails há mais tempo que no Textmate :D[/quote]
O refactoring do TextMate é tão bom quanto do notepad rs
=)

[quote=Luiz Aguiar]O refactoring do TextMate é tão bom quanto do notepad rs
=)
[/quote]

Obrigado pela sua contribuição à conversa. Foi muito edificante. :roll:

[quote=cv][quote=Luiz Aguiar]O refactoring do TextMate é tão bom quanto do notepad rs
=)
[/quote]

Obrigado pela sua contribuição à conversa. Foi muito edificante. :roll: [/quote]
Isto não é tão verdade assim, dei uma olhada no Rails Bundle para o TextMate do DrNick, e ele tem pelo menos um “Migrate Selection into partial” equivalente ao Extract Partial do rails.vim :smiley:
Existe também o Rfactor textmate bundle do Fabio Kung https://github.com/fabiokung/rfactor-tmbundle acho que ele chegou a implementar só o extract method, mas já ta bem melhor do que o notepad :smiley:
Não sou usuario do TextMate, mas deve ter mais alguma coisa por ai, no VIM tem várias opções …

uso gedit com gmate + gedit-plugins
não perde em nada para o textmate

Não precisa suar muito, não são tantas assim, teste todas:

Se voce quer IDE (no sentido da palavra):
[list]RubyMine
Aptana[/list]

Se voce nao gosta ou nao quer IDE:
[list]TextMate
Notepad++
Redcar
vim[/list]

Eu uso textmate em um projeto e aptana em outro, vai entender…

Só nao recomendo netbeans, é bloated, cheio de bugs e muito estranho. :smiley:

Eu to testando agora o Redcar https://github.com/redcar/redcar, e apesar de ser um projeto alpha estou achando muito melhor do que usar o GEdit.

Não gosto muito das IDEs para Ruby e nem dos plugins existentes, acabei adotando o Notepad++ como minha IDE, mas vale a pena você testar as IDEs informadas pelo pessoal acima, alguma delas deve satisfazer suas necessidades.

Abs,