Hibernate

estou com algumas duvidas e gostaria de solucinar elas XD

como recuperar o id d um objeto q acabei d persistir sem fazer uma nova busca?

e tambem, tem como eu ter duas variaveis na minha classe d tipos diferentes referenciando o msm campo da tabela?

save() não é void.

Sim, só mapear como insertable = false.

Nao sei como esta seu arquivo hbm.xml , mas se vc deixou hibernate cuidar do auto-incremento basta dar um getId():

Assim:

public class MinhaClasse
{

private int id;

private int getId()
      {
            return this.id;
      } 
}
MinhaClasse c = new MinhaClasse();

c.getId();

desculpe pela burrice, mas eh meu primeiro trabalho com hibernate e to sem paciencia.

o metodo save retorna um serializable q pelo q eu pude ver eh um Integer q deveria ser o id desse objeto q acabou de ser salvo no banco.

mas eu qd uso ou mando imprimir pelo console so eh o numero 0.
axo q estou fazendo alguma coisa errado, talvez tenha q desserializar primeiro, nunk mexi com serializable na minha vida, alguem pode ajudar?

e tambem com respeito a dois campos serem mapeados pelo msm coluna no banco de dados eu nao estou conseguindo, smm usando insertable = false, oq acontece eh q qd uso o metodo nao acontece nd =/

bem, me desculpem pelo transtorno q aabei causando por aq, mas eu consegui com q ele salvasse corretamente, eu nao estava utilizando o @GeneratedValue, com isso ele retorna o id corretamente, mt obg pelo apoio q mts me deram, falta pouca coisa para eu terminar, se eu tiver duvidas ainda q eu axo q nao retornarei aq.