Hospedagem Java 7 e JSF2

[quote=romarcio][quote=Hmuller][quote=romarcio][quote=fredferrao]Tambem recomendo a amazon, e aqui um post do blog da caelum sobre o assunto: http://blog.caelum.com.br/rodando-sua-aplicacao-na-amazon-do-brasil/

Eu uso a mais de um ano, venceu meu periodo gratis e este mes veio minha primeira fatura, US$ 22,69, continua sendo barato, comparado com outros VPS por ai.

@hebert que buckets são estes que vc mencionou?[/quote]

E qual a média de acesso mensal que seu site tem? É sobre isso que o valor é calculado?[/quote]

Nesse link tem os preços, é por hora, de cada componente ativo.[/quote]

Durante o ano free, você tem relatórios para poder saber quando seu site gastaria se fosse pago naquele período? Porque senão fica meio difícil ter uma ideia para o ano seguinte, de quando custará sua hospedagem lá.[/quote]

Tem os relatorios, mas sem valores. Teria que calcular na mão.

Mas em suma o EC2 o que custa mesmo é o servidor em si e as horas que ele fica ligado, um micro custa 0,027/hora no datacenter do Brasil(Sao Paulo) ai tu paga IO do storage mas é muito barato, segue alguns exemplos de preço que paguei em março:

//acesso ao EBS(storage)
$0.14 per 1 million I/O requests	 211,858 IOs	 0.03
$0.19 per GB-month of provisioned storage	 8.000 GB-Mo	 1.52 //aqui 8GB me custou 1.52.

$0.027 per Micro Instance (t1.micro) instance-hour (or partial hour)	 744 Hrs	 20.09 //preço do servidor por hora estando ligado

Em suma, teria que ter muito IO pra dar valores altos.

E claro, todo dia tu pode entrar e ver quanto ja gastou até aquele momento!

Mas o grande lance é a infra dos caras, vc pode por exemplo ter 3 servidores micro sendo 1 ligado o tempo todo, e se houver pico(pré-programado ou dinamicamente pelo cloud-watch) tu liga os outros dois pra suprir.

Também é possível definir alertas. Por exemplo, eu tenho US$ 30,00 pro servidor. Posso marcar pra quando chegar em 20 dólares, me avisar por e-mail.

É bem completo o sistema. Durante o período que usei, aprovei.

Galera, o serviço que a Amazon oferece nada mais é que Cloud Computing, ela roda uma máquina virtual dentro da nuvem dela… A máquina é configurável via site, vc aumenta e diminui memória, espaço em disco e banda, em alguns servidores você pode adicionar load balance, etc, basta pagar a mais pra ter essas coisas, você também pode pagar por hora utilizada, caso queira fazer uma promoção no seu sistema e vai duplicar o acesso, você tem essa escalabilidade, se a promoção vai levar 2 dias vc pode escalar a máquina pra ter mais memoria e nucleos de processamento e assim pagar apenas as 48 horas que utilizou esses serviços economizando $$ para as empresas, é o cloud computing. Aqui no brasil tem uol host, um colega do trabalho usa mas é caro, amazon e gogrid são mais baratos… gogrid é um dos melhores pelo que pesquisei, vou fazer uma conta nele em breve.

[quote=fredferrao]E claro, todo dia tu pode entrar e ver quanto ja gastou até aquele momento!

Mas o grande lance é a infra dos caras, vc pode por exemplo ter 3 servidores micro sendo 1 ligado o tempo todo, e se houver pico(pré-programado ou dinamicamente pelo cloud-watch) tu liga os outros dois pra suprir.[/quote]

Legal, valeu pela explicação.

Muito legal esse serviço, deve ser bom e barato. Vou experimentar.

Se você manja de Linux, contrata uma VPS - instala o Java 7 e pronto

[quote=fredferrao]@hebert que buckets são estes que vc mencionou?[/quote]É o serviço chamado S3 onde você pode armazenar imagen, js e css…

Um browser abre até 5 threads para download de recursos ao acessar uma URL.

quando você vai no uaiHebert.com ele tem diversos js, css, imgs e tals. Aí como tudo está no mesmo domínio ele vai de 5 em 5.

Com os buckets você pode colocar css em um servidor, imagens em outro, js em outro e ambos com URLs diferentes.

Assim ao acessar o site o browser abriri 5 threads cada domínio diferente. Seria algo do tipo:
uaihebert.com -> buscaria texto e tals (5 threads)
uaiBucket1.com -> buscaria css (5 threads)
uaiBucket2.com -> buscaria js (5 threads)
uaiBucket3.com -> buscaria imagens (5 threads)

Isso diminui o tempo de resposta da sua aplicação e alivia a sobrecarga do seu servidor principal.

[quote=Hebert Coelho][quote=fredferrao]@hebert que buckets são estes que vc mencionou?[/quote]É o serviço chamado S3 onde você pode armazenar imagen, js e css…

Um browser abre até 5 threads para download de recursos ao acessar uma URL.

quando você vai no uaiHebert.com ele tem diversos js, css, imgs e tals. Aí como tudo está no mesmo domínio ele vai de 5 em 5.

Com os buckets você pode colocar css em um servidor, imagens em outro, js em outro e ambos com URLs diferentes.

Assim ao acessar o site o browser abriri 5 threads cada domínio diferente. Seria algo do tipo:
uaihebert.com -> buscaria texto e tals (5 threads)
uaiBucket1.com -> buscaria css (5 threads)
uaiBucket2.com -> buscaria js (5 threads)
uaiBucket3.com -> buscaria imagens (5 threads)

Isso diminui o tempo de resposta da sua aplicação e alivia a sobrecarga do seu servidor principal. [/quote]

Só uma correção: o ideal, quando você tem conteúdo estático na AWS, é utilizar o CloudFront, não o S3. O S3 é mais para quando você tem dados muito grandes (cada arquivo pode ter até 5TB), e muita escrita / leitura.

[]'s

[quote=Alexandre Saudate][quote=Hebert Coelho][quote=fredferrao]@hebert que buckets são estes que vc mencionou?[/quote]É o serviço chamado S3 onde você pode armazenar imagen, js e css…

Um browser abre até 5 threads para download de recursos ao acessar uma URL.

quando você vai no uaiHebert.com ele tem diversos js, css, imgs e tals. Aí como tudo está no mesmo domínio ele vai de 5 em 5.

Com os buckets você pode colocar css em um servidor, imagens em outro, js em outro e ambos com URLs diferentes.

Assim ao acessar o site o browser abriri 5 threads cada domínio diferente. Seria algo do tipo:
uaihebert.com -> buscaria texto e tals (5 threads)
uaiBucket1.com -> buscaria css (5 threads)
uaiBucket2.com -> buscaria js (5 threads)
uaiBucket3.com -> buscaria imagens (5 threads)

Isso diminui o tempo de resposta da sua aplicação e alivia a sobrecarga do seu servidor principal. [/quote]

Só uma correção: o ideal, quando você tem conteúdo estático na AWS, é utilizar o CloudFront, não o S3. O S3 é mais para quando você tem dados muito grandes (cada arquivo pode ter até 5TB), e muita escrita / leitura.

[]'s[/quote]Ops, valeu! =D

[quote=jaboot]Se você manja de Linux, contrata uma VPS - instala o Java 7 e pronto

E não é exatamente isto que estamos falando aqui? o EC2 da amazon nada mais é que um VPS teu, onde vc tem acesso root via ssh e faz o que quiser com ele, com o bonus de estar na infra da amazon, com varios outros serviços disponives.

Eu ainda fico com o Open Shift, onde minha aplicação não fica engessada a uma tecnologia, por exemplo um banco NoSQL, frameworks e etc…

[quote=ivandasilva]Eu ainda fico com o Open Shift, onde minha aplicação não fica engessada a uma tecnologia, por exemplo um banco NoSQL, frameworks e etc…[/quote]Em que a amazon aws te engessa?

Achei bem legal o Open Shift, este final de semana vou criar um projeto de teste, mas ainda estou em dúvida com relação a segurança da informação, fora o suporte que imagino que é inexistente…

AWS não engessa, GAE sim, na verdade para mim a vantagem do Open Shift está no “for free”, acabei falando o que não deveria rsrs…

MAS, tem uma coisa que eu não sei se a Amazon tem, que são os ambientes montados, tipo um scaffolding… vc pede uma app em Java EE, já vem uma stack com ela…

Hebert Coelho vc vai palestra no evento dos caras, tem que falar que é bom rsrsrsrs [brincadeira]

[quote=ivandasilva][quote]

[quote]ivandasilva wrote:
Eu ainda fico com o Open Shift, onde minha aplicação não fica engessada a uma tecnologia, por exemplo um banco NoSQL, frameworks e etc…
[/quote]
Em que a amazon aws te engessa?
[/quote]

AWS não engessa, GAE sim, na verdade para mim a vantagem do Open Shift está no “for free”, acabei falando o que não deveria rsrs…

MAS, tem uma coisa que eu não sei se a Amazon tem, que são os ambientes montados, tipo um scaffolding… vc pede uma app em Java EE, já vem uma stack com ela…[/quote]

Amazon tem o Elastic Beanstalk, que é o PaaS dela, la tem os containers e basta tu fazer o deploy de tua app, tem pra .NET, PHP, Ruby, Python e Java, só não sei sem tem as várias stacks como o OpenShift tem.

[quote=ivandasilva]Hebert Coelho vc vai palestra no evento dos caras, tem que falar que é bom rsrsrsrs [brincadeira][/quote]Mahuahuahua

Boa! [=

[quote=Hebert Coelho][quote=Alexandre Saudate][quote=Hebert Coelho][quote=fredferrao]@hebert que buckets são estes que vc mencionou?[/quote]É o serviço chamado S3 onde você pode armazenar imagen, js e css…

Um browser abre até 5 threads para download de recursos ao acessar uma URL.

quando você vai no uaiHebert.com ele tem diversos js, css, imgs e tals. Aí como tudo está no mesmo domínio ele vai de 5 em 5.

Com os buckets você pode colocar css em um servidor, imagens em outro, js em outro e ambos com URLs diferentes.

Assim ao acessar o site o browser abriri 5 threads cada domínio diferente. Seria algo do tipo:
uaihebert.com -> buscaria texto e tals (5 threads)
uaiBucket1.com -> buscaria css (5 threads)
uaiBucket2.com -> buscaria js (5 threads)
uaiBucket3.com -> buscaria imagens (5 threads)

Isso diminui o tempo de resposta da sua aplicação e alivia a sobrecarga do seu servidor principal. [/quote]

Só uma correção: o ideal, quando você tem conteúdo estático na AWS, é utilizar o CloudFront, não o S3. O S3 é mais para quando você tem dados muito grandes (cada arquivo pode ter até 5TB), e muita escrita / leitura.

[]'s[/quote]Ops, valeu! =D[/quote]
Só para deixar claro. Eu acabei de acionar o clound front aqui.

Muito bom.

Você tem que criar o clound front apontando para um bucket e ele faz a mágica. valeu pela dica mano! =D

E o Jelastic (http://jelastic.com/), alguém usa?

Qual o linux mais leve que vocês aconselham usar? Debian?