Hottest Java Web Framework... Maybe Not Java?

Interessante artigo do Javalobby que o autor usa o Google Trends para comparar o uso de algumas tecnologias, e descobre algumas coisas interessantes:

:arrow: Struts 2 tem mais espaço que o JBoss Seam e o Apache Wicket

:arrow: Adobe Flex tem mais espaço que o RubyOnRails

Esse critério de pesquisa não é dos mais confiáveis, mas o resultado é no mínimo curioso :slight_smile:

nenhum pouco confiavel eu diria :slight_smile:

é um tanto quanto estranho, mas acho que quando ele se refere ao Struts 2, por um lado acho que ele está certo. Não sei se o framework realmente está maduro e utilizado em larga escala, mas acho que ainda tem mais gente procurando Struts 2 devs do que JBoss Seam (Wicket eu sinceramente nunca ví, nem em vagas gringas)

Agora Flex e Rails é um tanto quanto estranho. Isso eu não acho confiável hehe :stuck_out_tongue:

Apesar da baixa confiabilidade dos critérios escolhidos para a classificação, concordo nesse ponto com ele. Vejo muitas pessoas do universo Java mais preocupados em discutir questões puramente técnicas entre framework A e B, sem se preocupar em agregar real valor para a organização. Penso que, no geral, falta muita visão de negócio entre os desenvolvedores. Tecnologia por tecnologia não quer dizer nada. O importante é resolver os problemas do cliente da melhor forma possível de acordo com o orçamento disponível.

Apesar da baixa confiabilidade dos critérios escolhidos para a classificação, concordo nesse ponto com ele. Vejo muitas pessoas do universo Java mais preocupados em discutir questões puramente técnicas entre framework A e B, sem se preocupar em agregar real valor para a organização. Penso que, no geral, falta muita visão de negócio entre os desenvolvedores. Tecnologia por tecnologia não quer dizer nada. O importante é resolver os problemas do cliente da melhor forma possível de acordo com o orçamento disponível. [/quote]

Concordo em partes, discutir qual framework é melhor, é apenas para a pessoa ter um dominio maior e uma gama de opções (Já pensou se todo mundo parasse no Struts 1.x?), mas discordo q programadores nao tem visão de negocio, pelo contrario, eles discutem sobre os frameworks para ver qual o melhor e adequar a um determinado projeto.
Não existe bala de prata, sempre uma determinada ferramenta q te ajudou mto em um determinado software pode nao ser a ideal para outro…

Adobe Flex e Rails ficou estranho essa…
Wicket… usamos isso aqui no trabalho, aparentemente é mais simples do q mtos frameworks incluindo o JSF+ Seam, ainda nao tive mto tempo de ver ele mas parece bonzinho…
Aqui tem um tutorialzinho sobre Wicket: http://www.javaworld.com/javaworld/jw-06-2008/jw-06-wicket1.html

:smiley:

Este artigo não reflete em nada a realidade. O Flex da Adobe por exemplo, ainda não foi amplamente adotado como o Flash. :wink:

Parece que estas comparações “gráficas” estão na moda agora.

Estes gráficos são perfeitamente válidos para analisar a utilização e/ou popularidade de uma determinada linguagem, porém não podem ser utilizadas para fazer predições. Cada dia que passa surgem fatores que afetam estes valores, seja o surgimento de uma nova linguagem e/ou framework ou então o anúncio de venda de companhias, etc…

Eu tenho visto muitos gráficos deste tipo por aí com pessoas dizendo que o “Java está morrendo”, porém se podemos dizer que uma linguagem e/ou framework vai dominar o mercado ou simplesmente desaparecer, podemos dizer então que o Google está prestes a abrir falência:smiley: … Desculpem a analogia barata, não consegui resistir. Detalhe

Quanto aos resulrados dessa “pesquisa”, eu acho que o Seam é um projeto relativamente novo se comparado com os demais, e tem o fator de se tornar mais interessante quando utilizado dentro de um container JEE5 (coisa que muitas pessoas abominam, não sei porque) e isso faz com que ele perca alguns “pontos”, embora eu ache uma solução excelente… Já o Strutus 2.0 tem a “vantagem” de ter o nome Struts, já que a primeira versão se espalhou por aí como um vírus, e muitos quado decidiram migrar nem avaliaram bem as outras opções. (Toda opinião é contestável)

Falar de projetos pouco maduros e negar a “família Struts” é no mínimo curioso.Não sou um defensor do framework mas acredito que a evolução da tecnologia vem também com proficiência de quem a utiliza.Tenho exemplos em que o uso e melhoria continua dos processos podem levar a um desenvolvimento tão rápido e eficiente quanto utilizar qualquer framework “moderno”.Por isso concordo totalmente com o ponto reiterado pelo ranophoenix.

O que vejo em relação ao Struts 2 é que muitas empresas estão indo para Struts 2 pelo simples fatos de terem um grande legado em Struts 1, ai “acham” que é a mesma tecnologia, apenas uma evolução, como o Struts 1 já é “homologado”, então o Struts 2 se encaixa mais facilmente na plataforma burrocratica deles.
Vi (pessaolmente) isso em bancos e telecoms, onde se tem esse tipo/nível de critérios e tal.

++

Pelo que me lembro o Trends é baseado em buscas feitas. Talvez para comparativos do tipo Java vs .NET seria plausível, porém, para frameworks eu acho que não. Frameworks populares que dão muito pau sairiam na frente.

tem toda razão, é oque realmente está acontecendo! a falta de informação das pessoas que escolhem as tecnologias a serem usadas na corporação é um pecado nesse caso, mal sabem eles que o Struts 1.x não tem nada a ver com o Struts 2 a não ser o nome e algumas coisinhas…

O Wicket eu uso e recomendo, super simples e rapido, aguenta projetos de larga escala, alguns estão na web para o publico…

abraços!

[quote=mcbarsotti][quote=Luiz Aguiar]
O que vejo em relação ao Struts 2 é que muitas empresas estão indo para Struts 2 pelo simples fatos de terem um grande legado em Struts 1, ai “acham” que é a mesma tecnologia, apenas uma evolução, como o Struts 1 já é “homologado”, então o Struts 2 se encaixa mais facilmente na plataforma burrocratica deles.
Vi (pessaolmente) isso em bancos e telecoms, onde se tem esse tipo/nível de critérios e tal.
[/quote]

tem toda razão, é oque realmente está acontecendo! a falta de informação das pessoas que escolhem as tecnologias a serem usadas na corporação é um pecado nesse caso, mal sabem eles que o Struts 1.x não tem nada a ver com o Struts 2 a não ser o nome e algumas coisinhas…

O Wicket eu uso e recomendo, super simples e rapido, aguenta projetos de larga escala, alguns estão na web para o publico…

abraços![/quote]

ta funcionando ? atende as nescessidades dessas empresas e seus clientes ? é de facil manutenção ?
tem apelo na comunidade ?

Se sim porque migrar ? O que se ganha em ficar pulando de tecnologia em tecnologia o tempo todo sem se preocupar com a visão de negócio e a melhoria do próprio framework ?

[quote=ORB_de_Souza][quote=mcbarsotti][quote=Luiz Aguiar]
[/quote]

abraços![/quote]

ta funcionando ? atende as nescessidades dessas empresas e seus clientes ? é de facil manutenção ?

Se sim porque migrar ? O que se ganha em ficar pulando de tecnologia em tecnologia o tempo todo sem se preocupar com a visão de negócio e a melhoria do próprio framework ?
[/quote]

???

vc está criticando?
está sugerindo?
está criticando o Wicket?
está sugerindo algo?
oque vc quis dizer???

a discussão não é os motivos de mudar ou não, e sim uma teoria de quais as frameworks são mais utilizadas e “quentes”…

abraços!

[quote=Luiz Aguiar]O que vejo em relação ao Struts 2 é que muitas empresas estão indo para Struts 2 pelo simples fatos de terem um grande legado em Struts 1, ai “acham” que é a mesma tecnologia, apenas uma evolução, como o Struts 1 já é “homologado”, então o Struts 2 se encaixa mais facilmente na plataforma burrocratica deles.
Vi (pessaolmente) isso em bancos e telecoms, onde se tem esse tipo/nível de critérios e tal.[/quote]
++ [2]

[quote=ORB_de_Souza][quote=mcbarsotti][quote=Luiz Aguiar]
[/quote]

abraços![/quote]

[/quote]

Bem pessoal em minha opnião sempre temos que nos adequar e acompanhar as melhorias do fremework usado…
E vejo que no caso do struts por exemplo os desenvolvedores tiveram que estudar alternativas de migração para não ficarem para traz, pela possível descuntinuidade do framework.
Claro que teriamos uma gama de frameworks para escolher…mas seguindo a mesma idéia de action framework muitos que tenho percebido seguiram webWork para uma alternativa de melhoria, mas com o surgimento do Struts 2 acho que a maioria achou mais interessante.