HSBC GLT - Relato

Olá pessoal,

Ano passado comecei este tópico: http://www.guj.com.br/posts/list/63321.java#332365, onde procurava informações sobre a empresa HSBC GLT (Global Tecnology), de Curitiba. Eu havia recebido uma proposta deles e estava procurando informações. O tópico recebeu algumas respostas e fiquei de retornar ao fórum para contar como foi.

Pois bem, eu aceitei a proposta e estou trabalhando aqui fazem nove meses. Acho que relatar a minha experiência vai ajudar os que futuramente estiverem na mesma situação que eu, ou mesmo que tenha interesse em se candidatar a uma vaga. Os planos de expansão da GLT são ambiciosos, sempre tem vaga, não só para Analistas/Desenvolvedores Java, mas para Coboleiros, DBAs, BI, Suporte Unix e outros.

Informações institucionais sobre a empresa podem ser encontradas no site oficial (http://www.hsbcglt.com.br), para quem não conhece vale a pena dar uma olhada antes. Neste artigo vou falar apenas das minhas impressões nestes últimos meses e alguns detalhes sobre seleção e contratação, começando com os prós e contras.

[size=16]Prós [/size]

[list]O ambiente é muito agradável. O clima é leve e não existe a cultura de caça aos culpados.[/list]
[list]As máquinas e a infra-estrutura em geral é muito boa, os móveis são novos e tem uma sala especial para descansar.[/list]
[list]Existem projetos nacionais, mas a maioria é internacional. Por isso as chances de viajar são reais, mais de 75% dos funcionários já foram ao exterior a trabalho. Mas aconselho a não contar tanto que você vai cair em um projeto internacional. Eu mesmo não viajei ainda, teve gente que veio esperando isso e se decepcionou. 25% ainda é representativo.[/list]
[list]Curso de inglês gratuito e muito bom. E agora estão programando de francês para quem precisar.
Existem vários treinamentos internos.[/list]
[list]Horas extras são muito raras, eu mesmo só fiz duas vezes.[/list]
[list]Boa localização (próx. Shopping Crystal). Em breve vai ter que mudar, porque já ficou pequeno, mas o plano é continuar com a mesma qualidade de infa-estrutura. [/list]

[size=16]Contras[/size]

[list]Existem GLTs na Índia e na China também, locais onde a mão de obra é mais barata, e o valor/hora cobrado do cliente é o mesmo (com raras exceções), somado à queda do dólar, deixam a empresa sem muita margem para oferecer salários mais agressivos.[/list]
[list]As ferramentas usadas nos projetos nunca são bleeding-edge, devido à exigência do banco. Por exemplo, estou usando Websphere Portal Server5.1 compilando para bytecode 1.3.[/list]
[list]Algumas ferramentas e frameworks usados são internos do grupo, então é um conhecimento que você vai ter que aprender e não vai poder usar fora.[/list]

[size=16]Contratação[/size]

É possível ser contratado como CLT ou PJ. No meu caso optei por PJ porque não achei a proposta CLT atraente. O PJ é subcontratado por uma outra empresa, que possuem convênio com a GLT: CINQ, BRQ, Stephanini e Politec.

Optei pela Politec, basicamente porque eles foram os únicos que me procuram com uma proposta. No fim das contas acho que fiquei com a melhor, porque a Politec oferece alguns benefícios extras como 15 dias de férias remuneradas, plano de saúde e seguro de vida.

A GLT se esforça para não fazer nenhuma distinção entre CLT e PJ, mas como ele utiliza a infra-estrutura de RH do banco, algumas coisas são diferentes: o e-mail fica sendo <seu.nome>-@hsbcglt.com.br. E para fazer os treinamentos fica mais complicado.

[size=16]Seleção[/size]

Se você achou que os prós superam os contras e está procurando mudar de emprego, você deve cadastrar o currículo no site (http://www.hsbcglt.com.br). Opcionalmente de uma olhada nas vagas disponíveis e se candidate a uma que você se encaixe. É importante dizer que inglês ou francês é fundamental. Em geral o contato demora umas duas semanas, e que eu saiba apenas quando vc foi selecionado. Caso não seja desta vez, é sempre bom de tempos em tempos dar uma olhada nas vagas disponíveis.

Por fim, se você for selecionado e optar por contratação PJ pela Politec, não esqueça de dizer que foi indicação do Cicero. Daí, quando eu receber o bonus de indicação eu te pago um almoço aqui perto.

Qualque dúvia me mandem msg. private ou respondam aqui mesmo.

Olá Cícero, tudo bem?

Obrigado pelas informações.

Acho que esse é um problema mais referente ao que motiva o profissional do que de mercado. É legal trabalhar com o que tem de mais novo, por isso aliás que participei do Android Challenge. Mas a idade de uma tecnologia tem pouca relação com o valor delas para o mercado. Whebsphere é um exemplo.

Veja o caso do Cobol, é de 1959 mas tem vaga e pagam bem.

O primeiro projeto que peguei era de Calypso, aqui é um dos únicos lugares do Brasil que usa esse framework. Mas em alguns países tem bastante procura e pagam muito bem: http://www.cwjobs.co.uk/JobSearch/Results.aspx?Keywords=calypso

E veja que o profissional não é apenas os framworks que ele sabe. Existem outros skills que vc deve buscar aprimorar. Inglês, comunicação escrita, experiência internacional…

Por isso que resolvi iniciar este tópico, assim o cara pode tomar a decisão certa. Seria legal se outros colaboradores de empresas médias e grandes fizessem também uma exposição honesta dos prós e contras seu ambiente.

Eu trabalhei quase 4 anos no HSBC, não tenho pretendo voltar a trabalhar com ele.

ITA-MVC, ITA-MVC2, WCE, INFRA-MVC, Execution-Services são essas as siglas da empresa.

Tem muitos projetos frustrantes e é uma empresa valoriza poucos os profissionais pelo menos no caso do Banco.

E importante lembrar que o HSBC GLT e a TI do HSBC Brasil possuem ambientes e cultura organizacionais bem diferentes.

O que escuto dizerem de lá é mais ou menos nas linhas que você falou, mas como não trabalhei lá não posso enumerar prós e contras.

Olá pessoal

Sei que este post é antigo mas vale aqui minha opinião. 

Cheguei a este assunto pois estava procurando sobre Execution Services na web e é claro, já sabendo que os resultados seriam associados ao HSBC/GLT pois é de propriedade e construído pelo HSBC/GLT.

Trabalho na área de sistema de câmbio com um sistema proprietário e customizável em Java porém Java Swing. Isso limita muito o desenvolvimento do profissional fazendo com que ele tenha que buscar projetos externos. Se o profissional tem esse tempo disponível é um ganho para ele mas no meu caso não e por este motivo percebo que tenho que buscar o que colegas aí citaram. Novas tecnologias como Hibernate, Struts, Spring, etc que onde estou atualmente não tenho a liberdade para pesquisa/uso. Acredito que trabalhar em uma empresa em que a tecnologia é engessada faz com que o profissional também fique. Como citei, podemos trabalhar em projetos externos mas não em 1o plano. Se não praticamos e estamos trabalhando com novas tecnologias no dia-a-dia, não há como fixar o conhecimento. É como a lingua inglesa. Se não praticarmos, de que adianta ter um diploma ? 

Sds,
Rodrigo

Então pessoal, saí lá do interiorrrrr de SC e vim me aventurar em Curitiba, no HSBC-Gltb. No projeto que estou participando, usamos Spring e JSF, com algumas alterações do pessoal do banco…SOA, AOP, entre outras siglas também são “usadas”, e estou curtindo muito aprender tudo isso. Por enquanto, não tenho do que reclamar.

Fica aí mais um depoimento pro pessoal que está pensando em vir pra cá!

t+

Amigao entao tem sorte de estar trabalhando com Spring e JSF. Estou de saída do HSBC e para uma melhor para trabalhar com tecnologias novas assim como citado. Se o profissional entra em uma área em que são utilizadas novas tecnologias é o canal mas se for pra trabalhar com caixas pretas (ES), poxa, procura outra coisa senão vai criar raíz, rs…

Sds,

Olá pessoal,
também estava procurando “execution services” e caí aqui. Alguém pode me enviar um link ou me dizer o que é isso?
Que pena ouvir isso da GLT. Estava pensando em trabalhar lá. :frowning:
Valeu

foi um post de 2008, 3 anos atras.

Eai pessoal,
Bom o MEU relato segue:

PRÓS:
[list]Tem um ótimo ambiente de trabalho;[/list]
[list]Uma estrutura excelente;[/list]
[list]Treinamentos contínuos;[/list]
[list]Clube de vantagem vasto;[/list]
[list]Festas constantes: Jogos de verão, jogos de invernos, etc;[/list]
[list]Viagens ao exterior realmente acontecem;[/list]
[list]Massagens semanais;[/list]
[list]Sala de descanso com Sky;[/list]
[list]Prêmios de reconhecimento pagos em dinheiro todos os meses (três a quatro, mais ou menos);[/list]

CONTRAS:
[list]As mesmas descritas pelo ciczan;[/list]

Estou no HSBC GLT Brazil há quatro meses e estou muito bem, gosto muito da empresa. Há, com certeza, quem tenha ou teve experiências ruins com a empresa. Como eu mesmo já conheci, mas acho que, como TODAS as empresas, depende muito do seu superior e/ou do projeto que está. Horas extras são, realmente, raras.

vc é contratado pela glt ou por consultoria ?? Se for terceiro, que clube de vantagem vasto vc tem ?

Sou contratado direto pela GLT :wink:

Pessoal bom dia.

Recebi uma oportundiade para ir para essa empresa, hoje moro e trabalho em BH.
Eu ja fui para Curitiba e ADOREI a cidade…entao isso nao é problema…

Gostaria de saber sobre custo de vida e se essa empresa como esta atualmente??
E quanto pedir para analista Pleno??

[quote=ciczan]Olá pessoal,

[size=16]Contras[/size]

[list]Existem GLTs na Índia e na China também, locais onde a mão de obra é mais barata, e o valor/hora cobrado do cliente é o mesmo (com raras exceções), somado à queda do dólar, deixam a empresa sem muita margem para oferecer salários mais agressivos.[/list]
[list]As ferramentas usadas nos projetos nunca são bleeding-edge, devido à exigência do banco. Por exemplo, estou usando Websphere Portal Server5.1 compilando para bytecode 1.3.[/list]
[list]Algumas ferramentas e frameworks usados são internos do grupo, então é um conhecimento que você vai ter que aprender e não vai poder usar fora.[/list]

[/quote]

affffffff

Ja conheço essa história e seus projetos, inclusive estou em um deles agora; hoje digo:

• Se você espera não utilizar as ultimas tecnologias, gostaria de utilizar frameworks proprietários que não te servirão pra nada fora de lá então é o seu lugar! (JAVA 1.3 … WTF… websphere 5.1… WSAD!!! :-SSSS)
  • JSP, EJB, JPA, JAX-WS, AJAX, JSF, Todas outras Letrinhas Conhecidas pelo Mercado… vc nunca saberá o que é isso (raras exceções).

Trabalhar nesses projetos te deixa “burro” no quesito tecnologia; Tirando isso, acho que é como a maioria das empresas, nada de ESPECIAL.

Tem pessoas que se satisfazem, outras não… (Eu espero que esse projeto atual acabe logo).

Desculpe se me expressei mal, não estava querendo dizer com relação a valor para o mercado, mas sim, relativamente a satisfação profissional. (no meu caso, tecnologia e etc)

Se for isso, procure por Spring, Hibernate, EJB e etc… e vc verá que existe um número muito maior de vagas.

Concordo, porém existem outras formas de se conseguir experiência internacional.

Cada um na sua com alguma coisa em comum!!! :slight_smile: