Olá pessoal,
Ano passado comecei este tópico: http://www.guj.com.br/posts/list/63321.java#332365, onde procurava informações sobre a empresa HSBC GLT (Global Tecnology), de Curitiba. Eu havia recebido uma proposta deles e estava procurando informações. O tópico recebeu algumas respostas e fiquei de retornar ao fórum para contar como foi.
Pois bem, eu aceitei a proposta e estou trabalhando aqui fazem nove meses. Acho que relatar a minha experiência vai ajudar os que futuramente estiverem na mesma situação que eu, ou mesmo que tenha interesse em se candidatar a uma vaga. Os planos de expansão da GLT são ambiciosos, sempre tem vaga, não só para Analistas/Desenvolvedores Java, mas para Coboleiros, DBAs, BI, Suporte Unix e outros.
Informações institucionais sobre a empresa podem ser encontradas no site oficial (http://www.hsbcglt.com.br), para quem não conhece vale a pena dar uma olhada antes. Neste artigo vou falar apenas das minhas impressões nestes últimos meses e alguns detalhes sobre seleção e contratação, começando com os prós e contras.
[size=16]Prós [/size]
[list]O ambiente é muito agradável. O clima é leve e não existe a cultura de caça aos culpados.[/list]
[list]As máquinas e a infra-estrutura em geral é muito boa, os móveis são novos e tem uma sala especial para descansar.[/list]
[list]Existem projetos nacionais, mas a maioria é internacional. Por isso as chances de viajar são reais, mais de 75% dos funcionários já foram ao exterior a trabalho. Mas aconselho a não contar tanto que você vai cair em um projeto internacional. Eu mesmo não viajei ainda, teve gente que veio esperando isso e se decepcionou. 25% ainda é representativo.[/list]
[list]Curso de inglês gratuito e muito bom. E agora estão programando de francês para quem precisar.
Existem vários treinamentos internos.[/list]
[list]Horas extras são muito raras, eu mesmo só fiz duas vezes.[/list]
[list]Boa localização (próx. Shopping Crystal). Em breve vai ter que mudar, porque já ficou pequeno, mas o plano é continuar com a mesma qualidade de infa-estrutura. [/list]
[size=16]Contras[/size]
[list]Existem GLTs na Índia e na China também, locais onde a mão de obra é mais barata, e o valor/hora cobrado do cliente é o mesmo (com raras exceções), somado à queda do dólar, deixam a empresa sem muita margem para oferecer salários mais agressivos.[/list]
[list]As ferramentas usadas nos projetos nunca são bleeding-edge, devido à exigência do banco. Por exemplo, estou usando Websphere Portal Server5.1 compilando para bytecode 1.3.[/list]
[list]Algumas ferramentas e frameworks usados são internos do grupo, então é um conhecimento que você vai ter que aprender e não vai poder usar fora.[/list]
[size=16]Contratação[/size]
É possível ser contratado como CLT ou PJ. No meu caso optei por PJ porque não achei a proposta CLT atraente. O PJ é subcontratado por uma outra empresa, que possuem convênio com a GLT: CINQ, BRQ, Stephanini e Politec.
Optei pela Politec, basicamente porque eles foram os únicos que me procuram com uma proposta. No fim das contas acho que fiquei com a melhor, porque a Politec oferece alguns benefícios extras como 15 dias de férias remuneradas, plano de saúde e seguro de vida.
A GLT se esforça para não fazer nenhuma distinção entre CLT e PJ, mas como ele utiliza a infra-estrutura de RH do banco, algumas coisas são diferentes: o e-mail fica sendo <seu.nome>-@hsbcglt.com.br. E para fazer os treinamentos fica mais complicado.
[size=16]Seleção[/size]
Se você achou que os prós superam os contras e está procurando mudar de emprego, você deve cadastrar o currículo no site (http://www.hsbcglt.com.br). Opcionalmente de uma olhada nas vagas disponíveis e se candidate a uma que você se encaixe. É importante dizer que inglês ou francês é fundamental. Em geral o contato demora umas duas semanas, e que eu saiba apenas quando vc foi selecionado. Caso não seja desta vez, é sempre bom de tempos em tempos dar uma olhada nas vagas disponíveis.
Por fim, se você for selecionado e optar por contratação PJ pela Politec, não esqueça de dizer que foi indicação do Cicero. Daí, quando eu receber o bonus de indicação eu te pago um almoço aqui perto.
Qualque dúvia me mandem msg. private ou respondam aqui mesmo.