Pessoa estou com um problema na minha aplicação com Hibernate,Jboss e eclipse. quando vou fazer qual quer crud na aplicação
aparece o seguinte erro:
Caused by: org.hibernate.HibernateException: JDBC Driver class not found: org.postgresql.Driver
at org.hibernate.connection.C3P0ConnectionProvider.configure(C3P0ConnectionProvider.java:101)
at org.hibernate.connection.ConnectionProviderFactory.newConnectionProvider(ConnectionProviderFactory.java:124)
at org.hibernate.connection.ConnectionProviderFactory.newConnectionProvider(ConnectionProviderFactory.java:56)
at org.hibernate.cfg.SettingsFactory.createConnectionProvider(SettingsFactory.java:414)
at org.hibernate.cfg.SettingsFactory.buildSettings(SettingsFactory.java:62)
at org.hibernate.cfg.Configuration.buildSettings(Configuration.java:2073)
at org.hibernate.cfg.Configuration.buildSessionFactory(Configuration.java:1298)
at org.hibernate.cfg.AnnotationConfiguration.buildSessionFactory(AnnotationConfiguration.java:859)
at com.java.util.HibernateUtil.(HibernateUtil.java:15)
… 41 more
Caused by: java.lang.ClassNotFoundException: org.postgresql.Driver
at java.lang.Class.forNameImpl(Native Method)
at java.lang.Class.forName(Class.java:136)
at org.hibernate.util.ReflectHelper.classForName(ReflectHelper.java:100)
at org.hibernate.connection.C3P0ConnectionProvider.configure(C3P0ConnectionProvider.java:96)
o que devera ser? Por favor me ajudem!
tem que colocar o driver na pasta lib do jboss /server/default/lib
valeu pela ajuda, eu tinha adicionado o Diver junto com as libe da aplicação, agora eu coloquei no lugar que vc indicou e apareceu o seguinte erro:
Caused by: java.lang.NoClassDefFoundError: com.mchange.v2.c3p0.DataSources
at org.hibernate.connection.C3P0ConnectionProvider.configure(C3P0ConnectionProvider.java:154)
at org.hibernate.connection.ConnectionProviderFactory.newConnectionProvider(ConnectionProviderFactory.java:124)
at org.hibernate.connection.ConnectionProviderFactory.newConnectionProvider(ConnectionProviderFactory.java:56)
at org.hibernate.cfg.SettingsFactory.createConnectionProvider(SettingsFactory.java:414)
at org.hibernate.cfg.SettingsFactory.buildSettings(SettingsFactory.java:62)
at org.hibernate.cfg.Configuration.buildSettings(Configuration.java:2073)
at org.hibernate.cfg.Configuration.buildSessionFactory(Configuration.java:1298)
at org.hibernate.cfg.AnnotationConfiguration.buildSessionFactory(AnnotationConfiguration.java:859)
at com.java.util.HibernateUtil.(HibernateUtil.java:15)
… 41 more
Caused by: java.lang.ClassNotFoundException: com.mchange.v2.c3p0.DataSources from BaseClassLoader@58b858b8{VFSClassLoaderPolicy@5cd05cd0{name=vfsfile:/C:/Documents%20and%20Settings/rogerio.gcosta/Meus%20docu
at java.lang.ClassNotFoundException.(ClassNotFoundException.java:77)
at org.jboss.classloader.spi.base.BaseClassLoader.loadClass(BaseClassLoader.java:389)
at java.lang.ClassLoader.loadClass(ClassLoader.java:619)
Você configurou o pool c3p0?
Se configurou, precisa adicionar o .jar dele na lib da aplicação ou no servidor.
continua dando o mesmo erro, esse é meu arquivo hibernate.cfg.xml:
<?xml version="1.0"?>
org.postgresql.Driver
jdbc:postgresql://localhost:5432/postgres
org.hibernate.dialect.PostgreSQLDialect
postgres
Tuba17@@
false
true
2
5
300
50
3000
Obg pela ajuda!
A causa é classe não encontrada. Então ele não está encontrando o .jar do C3P0.
Se você diz que adicionou no projeto, dai fica dificil saber pq não está funcionando.
Duas coisas que posso te dizer:
1° Veja se você tem o jar do C3P0 nas libs da aplicação e também nas libs do JBoss. Se tiver nas 2, pode estar dando conflito e por isso o problema, da deve retirar e deixar uma.
2° Pode estar havendo algum conflito com a versão do Hibernate, não sei qual está usando, mas tente usar uma versão a partir da 3.5.
A causa é classe não encontrada. Então ele não está encontrando o .jar do C3P0.
Se você diz que adicionou no projeto, dai fica dificil saber pq não está funcionando.
Duas coisas que posso te dizer:
1° Veja se você tem o jar do C3P0 nas libs da aplicação e também nas libs do JBoss. Se tiver nas 2, pode estar dando conflito e por isso o problema, da deve retirar e deixar uma.
2° Pode estar havendo algum conflito com a versão do Hibernate, não sei qual está usando, mas tente usar uma versão a partir da 3.5.
Consegui resolver o problema, na verdade não foi da maneira que eu queria! eu retirei a configuração do POOL de Conexão já que não estava encontrando a class.
Obg Pela ajuda.