IDE Java leve para rodar no linux

Boa tarde pessoal,

Possuo um netbook com o ubuntu instalado, e quero utiliza-lo para trabalhar em meus projetos quando não estiver em casa, porém o eclipse é um pouco pesado para ele, então gostaria de uma IDE mais leve para usar, pesquisei na net e encontrei apenas o jEdit(encontrei uns outros também mas eram simples demais), alguem conhece esse jEdit, ele é bom? Ou então conhecem algum outro? Estava procurando também um client svn para linux, alguem conhece algum para me indicar?

Obrigado
[]s

Obs: Configuração do netbook: 1GB RAM, Processador 1.6Ghz e 160HD

O problema do seu netbook, como de costume, não é CPU e sim memória. Não sei se é possível você atualizar a memória para 2GB (que é um valor mais confortável).

Eu sei que esses brinquedos costumam ter apenas 1 slot de memória, ou seja, ou você acha alguém para vender o seu pente de memória e compra outro de 2 GB, ou então você acaba encostando esse pente em algum lugar.

De qualquer maneira, se não puder fazer isso, use uma IDE bem light (talvez nem mesmo feita em Java) para tentar minorar o seu problema. (Não, não tente rodar uma aplicação Web com Tomcat ou Jetty e ainda por cima uma IDE).

[quote=entanglement]O problema do seu netbook, como de costume, não é CPU e sim memória. Não sei se é possível você atualizar a memória para 2GB (que é um valor mais confortável).

Eu sei que esses brinquedos costumam ter apenas 1 slot de memória, ou seja, ou você acha alguém para vender o seu pente de memória e compra outro de 2 GB, ou então você acaba encostando esse pente em algum lugar.

De qualquer maneira, se não puder fazer isso, use uma IDE bem light (talvez nem mesmo feita em Java) para tentar minorar o seu problema. (Não, não tente rodar uma aplicação Web com Tomcat ou Jetty e ainda por cima uma IDE). [/quote]

Olá entanglement, obrigado pela resposta =D

Bom aplicação web eu não irei rodar mesmo, então isso nem me preocupa, eu precisava de uma IDE bem simples msm, se tive highlight syntax, um botão para compilar e um para rodar a aplicação, e uma árvore para organizar o projeto, pra mim tava bom já =D

[]s

[quote=Naruffy][quote=entanglement]O problema do seu netbook, como de costume, não é CPU e sim memória. Não sei se é possível você atualizar a memória para 2GB (que é um valor mais confortável).

De qualquer maneira, se não puder fazer isso, use uma IDE bem light (talvez nem mesmo feita em Java) para tentar minorar o seu problema. (Não, não tente rodar uma aplicação Web com Tomcat ou Jetty e ainda por cima uma IDE). [/quote]

Olá entanglement, obrigado pela resposta =D

Bom aplicação web eu não irei rodar mesmo, então isso nem me preocupa, eu precisava de uma IDE bem simples msm, se tive highlight syntax, um botão para compilar e um para rodar a aplicação, e uma árvore para organizar o projeto, pra mim tava bom já =D

[]s[/quote]

Não é exatamente uma IDE, mas você consegue funcionalidades semelhantes usando o próprio vim. Identação, highlight, e tal já vem junto, é só configurar da maneira que você quer. Pra árvore das classes tem plugins. Eu não sei o nome, mas eu uso aqui um que qdo vc chama TlistToggle ele abre no lado. Você pode ver nesse link que provavelmente foi de onde eu tirei:

Tem code complete (eu uso um pouco em python, é o omni complete, no ubuntu já vem instalado). Pra compilar vc pode criar scripts e chamá-los de dentro do próprio vim.

Se não gostar de usar os comandos, tem o gvim, que é semelhante, mas tem uma interface.

Falou.

o P´ropio Gedit também tem esse tipo de suporte, é só vc colocar alguns plugins nele.

Vou dar uma olhada nesse Vim, e vou ver se eu encontro os plugins para o gedit também =D

MakeWare não existe para linux?

Que tal aprender mais uma ferramenta muito util?

Se eu fosse você dava uma pesquisada na dupla Gedit (sem plugins mesmo, ele reconhece a sintaxe Java) + ANT (para compilar, fazer deploy, lava, passa, cozinha, etc hehehe)

:wink:

Verdade, não lembrava desta, vou pesquisar

Boa idéia o ant é uma boa memso não tinha pensado nisso

[]s

Tem o Notepad++
Não é bem uma IDE, mas sim um editor de texto incrementado para programação.(possui colorização de código, compactação de trecho, autocompletar, busca e substituição de expressões regulares, divisão de tela e zoom)

Ele suporta mais de 20 linguagens de programação e é muito leve.(não precisa nem instalar)

Link de como instalar o notepad++ no Linux:
http://notepad-plus.sourceforge.net/uk/nppLinux.php

[]'s

Outra no mesmo nível é o kdevelop.

Eu tenho um netbook e rodo o eclipse “classic” nele sem mtos problemas, só não deixe 23424 projetos abertos que o bixo empena!

O eclipse classic é mais leve que os outros? será que ele roda ok na configuração do meu netbook?

[]s

[quote]
Tem o Notepad++ [/quote]

Sim, e dá pra configurá-lo para que ele chame a JVM. Dessa maneira, dá pra escrever, compilar e executar o código nele. Muito leve, muito bom.
Se não me engano, dá pra fazer isso com o Gedit tbm.

Temos também o JEdit. Mas eu não sei se dá pra fazer mágica, igual os nossos dois amigos citados acima.

No JEdit não tem nada que algum plugin não resolva, Ant e Maven inclusos.

IDE leve na verdade não existe, sério.

Use algum editor turbinado, o que recomendo é o JEdit, tem muuuitos plugins pra tudo.

[quote=Luiz Aguiar]IDE leve na verdade não existe, sério.

Use algum editor turbinado, o que recomendo é o JEdit, tem muuuitos plugins pra tudo.[/quote]

Cheguei a essa conclusão, IDE leve não existe, vou estudar esse JEdit msm =D

Obrigado a todos que comentáram e deram a sua opinião

O eclipse classic é mais leve que os outros? será que ele roda ok na configuração do meu netbook?

[]s[/quote]

Demorei pra responder mas enfim, ele é mais leve por que tem menos plugins, mas resolve em 60% dos casos.

Eu tenho um netbook parecido com o seu e uso ele com o Kubuntu Netbook Remix fica bonzinho até

Valeu e até mais!!