HSQLDB 2.0: Novo Core e Novas Funcionalidades

[quote=InforQ.com/br]O banco de dados BSD HyperSQL, mais conhecido como HSQLDB, chegou a versão 2.0 esse mês. O Banco de dados 100% java sofreu uma série de aprimoramentos e oferece suporte a uma maior quantidade de funcionalidades padrão que de acordo com os criadores, “maior do que qualquer engine de banco de dados open source disponível”.

A versão 2.0 é totalmente multi-thread e suporte os modelos de transação 2PL e MVCC. Faz 5 anos desde o último grande lançamento do HSQLDB que foi a versão 1.8. A versão 1.8 continuará a ser distribuída com diversos produtos pagos e open source como o OpenOffice 3.2.

Agora falando um pouco sobre a nova versão, o HyperSQL 2.0 atingiu total conformidado com o SQL-1992 Advanced Level e com o funcionalidades principais do SQL:2008. Ele também possui uma sério de funcionalidades e extensões do SQL:2008.

As principais funcionalidades e/ou mudanças no HyperSQL 2.0 incluem:

* Novo core
* Alta escalabilidade
* Otimização de Queries
* Novos data types (tipos de dados)
* Stored Procedures

O novo core é totalmente multi-thread além de ter o seu um suporte a capacidade do BLOB aumentada. O HSQLDB agora consegue armazenar até 64Tb de dados. Outra novidade é que agora é possível manipular SQL procedural nas procedures, incluindo WHILE, IF, WHEN, CASE e exceções. Foi adicionado também o suporte aos seguintes tipos:BIT, BIT VARYING, CLOB, BLOB e INTERVAL. O novo HSQLDB possui suporte ao Java 1.6 com JDBC4. Todos os novos métodos são suportados.

Para você que deseja saber todas as mudanças pode conferir aqui. O HyperSQL 2.0 está disponível sob a licença BSD e pode ser baixado nesse link[/quote]

fonte: http://www.infoq.com/br/news/2010/06/hsqldb20

Muito bom, já estava na hora.

[]´s

Eu sempre simpatizei com esse banco, so nao tive ainda como usá-lo, gostaria de usar ele como uma especie de centro de propriedades embarcadas dos meus sistema desktop, talvez com esta versao eu consiga, gostaria de ter ele alimentando a parte de segurança e um banco para a parte de dados efetivos de sistema, acho que nessa versao é possivel fazer algo assim.

Editado em 16.Jun 16:30

Lí essa notícia e resolvi fazer uns testes. Já fazia um tempo que eu procurava um bom banco de dados para ser usado embedded. http://www.guj.com.br/posts/list/204548.java Eu já havia fazendo testes com o H2 e Derby, porém ambos tinham problemas quanto a sequence, backup online, além de ser um pouco mais lento que o pgsql.

Baixei agora o HSQL2 e fiquei impressionado. Suporta todas as features que eu precisei e está muito rápido. Quero ver agora o resultado do backup online.

[quote=garcia-jj]Lí essa notícia e resolvi fazer uns testes. Já fazia um tempo que eu procurava um bom banco de dados para ser usado embedded. http://www.guj.com.br/posts/list/204548.java Eu já havia fazendo testes com o H2 e Derby, porém ambos tinham problemas quanto a sequence, backup online, além de ser um pouco mais lento que o pgsql.

Baixei agora o HSQL2 e fiquei impressionado. Suporta todas as features que eu precisei e está muito rápido. Quero ver agora o resultado do backup online.[/quote]

Não deixe de postar aqui os resultados e conclusões, por favor!!!
Foi realmente um lançamento muito esperado, ainda mais por que veio em momento muito oportuno!!

Abraços.

[quote]
Baixei agora o HSQL2 e fiquei impressionado. Suporta todas as features que eu precisei e está muito rápido. Quero ver agora o resultado do backup online. [/quote]
Usei o HSQLDB no tempo do 1.7.1…tinha uns bugs e tal mas funcionava.Não deixe de por os resultados da sua bateria de testes, seu grupo de entidades, como usou a sequence… etc. :smiley:

Depois posso fazer um post mais elaborado sobre o HSQLDB.

Mas até agora quase tudo bom. O banco realmente é muito rápido, backup online executado via comando SQL e suportou inserção de LOBs de alguns muitos megas. Ainda não usei procedures nem views, mas creio que o suporte seja muito bem elaborado.

No mesmo jar do driver há uma interface swing para conectar no banco de dados e fazer algumas consultas.

Fiz uns testes populando uma base que possui ~750.000 registros, e ele executou em poucos segundos.

O único problema que eu tive é com o datasource no Glassfish. Nem com reza de pai de santo funciona. O Glassfish simplesmente trava quando eu rodo em modo embedded. Quando uso datasource conectando em um servidor com HSQLDB tudo funciona bem. Já abri uma thread no fórum para saber o problema.

Olá a todos mas estou com um probleminha co o HSQLDB 2.0, estou tentando apagar três índices de tabelas diferentes, quando eu estava usando o MYSQL conseguia com diversos códigos um deles segue abaixo:
O mais simples… me desculpem os DBAs se é loucura isso rsrs

DELETE inf, des, obj
FROM informacoespessoais inf, descricao des, objetivoprofissional obj
where inf.nome = ‘teste’ and inf.id = des.id
and des.id = obj.id

ou

DELETE tbl1, tbl2, tbl3
FROM InformacoesPessoais AS tbl1
INNER JOIN Descricao AS tbl2 ON tbl1.id = tbl2.id AND tbl1.nome = 'Nina’
INNER JOIN ObjetivoProfissional AS tbl3 ON tbl2.id = tbl3.id

Apaga sem problemas no MySQL, mas com HSQLDB não estou conseguindo de nenhuma maneira, alguma idéia?

Abraços