Boa tarde, acredito que o titulo ja explique a duvida mas…
Seguinte comecei a estudar HTML CSS e SASS e consegui um estagio faz 3 meses. Comecei a aprender GULP GIT e Javascript vanilla nesse estagio. Porem o JS foi mais por curiosidade e fui perguntando, não mexo muito ainda, só quando é coisa simples. Consigo fazer carrosel no JS etc… coisas basicas as vezes dando uma olhada no google. Mas em geral pego o PSD e faço o site com SASS sem ter acesso ao HTML.
Minha duvida é:
Vou para Jquery?
Vou para JS intermediario?
Aprendo um pouco de PHP? ( vi que algumas empresas pedem dos Front End)
Aprendo WordPress?
Aceitou qualquer outra sugestão. Para alguem iniciante igual eu, é dificil meio que enxergar para onde ir.
Essa pergunta de para onde ir é com certeza a mais feita entre desenvolvedores que tenham entre 0 até mil anos de experiência. É muito difícil decidir, e não existe garantia de acerto.
Minha sugestão é você seguir no HTML, CSS e JavaScript. Se você gostar de trabalhar no Front-End essa é uma ótima base para trabalhar com Sites, ou para ir para o desenvolvimento Mobile Híbrido. No JavaScript você caminhar para o Node.JS e trabalhar com uma ferramenta de Back-End. Mesmo seguindo esses 3 itens, você ainda vai se perguntar para onde ir a seguir.
Ai depende da sua necessidade ou vontade, não seria muito interessante aprender PHP sem saber HTML5, e nem seria legal começar JavaScript sem saber CSS, porque uma completa a outra.
o jQuery é uma forma simplificada do JavaScript digamos assim, muitos acham que o JavaScript nativo é mais complicado e preferem começar com jQuery porque você trabalha menos…
Eu mesmo, particularmente não gosto muito do jQuery porque as vezes você depende de bibliotecas gigantes que você baixa no google(APIS) ou no site oficial do jQuery para realizar algumas técnicas de AJAX e outras tarefas com mais precisão, ele simplifica o código, deixa ele com menos linhas, porém você adiciona um arquivo ao seu site e não tem ideia do que executa realmente…Adicionei uma jQuery ao site que estou desenvolvendo, e do nada, ele abria pop-ups de anúncios no meu site e alterava o tamanho de algumas DIVS, muito chato isso, Removi.
Concluindo pra não falar mais, eu sugiro, se você tiver, tempo seguir essa ordem, a mesma que eu fiz
Comecei com HTML 5 e CSS
JavaScript
Algoritmos (Vai ajudar muito a compreender PHP no começo) e no fim PHP…
As outras linguagens SASS, GULP, GIT não conheço, então não vou comentar sobre!!!
2 - Se as vagas que você deseja pedem backend, então estude em seguida. PHP é um exemplo que você viu.
De resto são “ferramentas” que você pode precisar usar ou não dependendo do caso. Vai ser natural aprender depois que tiver a base.
Desculpa gente. Acho que me minha pergunta não ficou tão clara =/
Ja sei HTML CSS SASS GULP GIT E JS Basico, a pergunta é: oq vem a seguir? aprofundar mais ainda o conhecimento nessas areas? ou aprender algo nosso enquanto pratico essas outras?
Algumas vagas de FRONT END pedem conhecimento em PHP ja que acredito que usem WordPress ou alguma outra plataforma que necessite mexer em algo basico de php
Tenho muita vontade de partir pro Node.JS apos melhorar um pouco do meu JS, até mesmo por conta que algumas coisas no JS para voce aprender necessita de um certo contato com dados que venham do banco de dados… Então seria bom eu mesmo configurar um pra mim e ir brincando. etc…
Mas me preocupo que não vejo muita vaga que procure conhecimento em Node.JS maioria PHP =X.
Mas acho que vou ignorar isso e aprender mesmo assim.
Meu foco seria Web mesmo, porem a longo prazo um Full Stack.
Só vai se aprofundar de verdade quando estiver trabalhando no que está desejando. Como já falaram aqui, front-end web é uma zona, então se concentre na base e pratique o que a vaga pede para entrar na empresa e lá sim vai se aprofundar, se aprofundar no que eles usam pra atender as necessidades da empresa. Resolver problemas reais está acima de sopa de letrinhas.
Essa é uma dúvida clássica que qualquer Dev algum dia se questiona.Além disso a resposta pra isso é relativo, depende de qual é o seu foco.
No meu caso eu domino mais o back do que o front então eu tenho que focar mais em aprender JS e correlatos.
Pelo que você falou você tá bem familiarizado com front-end então seria interessante você aprender alguma coisa de back-end, PHP é super recomendado. Dado que você quer chegar num Full Stack é o que está te faltando e pra desenvolvimento web acredito que o PHP é uma das linguagens mais procuradas.
Bom, a partir do conhecimento que vc já tem. Se quer ser aprofundar mais seu front end, eu iria de ES6, React, JSX, Bootstrap (se ja nao conhece) e Jasmine pra testes, (talvez Jade tb). Conheca um pouco de Angular 1 tb, que ainda tem um mercado e pode fazer umas coisas com Ionic tb, pra mobile hibrido.
JQuery puro parece que está ficando pra trás (posso estar falando besteira)
Pra backend, eu iria primeiro de Ruby on Rails, depois NodeJS, depois PHP (nao digo os 3, digo que acho interessante nessa ordem)
Pra banco de dados (nao relacionais), de uma olhada no MongoBD e no Redis
Claro, isso para uma carreira web (e um pouco mobile).
Esse é o mercado que vejo lá fora. Aqui no Brasil ainda é muito Java, C# e mobile nativo (android e iOS). PHP tem vagas, porém pagam menos, mas está forte lá fora.
Bom, a partir do conhecimento que vc já tem. Se quer ser aprofundar mais seu front end, eu iria de ES6, React, JSX, Bootstrap (se ja nao conhece) e Jasmine pra testes, (talvez Jade tb). Conheca um pouco de Angular 1 tb, que ainda tem um mercado e pode fazer umas coisas com Ionic tb, pra mobile hibrido.
JQuery puro parece que está ficando pra trás (posso estar falando besteira)
Pra backend, eu iria primeiro de Ruby on Rails, depois NodeJS, depois PHP (nao digo os 3, digo que acho interessante nessa ordem)
Pra banco de dados (nao relacionais), de uma olhada no MongoBD e no Redis
Claro, isso para uma carreira web (e um pouco mobile).
Esse é o mercado que vejo lá fora. Aqui no Brasil ainda é muito Java, C# e mobile nativo (android e iOS). PHP tem vagas, porém pagam menos, mas está forte lá fora.
Uma das respostas mais completas que recebi.
Referente a banco de dados eu tava pensando em ir de MySQL porque é oq o povo usa la no trampo, mas nunca cheguei a pesquisar a fundo. Sabe me dizer o porque do MongoBD?
Cara mobile não sei se iria não… tipo como meu primeiro emprego é onde estou atualmente ( e-commerce ) , não sei como são as outras areas. Unica coisa que sei é que quero ser full stack, pois odeio fazer algo e não entender de ponta a ponta. Fazer o front e não saber o back.
Só não sei se vou ser mais voltado pro back ou pro front … =/
Essa é uma dúvida clássica que qualquer Dev algum dia se questiona.Além disso a resposta pra isso é relativo, depende de qual é o seu foco.
No meu caso eu domino mais o back do que o front então eu tenho que focar mais em aprender JS e correlatos.
Pelo que você falou você tá bem familiarizado com front-end então seria interessante você aprender alguma coisa de back-end, PHP é super recomendado. Dado que você quer chegar num Full Stack é o que está te faltando e pra desenvolvimento web acredito que o PHP é uma das linguagens mais procuradas.
Não estou expert em front end, mas tenho conhecimento e consigo me virar para fazer as coisas… mas tem algumas coisas que não faço ideia de como fazer, e na maioria dos casos é por conta que precisa de algo relacionado com Banco de Dados saca? kkk
[quote=“igor_ks, post:14, topic:336863, full:true”]
JQuery puro parece que está ficando pra trás (posso estar falando besteira)[/quote]
Não está falando besteira, mas isso ocorre devido muitos passarem a seguir modas de frameworks Js como por ex. Angular. JQuery deve fazer uma década, onde trabalho usamos em produção faz mais de 5 anos sem problemas. É uma biblioteca para ajudar no JS quando for preciso, não para mudar radicalmente o conceito de escrever HTML para fingir que HTML é projetado para aplicativos. Nunca tive problema de quebra de compatibilidade no JQuery, diferente do Angular por exemplo que muitos vão ter que jogar no lixo o projeto de frontend caso queiram usar a nova versão.